O ÚLTIMO CAMPEONATO GAÚCHO EM QUE O TRIO PELOTENSE ATUOU JUNTO

Autor(a):

1980. Com o enfraquecimento paulatino da Ditadura Militar brasileira a cena política diminui a quantidade de fatos impactantes que mereçam ser relatados neste espaço. O único acontecimento político deste ano digno de menção é a fundação do PT (Partido dos Trabalhadores), formado basicamente por líderes sindicais, intelectuais e setores progressistas da Igreja Católica. Depois de tantos anos, o Partido dos Trabalhadores ocupou o poder, durante mais de uma década, realizando um governo voltado a grupos menos favorecidos da sociedade, o que acabou atraindo a ira de alguns poderosos, que trataram de retirá-lo do poder.

Em julho, temos a extinção da TV Tupi, primeira grande rede de televisão brasileira, a emissora fundada por Assis Chateaubriand não resistiu ao gerenciamento administrativo ineficiente. Mas o Brasil não foi sacudido neste ano de 1980 apenas pelo fim da Rede Tupi. Duas visitas fizeram o país estremecer. Frank Sinatra, a Voz, vem pela primeira vez ao Brasil e emociona milhares de pessoas no Maracanã. Quando ninguém imaginava que poderia ocorrer algo mais interessante em Terra Brasilis, eis que o Papa João Paulo II faz uma verdadeira maratona pelo nosso país, visitando várias cidades e encantando multidões. O jovial Karol conquistou a todos com sua simpatia e tornou-se praticamente um mito no Brasil, o João de Deus.

Mas o ano de 1980 foi devastador tudo porque quatro figuras importantes, que influenciaram milhões de pessoas ao redor do mundo, acabaram falecendo. No dia 31 de março, Jesse Owens, o atleta negro dos Estados Unidos que desmentiu as teorias de superioridade da raça ariana nos Jogos Olímpicos de 1936, fez a passagem. Jesse Owens calou Adolf Hitler, conquistando medalhas de ouro e pulverizando recordes do atletismo. Assim, ao peitar moralmente o execrável Führer, garantiu seu lugar no panteão dos imortais da história.

Duas semanas depois falece Jean Paul Sartre, filósofo francês, um dos principais expoentes do existencialismo, corrente do pensamento que colocou a realidade concreta do indivíduo (suas angústias, alegrias, medos) no centro das especulações filosóficas.

A política mundial perdeu um estadista, o Marechal Josip Broz Tito, o libertador da Iugoslávia do jugo nazista e líder inconteste da nação até a sua morte. Embora não seja tão conhecido quanto Lênin, Mao, Churchill ou outros líderes de países dito importantes, o Marechal Tito foi responsável pela manutenção da Iugoslávia como um país unido, formado por cristãos, muçulmanos, bósnios, sérvios, croatas, o território administrado por Tito implodiu em menos de 20 anos após o desaparecimento do governante.

Mas o ano de 1980 encerrou com uma tragédia que atingiu o mundo da música e abalou o coração de todos os pacifistas do mundo. No dia 8 de dezembro o ex-Beatle, John Lennon é assassinado por um pretenso fã, o insano Mark Chapman. O mundo chocou-se com a estupidez do ato que calou uma das vozes mais importantes na luta pela paz em todos os recantos deste belo e triste planeta. Sem falar que o desaparecimento de Lennon tirou do nosso convívio um incontestável gênio da música.

Enquanto isso, o Rio Grande do Sul assistiu ao 60º campeonato de futebol da sua história. Dezesseis clubes disputaram o estadual que agora contava com um tricampeão brasileiro. O Internacional havia conquistado seu terceiro título nacional de forma invicta, apesar de ter feito um péssimo Gauchão no ano anterior. Mas a taça do Gauchão ficou com o Grêmio, bicampeão estadual, título garantido com um empate sem gols diante do Colorado, em pleno estádio Beira-Rio.

O Gauchão de 1980 foi histórico para o futebol pelotense, mas não exatamente pela campanha de nossos times, que não conseguiram chegar à fase final do Estadual. O fato histórico é que o Campeonato Gaúcho deste ano foi o último disputado pelos três clubes da cidade de Pelotas. Depois de 1980 nunca mais o trio Bra-Far-Pel disputou simultaneamente o Gauchão da mesma série. Este desencontro aconteceu porque a Federação Gaúcha de Futebol resolveu diminuir o número de times que jogariam o Estadual em 1981 (12 equipes). Assim, na base do “canetaço”, a Federação Gaúcha de Futebol rebaixou o incomum número de seis equipes no certame de 1980.

O Pelotas, que acabou na 13ª posição,  foi rebaixado e acompanhou o Farroupilha, que fez uma péssima campanha e foi o pior time do campeonato (16ª colocação). O Lobo retornou à 1ª divisão em 1984, já o Farroupilha voltaria ao Gauchão apenas em 2005, embora alguns defendam que as disputas de Série B, em 1997 e 1998, representaram uma volta à elite. Infelizmente, não foi bem assim. Resumindo, o ano de 1980 foi bastante triste para o futebol pelotense.

CURIOSIDADES DO LOBO NO GAUCHÃO DE 1980

No 1º turno o Pelotas fez uma campanha irregular. Ficou sem perder nos 5 primeiros jogos, depois 8 jogos sem vitórias e encerrou esta fase com 2 vitórias consecutivas.

No returno o Pelotas caiu ainda mais de produção, chegando a 7 partidas consecutivas sem vitória e nos últimos 9 jogos venceu apenas 1. Mas ainda assim, o Lobo fez campanha para permanecer na 1ª divisão, o rebaixamento aconteceu no chamado “canetaço” da Federação Gaúcha de Futebol, que resolveu diminuir o número de clubes participantes no Gauchão de 1981, para isso resolveu instituir o rebaixamento de seis clubes no Estadual de 1980, fato bastante incomum.

O Pelotas totalizou 7 vitórias, 10 empates, 13 derrotas. Anotou 19 gols e sofreu 28.

CURIOSIDADES XAVANTES NO GAUCHÃO DE 1980

O Brasil prejudicou sua campanha devido ao número excessivo de empates, foram 14 em 30 jogos. Embora tenha chegado a ficar 9 jogos invictos ainda no 1º turno da 1ª fase da competição.

A inoperância do ataque Xavante ficou evidente nestes empates, simplesmente 11 foram sem gols. Em outros seis jogos que o Brasil perdeu também não balançou as redes adversárias.

O Xavante obteve 7 vitórias, 14 empates, 9 derrotas. Fez 26 gols e sofreu 24.

CURIOSIDADES FANTASMAS NO GAUCHÃO DE 1980

O Farroupilha fez uma campanha bastante fraca no 1º turno do campeonato. Perdeu os 7 primeiros jogos, conseguindo vencer apenas na 8ª rodada, 1×0 sobre o São Borja.

Nos últimos dez jogos do returno o Farroupilha também não conseguiu vencer. Foram 3 empates e 7 derrotas.

O Fantasma venceu 5 jogos, empatou 5 e perdeu 20. Anotou 17 gols e sofreu 43.