Brasil perde para o Veranopolis e permanece na zona de rebaixamento

Autor(a):

Jogando fora de casa, a equipe comandada por Rogério Zimmermann foi derrotada por 2 a 0 pela equipe do Veranópolis no estádio Antônio David Farina na noite da última sexta-feira. Os gols foram de Mateus Santana e de Keké.  

Com o resultado, a equipe de Zimmermann permanece na zona de rebaixamento com um ponto. Na próxima terça-feira (14), o Brasil volta a campo a partir das 19h30, quando recebe o Criciúma pela segunda rodada da Copa da Primeira Liga no Bento Freitas.

Além disso o Rubro-Negro volta a jogar pelo Campeonato Gaúcho na próxima sexta-feira, às 21h30,contra o Ypiranga, pela quarta rodada do Gauchão, no Bento Freitas.

Xavante com alterações

Zimmermann colocou em campo uma formação diferente da que foi derrotada pelo Cruzeiro no domingo. As alterações foram Gustavo Papa, que substituiu Bruno Lopes no comando de ataque, e Rennan Oliveira e João Afonso nas vagas de Lenílson e Aloísio.

As principais chances da primeira etapa foram da equipe do Veranópolis.  Logo nos primeiros minutos. O primeiro gol da partida foi aos 11 minutos, após cobrança de escanteio, Mateus Santana apareceu livre e marcou. 1 a 0 para o VEC.

A primeira chegada perigosa da equipe Rubro-Negra foi aos 16 minutos, quando Nem arriscou da intermediária e parou na defesa do goleiro Reynaldo.  Assim o Xavante começa a pressionar o Veranópolis para tentar o empate. 7 minutos depois, Marlon faz uma cobrança de falta, porém o goleiro não teve dificuldades para fazer a defesa.

Pouco depois, a equipe do Veranópolis assustou mais uma vez, após o cruzamento de Keké pela esquerda, Kayron tentou de letra, mas não tocou na bola, que acabou saindo. Aos 26 minutos, aconteceu a primeira mudança do Pentacolor da Serra: Eduardinho saiu com lesão para a entrada de Gil Mineiro.

A oportunidade seguinte  veio após o grande passe de Marcinho, porém Gustavo Papa perdeu a grande oportunidade de igualar o jogo. Ao 38 minutos após o erro de Éder Sciola, Keké arrancou e avançou até a entrada da área e para a sorte do Xavante, chutou longe do gol. Aproximando-se do final da etapa inicial, após o contra-ataque rápido,  Gustavo Papa perdeu nova oportunidade de gol. 

Brasil não pressiona e sofre o segundo no fim

Para o segundo tempo, as duas equipes mantiveram as mesmas formações. Após a volta dos vestiários, quem primeiro chegou com perigo foi o Athos, o meia tentou de cobertura e a bola foi para fora. Logo  aos 7 minutos, chegada perigosa pela esquerda do ataque do Veranópolis, porém Leandro Leite afastou a bola para a lateral.

Um minuto depois, o Veranópolis quase marcou mais um. Após bola na área, o ataque do VEC desviou de cabeça e a bola bateu no travessão. Passados os 13 minutos, Zimmermann promoveu  a primeira mudança da equipe, com a entrada de Bruno Lopes na vaga de Gustavo Papa. Após 5 minutos, em jogada ensaiada do Veranópolis, Athos chutou longe do gol.

Ao longo do segundo tempo o Rubro-Negro não criou uma chance clara de gol. Para tentar o gol de empate, Nem arriscou de longe e a bola passou perto do gol de Reynaldo. Outra mudança que Zimmermann promoveu na equipe foi a entrada de Aloísio na vaga de Nem e a última troca no Brasil foi a entrada de  Juninho na vaga de Marcinho.

Se já estava complicado para a equipe rubro negra, ficou pior. Aos 41 minutos, Keké sofreu pênalti de Leandro Camilo e se encarregou da cobrança: 2 a 0 para o VEC e fim de jogo no Antônio David Farina.