As vitórias do Pelotas em Venâncio Aires

Autor(a):

Nesta semana, finalmente o Pelotas enfrentará o Guarani de Venâncio Aires em confronto que era para ter acontecido na segunda rodada da Divisão de Acesso, mas que foi adiado por causa de chuvas torrenciais acontecidas na capital do chimarrão.

O histórico de enfrentamentos entre o Lobo e o rubro – negro de Venâncio Aires em campeonatos gaúchos começou em 1991, quando o time do Vale do Taquari disputou pela primeira vez o Gauchão. Depois deste primeiro encontro, os dois times se enfrentaram mais 30 vezes e cabe destacar que o Pelotas já venceu quatro partidas na casa do adversário, ou seja, uma vitória do áureo – cerúleo não seria um feito inédito e, além disso, seria mais que essencial diante das necessidades atuais do Lobo.

O primeiro triunfo do Pelotas diante do Guarani, na cidade de Venâncio Aires, aconteceu no Gauchão de 1998. O Lobo venceu por 2×1, na penúltima rodada da primeira fase daquele Estadual, que terminaria com nova vitória do Pelotas. Mas estas duas vitórias no apagar das luzes do campeonato escondem o fato de que o Pelotas fez uma campanha fraca na competição, sequer conseguindo passar da fase inicial.

Já em 2008, o confronto entre os dois times aconteceu na Divisão de Acesso e o Pelotas esmagou o Guarani, goleando a equipe do Vale do Taquari por 4×1, em pleno estádio Edmundo Feix. Mas nem com este triunfo maiúsculo o Lobo conseguiu voltar ao convívio dos grandes do futebol gaúcho naquele ano.

O último triunfo do Lobo na cidade de Venâncio Aires aconteceu no ano de 2015, válido pela Divisão de Acesso daquele ano. A partida foi realizada no dia 5 de abril e contou com um público de corajosas 100 pessoas, que acompanharam a vitória do Pelotas, time sensação da primeira fase da competição, pois terminou invicto esta parte do campeonato obtendo sete vitórias e cinco empates.

O gol da vitória do Pelotas foi marcado por Adílson Bahia, que confirmou o bom momento do Lobo, que durou apenas o espaço da primeira fase, já que na fase posterior o áureo – cerúleo caiu de rendimento e sequer conseguiu chegar às fases decisivas da Divisão de Acesso no ano de 2015. Assim, o torcedor espera que a vitória diante do Guarani aconteça para confirmar o início de recuperação de seu time, mas que o desfecho da história seja diferente e que o Lobo garanta a volta ao Gauchão, para o ano de 2018.