Brasil encara Tupi em busca da manutenção no G-4

Autor(a):

O estádio Mario Helênio traz boas recordações para o Brasil. Foi lá, na última rodada da fase de grupos da Série C de 2015, que o Rubro-Negro pôs fim à sequência de resultados adversos e, de quebra, garantiu vaga nas quartas de final da competição ao vencer o Tupi. Agora pela Série B do Campeonato Brasileiro, as equipes voltam a se enfrentar no mesmo local a partir das 18h30 deste sábado (24).

Passadas 26 rodadas, o Xavante ocupa a quarta colocação na tabela de classificação, com 40 pontos ganhos. No seu mais recente compromisso na segunda divisão nacional, o time do técnico Rogério Zimmermann perdeu de virada para o Criciúma no estádio Bento Freitas.

Os mineiros, por sua vez, somam 25 pontos, o que os deixa na 18º posição. No último sábado, o Galo Carijó empatou sem gols fora de casa, resultado que culminou com a saída do técnico Estevam Soares. O substituto é Ricardinho, campeão do mundo com o Brasil em 2002.

Desfalques pelo lado vermelho e preto

Zimmermann deve promover duas mudanças na sua equipe. Expulso no jogo contra o Criciúma, o meio-campista Diogo Oliveira cumpre suspensão automática e poder dar lugar a Marcos Paraná ou Clébson. Quem também fica de fora é o capitão Leandro Leite, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Marcão e Nem disputam a vaga. Além das baixas elencadas, Wender, lesionado, segue de fora.

Mais uma troca na casamata

A troca de técnicos virou rotina na temporada do Tupi. O Galo Carijó iniciou o ano sob o comando de Júnior Lopes, que deu lugar a Ricardo Drubscky na terceira rodada do Campeonato Mineiro. O treinador permaneceu no cargo até a oitava rodada da segunda divisão nacional. O substituto foi Estevam Soares – que estreou na derrota por 1 a 0 para o Xavante, no primeiro turno. Com passagens por Paraná, Ceará, Avaí, Santa Cruz e Portuguesa, Ricardinho assume com um objetivo claro: livrar o time do rebaixamento.

E, para o jogo de logo mais, o comandante poderá contar com o centroavante Giancarlo. O jogador foi expulso contra o Bragantino e foi punido com dois jogos de suspensão. O segundo seria cumprido na partida de hoje, mas o Tupi obteve um efeito suspensivo junto ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), e conseguiu a liberação do atleta.

Último jogo

Brasil e Tupi se enfrentam na 9º rodada da Série B do Brasileiro, no estádio Bento Freitas. Felipe Garcia, nos acréscimos, marcou o único gol do jogo.

Arbitragem

Wagner do Nascimento Magalhães, auxiliado por Michael Correia e João Luiz Coelho de Albuquerque (trio carioca).

Prováveis escalações

Tupi: Rafael Santos; Henrique, Gabriel Santos, Thiago Sales e Luiz Paulo; Renan, Recife e Marcos Serrato; Jonathan, Hiroshi e Octávio. Técnico: Ricardinho.

Brasil: Martini; Weldinho, Cirilo, Leandro Camilo e Marlon; Nem e Washington; Felipe Garcia, Clebson (Marcos Paraná) e Elias; Ramon. Técnico: Rogério Zimmermann.