Pré-jogo: De volta ao Bento Freitas, Brasil recebe Vila Nova

Autor(a):

Antes da bola rolar, às 16h deste sábado (16), o principal atrativo da tarde será o retorno do Brasil ao lar. Depois de três partidas no Centenário, a equipe xavante finalmente volta a entrar no gramado do Bento Freitas pela Série B do Brasileirão. O adversário esteve por aqui há menos de um ano: é o Vila Nova, pela 16ª rodada da competição nacional.

Donos de 22 pontos até agora, os comandados de Rogério Zimmermann atualmente ocupam o oitavo lugar da tabela. Em caso de triunfo sobre os goianos atrelado à tropeço do Criciúma diante do Ceará, o Rubro-Negro dorme na quinta colocação. Vivendo bom momento, o Colorado de Goiânia está na 12ª posição com 20 pontos ganhos. Se vencer na Baixada, passa o Brasil.

Em São Januário, Brasil perdeu por 2 a 0 para o Vasco (Foto: Carlos Insaurriaga/G.E. Brasil)
Em São Januário, Brasil perdeu por 2 a 0 para o Vasco (Foto: Carlos Insaurriaga/G.E. Brasil)

O embate marca a primeira vez em que as duas novas estruturas móveis do estádio receberão torcedores. A arquibancada menor está colocada ao lado das cabines de imprensa, enquanto a maior se localiza atrás do gol, pela rua General Neto. Com isso, a casa vermelha e preta passa a ter capacidade para mais de 10 mil pessoas, número mínimo exigido pela CBF.

Incógnita xavante é o substituto de Marcos Paraná

Rogério Zimmermann não costuma revelar a escalação antes das partidas, muito menos abrir os treinos. Sendo assim, a grande dúvida entre os titulares do Brasil é o substituto do lesionado Marcos Paraná, que recém iniciou fase de retreinamento. Certamente a dinâmica ofensiva muda, visto que a equipe não atuará com um homem desempenhando o papel de falso 9, agregando mobilidade e facilitando a criação de espaços na defesa rival.

Os grandes candidatos à vaga são Nena, Nathan e Nem. Em caso de opção pelo centroavante, o resto das peças deve se manter nas mesmas funções. Se o ”Cachorrão” começar jogando, Ramon é deslocado para a referência, assim como aconteceu na derrota em São Januário. Ainda existe a chance de Nem ser novamente titular. Neste caso, de acordo com o próprio Zimmermann, os laterais teriam mais liberdade para avançar ao fundo do campo.

É preciso analisar pelo número de vezes que se chega ao gol rival. O torcedor precisa entender que se você reforçar um pouco mais o meio, libera os laterais. Depende da mecânica, da característica e daquilo se pede. Posso escalar três atacantes e pedir para ficarem lá atrás, segurando laterais”, afirmou o treinador em entrevista coletiva concedida na véspera do duelo.

LEIA MAIS: Com dúvida no ataque para pegar o Vila Nova, Zimmermann diz: ”Treinei várias alternativas”.

Sob a sombra de Clébson, Diogo Oliveira deve iniciar entre os 11 (Foto: Carlos Insaurriaga/G.E. Brasil)
Sob a sombra de Clébson, Diogo Oliveira deve iniciar entre os 11 (Foto: Carlos Insaurriaga/G.E. Brasil)

A tendência é que o restante do time não sofra alterações. Poupado contra o Vasco por motivo não confirmado pelo clube, Eduardo Martini retoma o lugar na meta. A linha defensiva com Weldinho, Leandro Camilo, Teco e Marlon deve permanecer, apesar da disponibilidade de Cirilo.

Provável escalação vermelha e preta: Eduardo Martini; Weldinho, Leandro Camilo, Teco e Marlon; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia, Diogo Oliveira e Ramon; Nena (Nathan/Nem).

