O jogo do gol 100

Autor(a):

Na próxima segunda-feira, dia 20 de março, o Brasil enfrentará o São José da capital, em mais um jogo válido pelo Campeonato Gaúcho. Os dois clubes ainda precisam pontuar para garantir a permanência na Série A e ao mesmo tempo continuar sonhando com a classificação às quartas de finais da competição estadual.

Dentre os inúmeros confrontos entre as duas equipes vale destacar um que aconteceu no dia 23 de janeiro de 2008. Esta partida que valia pela segunda rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho daquele ano trazia duas realidades distintas. De um lado, o Brasil necessitando da vitória para recuperar-se da derrota sofrida na estreia diante do São Luiz de Ijuí. Já o popular Zequinha queria confirmar o bom início de competição depois de estrear com triunfo sobre o Juventude.

Mas este jogo tornou-se especial porque foi diante do São José que Cláudio Millar, um dos maiores ídolos da história do Xavante, marcou o seu centésimo gol envergando o manto rubro – negro. O gol histórico resultou de uma cobrança de falta, magistralmente batida pelo castelhano, que balançou a rede da cidadela do Zequinha.

Neste momento, o estádio inteiro entrou em êxtase, o ídolo maior do time fazia o gol 100 e comemorou com a torcida o feito que ficaria eternizado nas mentes e corações de todos os xavantes. Depois deste arrebatador momento inicial, o jogo transcorreu sob o domínio do Brasil, principalmente na segunda etapa, quando o Xavante aumentou sua vantagem e com direito a outro gol de Millar, que entortou a zaga do São José antes de estufar as redes. Nem o gol de honra do time de Porto Alegre empanou o brilho daquela noite de verão.

A lembrança do centésimo gol de Millar ficou na memória de todos os xavantes, mas com uma pontinha de dor, pois ninguém imaginava que pouco menos de um ano depois, o castelhano morreria no triste acidente de ônibus que marcou para sempre.