Em mais um confronto direto, Pelotas enfrenta o Guarani-VA

Autor(a):

O Pelotas viajou nesta quarta (29) a Venâncio Aires. Na terra do mate, faz confronto direto contra o Guarani, nesta quinta às oito da noite. Trata-se do jogo adiado na segunda rodada da Divisão de Acesso, por causa da chuva que castigou Venâncio Aires na data inicial.

Lobo vem embalado após vitória para o Santa Cruz

Assim, Pelotas e Guarani vão igualar o número de jogos dos seus adversários de grupo A. A expectativa de ambos os clubes é conquistar a classificação às quartas-de-final da Divisão de Acesso. O Guarani, por conta do mau começo na competição, também se preocupa parcialmente em escapar da última colocação, que daria o rebaixamento ao Rubro-negro.

O Lobão atualmente ocupa a quarta colocação da chave, com 8 pontos. Uma vitória coloca o time na liderança. No entanto, perdendo hoje cai para quinto, perdendo posição justamente para o Guarani, que chegaria aos 9 pontos, os mesmos de Inter-SM, Avenida e Aimoré.

Desfalques

O Pelotas tem duas ausências relevantes para a partida desta quinta. Tiago Gasparetto levou o terceiro cartão amarelo na vitória contra o São Gabriel e está suspenso. No ataque, Brasão sente dores musculares e desfalca o time.

Na zaga, o provável escolhido é Yuri. Correm por fora Dante e Heitor. Na artilharia, Giovane Gomes, autor de um gol nessa Divisão de Acesso, deve ser o escolhido por Felipe Müller.

Já pelo lado rubro-negro, as baixas ficam por conta do volante Alexandre Lando e do centroavante Mauro, ambos lesionados. Quem fecha a lista é o zagueiro Matheus Alemão, suspenso.

Yuri deve formar dupla de zaga com Cleiton (Foto: EC Pelotas/Divulgação)

Aspas

“A desconfiança faz parte, o que importa é não deixar de acreditar. Eu sempre acreditei, deixei bem claro isso. O que vai acontecer é que vamos ter de fazer um bom jogo. Vai ser difícil mas vai ser diferente. Diferente porque estamos com mais moral e também porque sabemos o que temos que fazer”, falou Rafael Dal Ri, capitão do Pelotas.

Guarani

O Guarani de Venâncio Aires vem em fase de reabilitação na Divisão de Acesso. Com três jogos fora de casa no começo da competição, conseguiu apenas dois pontos e amargava a lanterna. Quando finalmente jogou no Edmundo Feix, o time comandado por Gelson Conte conseguiu quatro pontos, em um empate contra o Inter de Santa Maria e uma goleada contra o Guarany de Bagé.

Sobre o elenco, o time da terra do chimarrão tem um elenco mesclado, com atletas que vieram de fora do Rio Grande do Sul e outros que atuavam no estado. Nessa última categoria, destaque para o lateral Murilo Xavier (ex-Aimoré), o zagueiro Eduardo (ex-Brasil de Farroupilha) e o centroavante Mauro, desfalque nesta quinta, com passagens por Novo Hamburgo, Caxias e pelo próprio Pelotas.

blank
Alexandre Lando, defendeu o Guarani em 2016, é um dos desfalques para esta quinta (Foto: Vanessa Behling/Folha do Mate)

“É um time com uma defesa alta, joga muito com contra-ataque, principalmente pelas alas com Nei e Júlio César, dois jogadores velozes, e um centroavante matador (Mauro). A bola parada é muito perigosa Por outro lado, ainda é um time que perde muitos gols e os laterais são muito ofensivos, gerando espaço na defesa. O goleiro Eduardo é o mesmo da temporada passada e segue como um dos principais nomes do time”, analisou Daniel Heck, setorista do Guarani pelo jornal Folha do Mate.

Último confronto

Já classificado, o Pelotas foi a campo com os reservas na última rodada do Pentagonal da Segunda Divisão de 2016. Ainda assim, bateu o Guarani com um gol de Vinícius Paulista e ficou com o primeiro lugar do grupo, composto também por Brasil de Farroupilha, Avenida e São Gabriel.

Confira os melhores momentos do jogo no vídeo abaixo.

Prováveis escalações

Guarani: Eduardo; Murilo, Eduardo Ludwig, Manolo e Sirena; Urnau e Danilo; Nei, Júlio César e Sampson; Cássio. Técnico: Gelson Conte.

Pelotas: Rafael; Darlem, Cleiton, Yuri e Nícolas; Ceará e Arílson; Douglas Mineiro, Uélison e Vinícius Martins; Giovane Gomes. Técnico: Felipe Müller.