Pelotas e São Gabriel se enfrentam buscando reabilitação

Autor(a):

Pelotas e São Gabriel entram em campo no domingo (26), às 18h30, no estádio Sílvio Faria. É o primeiro confronto do Lobão após a demissão de Marcelo Rospide. Para a partida, o elenco áureo-cerúleo vai ser comandado por Felipe Müller, técnico das categorias de base do clube e integrante da comissão técnica permanente. A tarefa é recolocar o Pelotas na zona de classificação da Divisão de Acesso.

Vinicius Martins é uma das dúvidas para a partida deste domingo (Foto: Gustavo Pereira/Rede Esportiva)

Passadas 5 rodadas – o Pelotas só entrou em campo em 4 delas -, o Lobão ocupa a sexta colocação no grupo A, atrás de equipes com menor investimento, como Santa Cruz, algoz do meio da semana, Inter de Santa Maria e o próprio São Gabriel, adversário deste domingo.

A equipe da fronteira oeste está dois pontos a frente do Pelotas e ocupa a quarta colocação. Sem o investimento dos anos anteriores, a prefeitura da cidade cortou totalmente a verba para o clube, enquanto a Tio Urbano, principal empresa patrocinadora, investiu menos da metade em relação a 2016. Assim, o objetivo do time Círio Quadros, que tem uma folha salaria na volta dos 50-60 mil reais, é primeiro fugir do rebaixamento. Só depois disso começa a falar em classificação.

DESFALQUES E RETORNOS

O técnico interino Felipe Müller vai ter dois retornos importantes para o confronto contra o São Gabriel. O goleiro e capitão Rafael Dal Ri, expulso contra o Guarany de Bagé por agredir Léo Jaques, retorna à equipe. Além dele, Cleiton, também expulso nesta partida, deve voltar para formar dupla de zaga com Tiago Gaspareto. Assim, Matheus Claus e Yuri devem retornar ao banco de reservas.

A dúvida fica na lateral esquerda. O jovem Nikolas está com a situação indefinida dentro do clube. Com contrato até 2019, ele deve ser emprestado para o Fluminense, do Rio de Janeiro. No entanto, é provável que retorne ao time titular. Yuri, substituto de Cleiton na zaga contra o Santa Cruz, pode ser outra opção para o setor. Badé segue no Departamento Médico.

Do lado do São Gabriel, o zagueiro Charles foi expulso na derrota para o Avenida. O defensor era uma das primeiras opções de Círio Quadros no banco de reservas. De resto, Círio deve ter toda a equipe titular a disposição.

Felipe Müller assume interinamente o comando técnico da equipe (Foto: AI ECP)

ASPAS

“A expectativa é de uma vitória. Este é o jogo da recuperação, para seguirmos a boa campanha que tivemos no começo do campeonato. Sabemos da força do Pelotas e o momento que o clube vive. Mesmo com a troca de treinador, é um time muito forte”, avaliou Círio Quadros em contato com a equipe do Rede Esportiva.

“O Pelotas está perdendo o respeito dos adversários. Conversamos isso, que precisamos colocar mais a alma em campo, ter mais atitude. Na parte tática, a gente vê mais espaço é no setor de meio-campo. Falta compactar mais, o setor do ataque reclamava que o setor defensivo não saía de trás, e a defesa reclamava que o ataque não segurava muito a bola e por isso não podia sair. O meio-campo precisa ser mais povoado e vamos trabalhar em cima disso”, falou Felipe Müller em entrevista coletiva.

São Gabriel

O Tricolor da Fronteira precisa reencontrar o caminho das vitórias. Outrora líder no grupo A, a equipe vem em queda livre na tabela de classificação. Foram duas derrotas nas últimas duas rodadas. Goleada fora de casa para o Inter de Santa Maria e derrota em pleno Sílvio Farias para o Avenida. Agora, ocupa a quarta colocação na tabela de classificação. Com uma derrota, pode despencar para a sétima posição.

Sem grandes destaques, o clube aposta em um elenco mais modesto nesta temporada. No ano passado, a equipe então comandada por Gelson Conte chegou até a segunda fase, mas com desentendimentos no plantel, não conseguiu avançar ao quadrangular final. Em 2017, com Círio Quadros na casamata, a esperança é no articular Rilber e na dupla de ataque Daniel e João Leandro. A defesa, antes o ponto forte, hoje é a mais vazada do grupo A, com 9 gols sofridos em 5 partidas.

blank
Gasparetto marcou na goleada sobre o São Gabriel no ano passado

Último Confronto

Foi de goleada para o Lobão. Aconteceu na segunda fase da Divisão de Acesso do ano passado, na Boca do Lobo. Com Luís Carlos Winck e embalado na competição, o Pelotas atropelou o conturbado São Gabriel, que convivia com rachas no vestiário. Com dois gols de Tinga e um de Tiago Gasparetto, o Lobão aplicou 3 a 0 e confirmou a classificação ao quadrangular final da Segundona 2016.

FICHA TÉCNICA

São Gabriel x Pelotas

Local: estádio Sílvio Faria, em São Gabriel

Horário: 18h30min

Arbitragem: Rafael Klein auxiliado por Daniel Brondani e Rodrigo Dahmer

Pelotas: Rafael; Darlem, Cleiton (Yuri), Gasparetto e Nikolas (Dante); Fábio Rosa, Arílson, Vinicius Martins e Uélison Santana (Ceará); Douglas Mineiro e Brasão. Técnico: Felipe Müller

São Gabriel: Juliano, Deivid (Jocenir), Vagner, Charles e Jaime; Lúcio (Diego Borges), João Felipe, Rilber e Júnior; Daniel e João Leandro. Técnico: Círio Quadros