João Afonso: “Sei da importância e da responsabilidade do jogo contra o São Paulo”

Autor(a):

João Afonso iniciou o Campeonato Gaúcho entre os reservas. Diante do Juventude, na estreia da competição, a dupla de volantes do Brasil foi formada por Leandro Leite e Nem. Foi na terceira rodada, contra o Veranópolis, que João figurou pela primeira vez entre o onze inicial. Desde então, não saiu mais dali, sendo ainda um dos principais destaques individuais na vitória sobre o Ypiranga, a única do Rubro-Negro no estadual.

Na tarde desta quinta-feira (02), o jogador concedeu entrevista coletiva na sala de imprensa do Bento Freitas e, entre outros temas, valorizou a semana de trabalho que o elenco vem tendo antes do confronto contra o São Paulo, no próximo domingo. Sobre si mesmo, disse estar em boas condições (físicas e psicológicas) e destacou a sequência de jogos que vem tendo. Suas impressões sobre a torcida vermelha e preta e a derrota contra o Internacional, no último final de semana, foram outros pontos abordados na conversa com os jornalistas.

Confira as falas de João Afonso na coletiva.

Correção dos erros

“É bom ter essa semana cheia pra trabalhar, pra gente corrigir bastante coisa que a gente errou e pra descansarmos também. Domingo temos uma decisão, temos que estar 100% focados, descansados e preparados pra fazermos uma boa partida e conseguir os três pontos”.

Rivalidade com o São Paulo

“Acho que estamos nos preparando para todas as partidas como se fosse uma decisão, e pra esse clássico não é diferente, o pessoal está bem concentrado, bem focado nos treinamentos. O nível de concentração está muito alto, sabemos que não pode ter erro nessa partida, é um jogo que a gente precisa da vitória e vamos buscar ela desde o primeiro minuto”.

“Em relação ao clássico, joguei o amistoso que teve (na pré-temporada), mas não dá pra ter uma noção, agora sim eu sei a responsabilidade e a importância dessa partida. Estamos bem tranquilos e bem preparados”.

Escalação de domingo

“Todos estão preparados, querendo buscar o seu espaço… Mas quem vai sair jogando, não sei dizer. A gente já tem um sistema tático, um entrosamento, então quem joga sabe o que tem que fazer, vai entrar totalmente ligado e está todo mundo preparado para essa partida”.

Derrota contra o Inter

“O que a gente fez ou deixou de fazer no Beira-Rio ficou no passado, não vai voltar, não vamos recuperar os pontos perdidos. Estamos nos preparando bem para no domingo conseguir a vitória. É um jogo importantíssimo, uma decisão. Estamos 100% focados e domingo vamos em busca da vitória”.

Titularidade e sequência

“Estou bem fisicamente, estou bem psicologicamente, 100% focado aqui. Todo jogador quer e precisa de uma sequência. Às vezes não conseguimos os resultados esperados, mas estamos em busca disso aí, tenho certeza que pra domingo vamos entrar muito forte e vamos em busca da vitória”.

Resultados

“Acho que a gente não pode pensar em uma derrota como normal. Entramos pra vencer contra o Cruzeiro, Veranópolis, Inter… Acontece que às vezes as coisas não dão certo. É claro que sempre vamos querer a vitória, mas às vezes não acontece. Quando dá certo é tudo muito bonito, quando dá errado, tá tudo errado. A vitória ela “esconde” alguns erros, eu prefiro não falar do que está errado e dizer o que está certo. Vamos valorizar o que estamos fazendo de bem, o que estiver errado a gente está tentando aprimorar. Pra domingo, tenho certeza que os erros bobos que a gente cometeu não vão acontecer”.

Torcida (após a vitória contra o Ypiranga)

“Eu já tinha jogado contra, e todos que jogam contra ficam impressionados. Ela apoia do primeiro ao último minuto, estando vencendo ou perdendo, se tiver que vaiar, que vaia no final. Foi um momento que estávamos à flor da pele, precisando da vitória, foi de arrepiar. Tenho certeza que domingo não vai ser diferente”.

Algo a mais

“O algo a mais é a gente corrigir os erros, temos uma semana pra treinar e é difícil ter isso no futebol brasileiro. Por se tratar de um clássico, vai ter uma adrenalina a mais. O algo é a mais é ter a semana para se preparar e corrigir os erros que cometemos no passado”.