Em confronto direto, Brasil recebe Ypiranga no Bento Freitas

Autor(a):

A partir das 21h30 desta sexta-feira, o Brasil se vê diante de mais uma oportunidade de alcançar os primeiros três pontos no Campeonato Gaúcho. Pela 4º rodada, recebe o Ypiranga no estádio Bento Freitas.

Depois de três rodadas, o Xavante aparece na penúltima posição da competição com um ponto somado. No seu compromisso mais recente, o time do técnico Rogério Zimmermann alcançou a primeira vitória em 2017 (incluindo a pré-temporada) ao bater o Criciúma por 2 a 1 na Primeira Liga. No estadual, o Rubro-Negro vem de derrota: 2 a 0 para o Veranópolis.

O Canarinho também não vive os seus melhores dias. Lanterna do certame sem nenhum ponto e eliminado pelo PSTC do Paraná na primeira fase da Copa do Brasil, o time de Erechim demitiu o técnico Carlos Moraes após a derrota para o Juventude por 1 a 0 no último final de semana. No mesmo dia, oficializou através do seu site oficial a contratação de Guilherme Macuglia.

Desfalques e pendurados

O Xavante não tem nenhum desfalque por suspensão. Os pendurados são Leandro Camilo e Nem, que receberam dois cartões amarelos no Campeonato Gaúcho. Rodrigo Silva e Teco, que não participaram de nenhum compromisso rubro-negro em 2017, podem ser liberados pelo Departamento Médico na próxima semana.

Pelo lado do Ypiranga, o desfalque fica por conta do lesionado Carlão Farias. Não há ausências por suspensão.

Aspas

“Gostei muito do Ypiranga. Você pega o Ypiranga na primeira partida contra o Grêmio, foi uma partida muito difícil pro Grêmio. Mais próximo do final do primeiro tempo fizeram o segundo gol de bola parada. Em seguida o Ypiranga chutou uma bola no poste e em seguida o Michel cabeceou e o Marcelo (Grohe) fez uma grande defesa. Então o Ypiranga criou bastante. Uma coisa é o resultado, outra coisa é  produção”, disse Rogério Zimmermann em entrevista coletiva na última quinta-feira.

“Na verdade nem é questão de diferença, mas sim dos jogadores saberem onde eles gostam de receber a bola e como eles se posicionam. A transição não passa só pelo meia, passa às vezes pelos laterais, zagueiros e volantes. Eu vejo os dois como dois jogadores tecnicamente bem dotados de técnica, sabem jogar. A bola vai no pé e eles sabem o que fazer com ela. Então eu estou bem servido, são jogadores bem parecidos”, respondeu Zimmermann sobre o papel de Aloísio e Rennan Oliveira na transição ofensiva.

“A conta que eu faço são os três pontos na próxima sexta-feira, depois vamos pensar em outras situações. Nós temos coisas importantes para pensar neste momento, pois não é fácil uma equipe sofrer três derrotas pelo Gauchão, e por isso temos que pensar em outras coisas mais importantes antes de começar a projetar uma classificação, mas o objetivo com certeza é buscar uma classificação entre os oito”, disse o técnico Guilherme Macuglia ao ser apresentado na última terça-feira.

Ypiranga

Até o ano passado, o Ypiranga teve em Leocir Dall’Astra um dos técnicos mais longevos em um mesmo clube no país. Ele desembarcou no Colosso da Lagoa em fevereiro de 2012, ano em que não conseguiu evitar o rebaixamento do Canarinho para a Divisão de Acesso. Cinco anos mais tarde, deixou o clube na primeira divisão do Campeonato Gaúcho e na Série C do Campeonato Brasileiro. Para o lugar de Leocir, que rumou para o Treze da Paraíba, Carlos Moraes foi contratado.

A ideia de continuidade demonstrada no trabalho anterior, porém, não teve sequência nesta temporada, e Moraes foi demitido depois de três derrotas no estadual e uma na Copa do Brasil. Vale ressaltar que entre os três reveses, dois foram para equipes de patamar superior ao do Ypiranga no cenário nacional: Grêmio e Juventude.

Apresentado na última terça-feira, Guilherme Macuglia deve promover diversas alterações na formação titular. Consultado pelo Rede Esportiva, o repórter Tiago Ávila, da Rádio Erechim, afirmou que as mudanças devem começar no gol: reserva diante do Juventude por opção técnica, Carlão retoma a vaga de Anderson na meta amarela e verde. Na zaga, Negretti entra no lugar do machucado Carlão Farias, enquanto o zagueiro Rennan é deslocado para a lateral-esquerda no lugar de Vinícius Silva. No meio, Jackson faz sua estreia, substituindo Artur Cavalo, totalizando quatro trocas em relação ao jogo do último domingo.

Macuglia foi apresentado na última terça-feira (Foto: Divulgação/Ypiranga)
Macuglia foi apresentado na última terça-feira (Foto: Divulgação/Ypiranga)

Além dos jogadores citados acima, é possível destacar a presença dos meio-campistas Diego Torres (ex-Pelotas e Caxias) e Araújo (jovem volante com passagem pelo Grêmio), e o atacante Michel, artilheiro do Campeonato Gaúcho de 2015 com a camisa do Passo Fundo.

Último confronto

O último encontro entre as equipes ocorreu na 3º rodada do Campeonato Gaúcho de 2016, na estreia do Brasil no Bento Freitas na competição. Na ocasião, Felipe Garcia abriu o placar para o Xavante, mas Túlio Renan, em belo chute cruzado, deixou tudo igual. Confira os gols abaixo.

Prováveis escalações

Brasil: Martini; Éder (Wender), Cirilo, Camilo e Marlon; Leandro Leite e João Afonso; Nem (Lenílson), Aloísio (Rennan Oliveira) e Marcinho (Nem); Gustavo Papa (Bruno Lopes). Técnico: Rogério Zimmermann).

Ypiranga: Carlão; Guilherme, Negretti, Tairone e Rennan; Jackson, Araújo, Diego Torres e Kaio; Éder e Michel. Técnico: Guilherme Macuglia.

Arbitragem: Anderson Farias, auxiliado por José Eduardo Calza e Leirson Peng Martins.