Com arquibancada liberada, Brasil recebe o Vasco no Bento Freitas

Autor(a):

É contra o adversário mais tradicional da Série B do Campeonato Brasileiro que o Xavante pode retomar o caminho das vitórias. Vindo de uma sequência de cinco jogos sem triunfo, o Rubro-Negro recebe o Vasco da Gama a partir das 16h30 deste sábado. O palco é o estádio Bento Freitas, que reserva uma novidade para um dos confrontos mais esperados do ano pelo lado vermelho e preto: com a liberação da arquibancada do placar, terá sua capacidade ampliada em 3.027 lugares (2900 para este jogo).

Com 46 pontos ganhos, o Brasil aparece no 12º lugar na tabela de classificação. Na última rodada, o empate com o Joinville garantiu matematicamente a permanência do time do técnico Rogério Zimmermann na segunda divisão nacional.

O Gigante da Colina, por sua vez, soma 58 pontos, o que lhe assegura a segunda colocação, com três pontos a menos que o Atlético Goianiense. No seu mais recente compromisso, os comandados de Jorginho empataram sem gols com o Avaí em São Januário.

Entre desfalques e retornos

Pelo lado do Brasil, o técnico Rogério Zimmermann conta com os retornos de Washington e Cirilo, que cumpriram suspensão diante do JEC. Dessa forma, Teco deve retornar ao banco de reservas. Expulso contra os catarinenses, quando substituiu Washington, Marcão não é opção.

A dúvida gira em torno da presença de Elias, que saiu ainda no primeiro tempo no jogo da última rodada com um problema no tornozelo. Caso não apresente condições de jogo, Jônatas Belusso deve ocupar a ponta esquerda, já que Nathan Cachorrão está suspenso.

Próximo do acesso, mas alerta

Após a boa campanha no segundo turno da Série A em 2015 e o título do Campeonato Carioca neste ano, aliados à manutenção do elenco e da comissão técnica, o Vasco se candidatava como franco candidato ao título da segunda divisão nacional, até com certa tranquilidade. As primeiras rodadas até reforçaram essa ideia: o Cruz-Maltino conheceu o primeiro revés na oitava rodada (somava seis triunfos e um empate até então).

Por mais que os comandados de Jorginho ainda figurem no G-4 com relativa folga (com quatro pontos a mais e um jogo a menos que o Londrina, quinto colocado), o momento não é necessariamente de tranquilidade. O acesso não parece ameaçado, mas parte da imprensa já discute a seguinte tese: o Vasco que deve retornar à elite do futebol nacional inspira menos confiança do que aquele que caiu.

Luan retorna ao time (Foto: Paulo Fernandes/CRVG)

Em relação ao time que enfrenta o Xavante neste sábado, destaque para o retorno do zagueiro Luan, que, recuperado de uma lesão na panturrilha esquerda, teve presença assegurada pelo técnico Jorginho. Dessa forma, o zagueiro campeão olímpico com a Seleção Brasileira toma a vaga de Rafael Marques, que o substituiu diante do Avaí. Um dos remanescentes da temporada passada, Luan fez 34 desarmes no Brasileiro, o quinto melhor no quesito no elenco cruz-maltino de acordo com o Footsats. Foi às redes em 5 oportunidades, ficando atrás apenas de Nenê e Ederson na lista de artilheiros da equipe.

Prováveis escalações

Brasil: Martini; Weldinho, Cirilo, Leandro Camilo e Marlon; Leandro Leite e Washington; Felipe Garcia, Diogo Oliveira e Elias (Jônatas Belusso); Ramon. Técnico: Rogério Zimmermann.

Vasco: Martin Silva; Madson, Rafael Marques, Rodrigo e Júlio César; William e Douglas; Júnior Dutra, Andrezinho e Nenê; Ederson. Técnico: Jorginho.

Arbitragem

Paulo Henrique de Melo Salmazio, auxiliado por Leandro do Santos Ruberdo e Marcos dos Santos Brito (trio sul-mato-grossense)