Contra o Náutico, Brasil inicia sequência de confrontos diretos na Série B

Autor(a):

Náutico, Bahia e Londrina: esses são os próximos adversários rubro-negros na Série B do Campeonato Brasileiro. A pequena maratona contra rivais diretos na luta por uma vaga no G-4 começa às 21h desta sexta-feira (07), quando o Xavante encara os pernambucanos. Válida pela 30º rodada da segunda divisão nacional, a partida tem como palco a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

Após o empate com o Sampaio Corrêa na última terça-feira, o time do técnico Rogério Zimmermann caiu para a quinta posição, com 45 pontos. Mesma pontuação do Timbu, que aparece no quinto lugar por ter uma vitória a mais. A mais recente deles foi diante do Bragantino, pelo placar mínimo.

Apenas uma ausência

O único desfalque vermelho e preto contra o Sampaio Corrêa foi Marlon, com amigdalite. A tendência é que permaneça de fora nesta sexta-feira e Brock seja mantido na lateral-esquerda. É o único desfalque do Brasil, que já conta novamente com Wender, relacionado  para os últimos confrontos. Dessa forma, a escalação do jogo contra os maranhenses deve ser repetida.

Troca de técnicos é a tônica da temporada

Três treinadores já dirigiram o Náutico na atual temporada. O ano começou com Gilmar Dal Pozzo, que ainda durante o Campeonato Pernambucano foi substituído por Alexandre Gallo. Este, por sua vez, permaneceu no cargo até a 23º rodada da Série B. E por mais que a palavra “planejamento” não possa caracterizar o ano alvirrubro, o experiente Givanildo Oliveira não perdeu nenhum jogo desde que chegou, com dois empates e quatro vitórias consecutivas. Além disso, apresentou bons números do ponto de vista defensivo, com três gols sofridos.

Givanildo já conquistou seis acessos (Foto: Léo Lemos/Náutico)
Givanildo já conquistou seis acessos (Foto: Léo Lemos/Náutico)

Prestes a completar o terceiro jogo no período de uma semana, o Timbu tem problemas para o confronto de logo mais. Substituído no triunfo diante do Bragantino com problema no adutor da coxa, o meio-campista João Ananias é dúvida. Mesma situação do companheiro de posição Rodrigo Souza, com desgaste físico. Negretti, Eurico e Renan Oliveira surgem como opções. O zagueiro Adalberto, com fissura lombar, fecha a lista de baixas.

Entre os destaques da equipe pernambucana está o lateral-esquerdo Gastón Filgueira. Desde 2014 no clube, o uruguaio é o líder da competição no quesito desarmes, de acordo com dados do Footstats. Quando o assunto é bola na rede, quem se sobressai é Roni, artilheiro do Náutico com 8 gols marcados no Brasileiro.

Último confronto

Foi na 11º rodada da segunda divisão nacional. Na ocasião, o Xavante mandou o jogo no estádio Centenário, em Caxias do Sul, já que não concluiu as obras para que o Bento Freitas atingisse a capacidade de 10 mil lugares, exigência de CBF. A partida acabou com empate sem gols.

Prováveis escalações

Náutico: Julio Cesar; Joazi, Rafael Pereira, Igor Rabello e Gastón; João Ananias (Negretti), Rodrigo Souza (Renan Oliveira ou Eurico), Marco Antônio e Vinícius; Rony e Bergson. Técnico: Givanildo Oliveira.

Brasil: Martini; Weldinho, Cirilo, Leandro Camilo e Brock; Leandro Leite e Washington; Felipe Garcia, Diogo Oliveira e Elias; Ramon. Técnico: Rogério Zimmermann.

Arbitragem:Edmar Campos Encarnação, auxiliado por Marcos Santos Vieira e Jander Rodrigues Lopes (trio amazonense).