Objetivo do Vila é embalar de vez

Há um mês no comando do Vila Nova, o técnico Guilherme Alves – que acumulou passagem marcante pelo Atlético-MG como jogador – somente agora teve um tempo considerável para trabalhar. E justamente em um ótimo momento. O Tigrão chega a Pelotas tendo conquistado duas vitórias consecutivas sem tomar gol: 1 a 0 sobre Tupi e Bahia.

O técnico elogiou Xavante e ressaltou a importância do confronto: ”É a partida mais difícil que teremos até agora. Se a gente conseguir um triunfo, que será excepcional, começará a pensar de outra maneira. Embalar com três vitórias, sendo duas fora de casa, nos daria novo ânimo. O que mais me preocupa é a bola aérea. O jogo vai exigir muito mais fisicamente do que o jogo contra o Bahia. O time deles é alto, com a bola aérea forte”.

Na escalação, duas caras novas. O zagueiro Reniê, contratado junto ao Mirassol, estreará ocupando a vaga do machucado Gustavo Geladeira. Além disso, o meia Rafinha ganha a vaga de Fernando Neto. O atacante Joãozinho, regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, ficará à disposição no banco de reservas. O sistema com três zagueiros será mantido.

Rafinha falou a respeito do Brasil com uma visão um tanto quanto superficial… ”Sabemos que lá, quando eles passam do meio-campo, começam a alçar bolas na área. Estamos preparados. Vamos com três zagueiros para suportar bem, roubar a bola e, quando conseguir, sair em contra-ataque com a maior velocidade possível”, avaliou o atleta.

O Vila deve ir a campo na Baixada com Edson; Guilherme Teixeira, Reniê e Reginaldo; Maguinho, Robston, Victor Bolt, Rafinha, Jean Carlos e Marcelo Cordeiro; Fabinho.

INGRESSOS

Terminou ontem uma promoção na qual bilhetes eram vendidos por 40 reais, sendo 20 a meia para estudantes e idosos. Agora, custam 60 e 30. Sócios em dia, como de praxe, precisam desembolsar 10 R$ para confirmar presença no Bento Freitas via check-in.

ÚLTIMO DUELO

Foi em 2 de novembro de 2015. Duas semanas depois de garantir o acesso no Castelão, o Brasil acabou eliminado da Série C exatamente pelo Vila Nova. Em Pelotas, placar zerado, que se repetiu no Serra Dourada. O Tigrão levou a melhor nos pênaltis e bateu o Londrina na final, se sagrando campeão da terceira divisão nacional. Confira:

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Brasil: Eduardo Martini; Weldinho, Leandro Camilo, Teco e Marlon; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia, Diogo Oliveira e Ramon; Nena (Nathan/Nem). Técnico: Rogério Zimmermann.

Vila Nova: Edson; Guilherme Teixeira, Reniê e Reginaldo; Maguinho, Robston, Victor Bolt, Rafinha, Jean Carlos e Marcelo Cordeiro; Fabinho. Técnico: Guilherme Alves.

ARBITRAGEM

Philip Georg Bennett (RJ), auxiliado por Daniel Cotrim de Carvalho (PR) e Diogo Morais (PR).

TRANSMISSÃO

A equipe do Rede Esportiva estará no Bento Freitas e transmitirá em tempo real todos os detalhes do duelo. O Premiere Futebol Clube também transmite.

OUTROS JOGOS DA 16ª RODADA DA SÉRIE B

12/07 (terça)

19h15 – Atlético-GO 1×2 Londrina
21h30 – Paraná 0x0 Paysandu

14/07 (quinta)

21h – CRB 3×0 Tupi

15/07 (sexta)

19h15 – Avaí 1×1 Oeste
21h30 – Sampaio Corrêa 0x0 Bahia

16/07

16h – Ceará x Criciúma
16h30 – Goiás x Náutico
18h30 – Luverdense x Vasco
21h – Bragantino x Joinville