Opinião: As pedreiras do final de semana

Autor(a):

dupla torcidaVou começar a análise dos jogos da dupla CAJU no final de semana, observando uma ordem cronológica. O Juventude encara o São Paulo, em Rio Grande, amanhã às 21h, já o Caxias recebe o Grêmio, domingo às 17h, no Estádio Centenário.

TAREFA JACONERA

O verdão não terá missão fácil, jogando na zona sul do estado. Embora o São Paulo, no papel não tenha um grande time, é inegável que cresceu na hora certa, após uma pré-temporada cheia de oscilação – algo até normal – o leão do parque começou no Gauchão com vitória fora de casa sobre o Passo Fundo. Mas o fator que mais preocupa, além do adversário motivado pela ótima estréia e do torcedor que deve se fazer presente no Aldo Dapuzzo, é o fato de o Juventude ainda estar em busca do seu melhor futebol na temporada. Paulo Cesar Parente precisa corrigir algumas falhas, o time defensivamente está bem, mas conforme a gente avance a observação nos setores de meio campo e ataque, os problemas começam a aparecer. Embora bons tecnicamente, carece um pouco mais de dinâmica aos volantes alviverdes, no setor ofensivo não é diferente, Murilo e Caion até aqui formam uma dupla de muita vontade, de muita procura pelo jogo, mas pouca efetividade. Sananduva pode ser uma alternativa interessante para o meio, já para o ataque, com o que tem, Caprini merece uma chance como titular, principalmente se repetir as boas atuações do ano passado. O Campeonato é curto, as soluções não podem ser adiadas por muito tempo.

TAREFA GRENÁ

Certamente enfrentar a dupla GRENAL não uma missão nada fácil, com os dois principais times do estado está concentrado o maior potencial financeiro, e isso por óbvio reflete nas quatro linhas. Mas uma coisa é consenso entre os especialistas, esses confrontos contra Grêmio e Inter são melhores quando ocorrem no inicio da competição, já que os dois times oscilam mais nesta fase, por começarem mais tarde a pré-temporada, enquanto os clubes do interior que voltam ao trabalho mais cedo, podem estar num estágio bem melhor de preparação. O próprio Grêmio que estreou vencendo o Ypiranga, ontem na Arena, em um dado momento enfrentou algumas dificuldades, dando mostras de que se o time com menos potencial técnico souber utilizar a melhor tática, pode acabar atingindo o seu objetivo. O Caxias por sua vez, estreou perdendo para o adversário menos difícil – o Novo Hamburgo – já que agora enfrenta Grêmio e Inter nesta ordem. Mas o principal problema grená no jogo de estréia, foi a exposição dos zagueiros – lentos – e se não resolver isso, nem adianta corrigir as outras falhas, pois isso será suficiente para perder o jogo. Bom, caso corrija por ordem as questões defensivas e depois as de meio campo e ataque, pode fazer o crime no tricolor. Ao meio campo falta consistência – mais um jogador no setor pode resolver isso – e ao ataque, tecnicamente nada a ser resolvido, mas a bola precisa chegar em maior quantidade e qualidade.

BOM FINAL DE SEMANA!