Desde o fim do ano passado, o confronto contra o Vasco pela Série B do Brasileirão era um dos mais aguardados pelos xavantes. E chegou a hora. A partir das 18h30 deste sábado (9), o Brasil visita o Cruz-Maltino em São Januário pela 15ª rodada da competição nacional.
O Rubro-Negro é o sétimo colocado, com 22 pontos. Uma vitória em solo carioca deixa os comandados de Rogério Zimmermann na quinta posição. Já o Vasco é o líder do campeonato, com os mesmos 28 pontos do vice Atlético-GO. O time da Colina vem de duas derrotas consecutivas, contra Paraná e Avaí. Um novo tropeço em casa pode custar a ponta da tabela.
Paraná e Martini fora
O técnico Rogério Zimmermann tem três desfalques certos. Marcos Paraná sentiu uma lesão muscular e nem acompanhou a delegação rumo ao Rio de Janeiro. No seu lugar, três opções: Clebson, Nena e Nathan. O último é o mais provável substituto, com Ramon sendo deslocado para o comando do ataque. Com problema no pé, Wender segue de fora por longo período. Outro problema é a ausência de Eduardo Martini, que ficou em Pelotas e será substituído por Luiz Muller.
Rogério lamentou a possibilidade de não contar com o meia para o jogo de logo mais: ”É uma pena se não puder contar com ele. Interessante era contar com os atletas que vêm jogando. O gol contra o Joinville só materializou, mas ele vive um bom momento. É um jogador que possui a vocação de fazer gol, de finalizar com a direita e com a esquerda”.
Durante a semana, o comandante xavante demonstrou muito respeito pelo adversário deste sábado. Para ele, o Cruz-Maltino está um patamar acima do restante das equipes na Série B: ”Quando subimos de divisão, imaginávamos esse tipo de confronto, porque é o que acrescenta. O Vasco é um time de Série A, é aquele clube que não é para estar participando dessa divisão. Ao mesmo tempo que é um duelo difícil, é esperado. Estamos em busca desse tipo de enfrentamento. Vamos pegar o líder, a equipe que mais fez gols… dispensa apresentações”.
O Brasil deve ir a campo com Luiz Muller; Weldinho, Leandro Camilo, Teco e Marlon; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia, Diogo Oliveira e Nathan (Clébson/Nena); Ramon.
Desfalcado e pressionado: o Vasco que recebe o Xavante
Os desfalques vascaínos vão além das quatro linhas no jogo de hoje. O técnico Jorginho, expulso na última partida contra o Avaí, não poderá comandar a equipe à beira do campo. Com isso, o auxiliar Zinho assume a função de treinador.
Dentro de campo, Martin Silva e Leandrão estão suspensos e não jogam. Além deles, Éder Luis, com uma lesão muscular e Jorge Henrique, com uma amigdalite, são dúvidas e dificilmente estarão aptos. Por outro lado, Luan volta de lesão e deve formar a dupla de zaga com Rodrigo. Jordi será o goleiro titular enquanto, no ataque, a tendência é que a dupla de ataque seja formada por Thalles e Caio Monteiro.
O Vasco deve ir a campo com: Jordi; Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Andrezinho, Yago Pikachu e Nenê; Thalles e Caio Monteiro.
ÚLTIMO JOGO XAVANTE
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Vasco: Jordi; Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Andrezinho, Yago Pikachu e Nenê; Thalles e Caio Monteiro. Técnico: Jorginho.
Brasil: Luiz Muller; Weldinho, Leandro Camilo, Teco e Marlon; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia, Diogo Oliveira e Nathan (Clébson/Nena); Ramon. Técnico: Rogério Zimmermann.
ARBITRAGEM
Alisson Sidnei Furtado (TO), auxiliado por Fabio Pereira (TO) e Natal da Silva Junior (TO).
TRANSMISSÃO
SporTV (menos para o RJ) e Premiere Futebol Clube.
OUTROS JOGOS DA 15ª RODADA DA SÉRIE B
05/07 (terça)
19h15 – Paraná 0x0 Avaí
21h30 – Bahia 0x1 Vila Nova
08/07 (sexta)
19h15 – Criciúma 2×2 Luverdense
21h30 – Tupi 2×1 Ceará
09/07 (sábado)
16h – Náutico x CRB
16h – Oeste x Bragantino
16h – Goiás x Atlético-GO
16h – Joinville x Sampaio Corrêa
21h – Paysandu x Londrina