Não tem obrigação, aí que é melhor…

Autor(a):

Meus amigos, hoje tem Copa do Brasil… Um belo confronto do Juventude com o São Paulo. Para recordar aqueles momentos de Série A juventudista no nacional. Olha, creio ser uma bela oportunidade de jogar futebol sem aquele compromisso exacerbado, de obrigação da vitória e outros afins. Trata-se, principalmente, de vitrine para o Ju.

Digo isso porque somos sabedores, racionalmente, de que o São Paulo tem um elenco e uma qualidade maior. Não é desmerecer o Juventude, entendam isso, por favor. É colocar no plano da realidade abissal que difere um do outro, seja em necessidade de vencer a competição, seja de orçamento para obter os resultados. Muitos não acreditavam que o Ju, hoje time da Série C, avançasse tantas fases. Passou por Tocantinópolis (obrigação), Coritiba (grata surpresa) e Paysandu (mesmo nível técnico).

Agora, as cores da luta são mais fortes. Evidente que uma interessante surpresa pode acontecer. Mas não conto com isso. Conto com a aparição dos atletas para recolocar o Ju em evidência. Pra ficar só no campo televisivo, vão ser quatro canais a transmitir o prélio de logo mais. Globo, Sportv, Fox e ESPN vão ter closes de Elias, Roberson, Klaus, Vacaria… E isso é bom demais para alavancar a marca Juventude, independente do resultado de campo.

Li e ouvi de muitos torcedores de que o principal objetivo é a Serie C, a classificação para a fase dos matas para chegar à B. Claro que é, concordo pleno. Mas se há a possibilidade de colocar todos os jogadores na Copa do Brasil, tem de fazê-lo. Para os paulistas, a grande atração estará no banco de reservas. No máximo, na área técnica… Antônio Carlos Zago tem enorme cartaz em São Paulo. Zagueiro vitorioso no próprio Tricolor do Morumbi, além dos outros três gigantes daquele Estado. Muitos closes nele também. Assim será esta noite.

E porque não, dentro desta forma despretensiosa, conseguir um resultado inspirador? É deveras complicado, mas dá. Estarei ouvindo o Gilberto Júnior, meu ídolo, na Caxias. E de olho numas das TVs… Faça o mesmo, amigo papo!