Um início mediano

Autor(a):

As estreias da dupla CaJu no Gauchão 2017 ficaram um pouco aquém do que eu esperava. A velha máxima que todo jogo é dificil vale para este tiro curto que é o campeonato, de apenas 11 jogos na fase inicial. Começando pelo Juventude, no domingo, num jogo complicado contra o Brasil.

Pela rivalidade e qualidades parecidas, acreditava em vantagem alviverde apenas pelo fator casa. Entretanto, a estratégia de Rogério Zimmermann de claramente não perder o jogo, deu certo. O Ju teve maior volume, maior posse de bola. Mas carece de definição. Criou boas oportunidades, mas sem concretizar de dentro da área por falta de um matador. Murilo e Caion, da forma que atuaram, não foram de bom desempenho. Claro, foi só o primeiro jogo. E foram mal. Nenhum deles mostrou ser definidor de jogada. Quem sabe Tadeu, em condições, o seja.

Nos demais setores, acredito que houve ao menos tranquilidade na partida. Faltou ataque qualificado. Agora, o desfio será em Rio Grande, no Aldo Dapuzzo, contra o melhor vencedor da primeira rodada, o interessante São Paulo. E que a força ofensiva seja melhor, por favor…

O Caxias já mostrou um deficiência maior na defesa. Especialmente lado esquerdo, com Edson Borges na quarta zaga e Márcio Goiano na lateral esquerda. Não longe disso, o meio campo. Marabá não passou segurança para os zagueiros. Os meias do Novo Hamburgo deitaram e rolaram, juntamente de seus companheiros de ataque.

Se o Noia fosse um pouco mais qualificado, poderia ter feito ao menos dois gols mais na frágil defesa grená. Isentarei o ataque do Caxias, porque a bola poucas vezes chegou lá com qualidade. Voltando a falar da zaga, atualmente com Jean e Borges, não se vê muito alento para reposição. Geninho está machucado e Leomar não foi bem nem na Copinha… Talvez Laércio possa jogar.

Pra fechar meu pensamento sobre a primeira rodada grená, lembro de Wagner. Pra mim, será a grande referência técnica do time. Tem qualidade. Mas ontem faltou comprometimento. Jogou muito pouco. E, na reta final da partida, com o time buscando o empate, resolveu querer dar toquinho de letra no meio campo e entregou a bola pro adversário… Depois, na saída de campo, cobrou comprometimento maior dos companheiros. Podia começar por si mesmo.

Domingo, vem o Grêmio no Centenário. E que estes erros sejam bem analisados durante a semana, por favor…