Com desfalques, Pelotas encara o Guarani na Segunda Divisão

Autor(a):

Depois de debutar com vitória, o Pelotas volta a campo pela segunda divisão às 11h deste domingo, quando encara o Guarani, no Edmundo Feix,  em jogo da segunda rodada. A partida estava inicialmente agendada para as 17h, mas teve o horário alterado após uma solicitação do time da terra do chimarrão.

O triunfo sobre o Avenida na estreia da competição deixou o time de Marcelo Rospide no segundo lugar, atrás do Aimoré, que leva vantagem no saldo de gols (3 a 1). São Gabriel e Santa Cruz, que também venceram na primeira rodada, fecham a zona de classificação.

O Rubro-Negro, por outro lado, vem de derrota. Na terça-feira, os comandados do técnico Gelson Conte foram derrotados de virada pelo Santa Cruz fora de casa: 2 a 1, resultado que deixou a equipe na 6º colocação.

Desfalques

Expulso diante do Avenida, Douglas Oliveira será substituído por Brasão. Com uma lesão de grau 1 na coxa, o goleiro Rafael também é desfalque para o jogo de logo mais. As outras ausências ficam por conta de Badé, que não participou do treinamento da última sexta-feira com um problema no púbis, e Mikael, que deixou a atividade mais cedo com um desconforto na coxa.

Assim, Níkolas e Darlem devem entrar na ala esquerda e direita, respectivamente. Outra possibilidade, trabalhada no treino da sexta, é o ingresso de Gabriel Carioca pela direita e Darlem no lado oposto.

O zagueiro Yuri e o meia Uélison, por sua vez, participaram normalmente da atividade após se recuperarem de contusão.

Pelo lado do Guarani, os desfalques ficam por conta do zagueiro Eduardo Henrique, do meio-campista Júlio César e do extrema Nei.

Aspas

“O Rafael é um espelho pra gente aqui. Incentiva no treino, no jogo. Estou com ele. Minha expectativa é a melhor possível, estou preparado. Tenho a confiança de todos e estou muito feliz. Ver ele daquele jeito contra o Avenida foi uma motivação, uma força maior. Todos ficam mobilizados, é o espírito que estávamos procurando. O grupo está unido”, disse o goleiro Mateus Claus, provável substituto de Rafael no jogo de domingo.

Mateus Claus deve ser o goleiro titular do Lobo (Foto: Tales Leal/EC Pelotas)
Mateus Claus deve ser o goleiro titular do Lobo (Foto: Tales Leal/EC Pelotas)

“Sabemos que muitas vezes idade não corresponde à experiência. Pelos jogos que a gente pôde ver, o Guarani é uma equipe com qualidade, tem proposta de jogo bem definida. Não podemos achar que as coisas vão acontecer naturalmente. Tivemos uma amostra no primeiro jogo de que as equipes vão buscar sempre uma situação de superação contra a gente. A experiência eu considero relativa em termos de levar vantagem”, respondeu o técnico Marcelo Rospide, questionado se a experiência do elenco áureo-cerúleo pode ser um fator de desequilíbrio.

“O início de trabalho sempre tem aquela expectativa e curiosidade das equipes. Mas mesmo o Pelotas sendo uma equipe tradicional, isso não quer dizer que está garantido na Série A, os outros adversários são muito difíceis. Vamos buscar fazer um grande jogo, estamos no prejuízo. Perdemos o primeiro jogo e precisamos recuperar”, disse o técnico Gelson Conte em contato com o Rede Esportiva.

Guarani

Diferente do Lobo, o Guarani enfrentou outros rivais da Segunda Divisão durante a pré-temporada. Nesse período, participou da Copa dos Vales, que também reuniu Avenida, Santa Cruz e Lajeadense. Na ocasião, o Rubro-Negro ficou com a terceira posição após os seguintes resultados.

  • Guarani 4 x 3 Santa Cruz
  • Santa Cruz 2 x 0 Guarani
  • Avenida 1 x 1 Guarani

O time da terra do chimarrão montou um elenco mesclado, com atletas que vieram de fora do Rio Grande do Sul e outros que atuavam no estado. Nessa última categoria, destaque para o lateral Murilo Xavier (ex-Aimoré), o zagueiro Eduardo (ex-Brasil de Farroupilha) e o centroavante Mauro, com passagens por Novo Hamburgo, Caxias e pelo próprio Pelotas.

Alexandre Lando defendeu o Guarani em 2016 (Foto: Vanessa Behling/Folha do Mate)

Além deles, o Guarani reserva jogadores que já vestiram a camisa vermelha e preta em outras oportunidades, caso do goleiro Eduardo, do volante Alexandre Lando e do atacante Vinícius Padilha.

“É um time com uma defesa alta, joga muito com contra-ataque, principalmente pelas alas com Nei e Júlio César, dois jogadores velozes, e um centroavante matador (Mauro). A bola para é muito perigosa, em todos os jogos que marcou gol, algum deles foi de escanteio ou falta. Por outro lado, ainda é um time que perde muitos gols e os laterais são muito ofensivos, gerando espaço na defesa. O goleiro Eduardo é o mesmo da temporada passada e segue como um dos principais nomes do time”, analisou Daniel Heck, setorista do Guarani pelo jornal Folha do Mate.

Último confronto

Já classificado, o Pelotas foi a campo com os reservas na última rodada do Pentagonal da Segunda Divisão de 2016. Ainda assim, bateu o Guarani com um gol de Vinícius Paulista e ficou com o primeiro lugar do grupo, composto também por Brasil de Farroupilha, Avenida e São Gabriel.

Confira os melhores momentos da partida no vídeo abaixo.

Prováveis escalações

Guarani: Eduardo; Murilo, Matheus Alemão, Aldo e Rodrigo Sirena; Alexandre Lando e Urnau; Tales, Araújo e Sampson; Mauro. Técnico: Gelson Conte.

Pelotas: Mateus Claus; Cleiton, Gasparetto e Dante; Darlem (Gabriel Carioca), Fábio Rosa, Arílson e Níkolas (Darlem); Douglas Mineiro, Brasão e Vinícius Martins. Técnico: Marcelo Rospide.

Arbitragem

Luciano Prudente, auxiliado por Bruno Prestes França e Eduardo Rachelle Boaz.