A última vitória do Pelotas na cidade de São Leopoldo em campeonatos gaúchos

Autor(a):

Nesta quarta, o Esporte Clube Pelotas volta a jogar pelo Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso. Será a segunda partida do Lobo na competição, pois como sabemos o confronto contra o Guarani de Venâncio Aires, que seria no último domingo, foi adiado.

O adversário do Pelotas será o Aimoré, em partida que será disputada no Cristo Rei, na cidade de São Leopoldo. E, falando em confrontos entre o Lobo e o Índio Capilé, vale relembrar da última vitória do Pelotas contra o azul e branco da região metropolitana no Gauchão. Este triunfo aconteceu no ano de 1990.

No Campeonato Gaúcho daquele ano o Pelotas foi o único representante da cidade na competição. Animado pelas duas últimas temporadas, quando foi Campeão do Interior em 1988 e chegou no Hexagonal Final no ano seguinte, a esperança da torcida do Lobo era chegar à fase final do certame estadual, que seria disputada por quatro equipes.

No primeiro turno do Gauchão, que classificava dois times para o Quadrangular Final, o Pelotas foi apenas o sexto lugar, campanha mediana, aquém das possibilidades do Lobo. Assim, no returno, o desejo era melhorar o desempenho, já que nos últimos seis jogos do turno o áureo-cerúleo não havia vencido.

E, para marcar o recomeço vitorioso da equipe pelotense no campeonato, nada como enfrentar o pior time da fase inicial, justamente o Clube Esportivo Aimoré. O time de São Leopoldo não conseguiu vencer no primeiro turno e ao final da competição obteve apenas uma vitória, confirmando uma campanha pífia.

Mas contra o desesperado Aimoré, o Pelotas não teve um jogo fácil, já que a vitória veio com um magro 1×0, gol feito pelo ponta-direita Veneza aos 23 minutos da etapa inicial. O triunfo conseguido na arrancada do returno animou o Lobo, que melhorou seu desempenho e acabou na terceira posição nesta fase da competição, ficando apenas um ponto atrás do Grêmio, perdendo a vaga no Quadrangular Final por causa desta mínima diferença.

Uma injustiça com um grupo de jogadores que contava com nomes conhecidos, tais como o mítico goleiro Juarez, o zagueiro Eugênio e, além deles, Suca, Paulo Ricardo, Vander e Luiz Carlos Gaúcho. Elenco de potencial que poderia ter ido mais longe na competição.