Pelotas visita Santa Cruz em busca de recuperação na Divisão de Acesso

Autor(a):

Após o empate diante do Guarany de Bagé na Boca do Lobo, o Pelotas tem um novo compromisso nesta quinta pela Divisão de Acesso. O Lobo enfrenta o Santa Cruz, às 20h, no estádio dos Plátanos.

Brasão, de boa partida no domingo, segue no time (Foto:Jessé Krüger/Rede Esportiva)

Apenas um ponto separa as equipes que se enfrentarão logo mais. O Áureo-Cerúleo está na quinta colocação com 5 pontos ganhos e um jogo a menos. Uma vitória esta noite, somada a um tropeço do Inter de Santa Maria pode fazer com que a equipe de Marcelo Rospide termine a rodada como líder do grupo A, já que São Gabriel e Aimoré perderam na rodada.

Já o Galo, que vem de derrota no clássico diante do Avenida, no último domingo, ocupa a sétima colocação do grupo com 4 pontos ganhos. Uma vitória colocaria o Alvinegro na zona de classificação para a próxima fase. Se perder, poderá ser ultrapassado pelo Guarani de Venâncio Aires, que joga nesta quinta diante do Colorado de Santa Maria, e terminar a rodada na lanterna do grupo.

Desfalques e novidades

Após o conturbado empate do último domingo, em que o Pelotas teve três expulsões, o técnico Marcelo Rospide terá trabalho para escalar a equipe que atuará logo mais. Começando pelo goleiro Rafael, expulso após confusão com o atacante Léo Jacques, cumpre suspensão e é desfalque certo. Além dele, Heitor e Cleiton também foram expulsos na última partida e nem viajaram para Santa Cruz.

No gol áureo-cerúleo, finalmente Mateus Claus fará sua estreia. O jovem goleiro estava escalado para atuar em Venâncio Aires, mas com o adiamento da partida, o atleta ficou sem atuar. Na zaga, Yuri é o mais cotado para substituir Cleiton e deve formar a dupla com Gasparetto. No meio campo, Arílson, que não atuou diante do Índio com dores na coxa, está de volta e será titular no meio campo.

Rafael é desfalque para a partida de logo mais (Foto: Vitor Azocar/Rede Esportiva)

Rospide deve manter a mesma formação do último jogo, novamente abrindo mão dos três zagueiros e jogando no 4-4-2, com um losango no meio campo. O provável time deve ter: Mateus, Darlem, Gasparetto, Yuri e Nicolas; Fábio Rosa, Arílson, Vinícius Martins e Uélison Santana; Douglas Mineiro e Brasão.

O Santa Cruz, também terá desfalques para a partida. O centroavante Anderson Catatau, expulso no último domingo, não enfrenta o Lobo. No seu lugar, o técnico Lúcio Collet deverá escalar o atacante Fogaça como homem de referência, deixando o ataque com mais mobilidade. Também suspenso, o zagueiro Caio não joga e dará lugar a Sandro, que formará a dupla de zaga com Marciel, pela primeira vez na competição.

Por outro lado, o Galo poderá ter novidades em relação à equipe do último compromisso. O volante Carlos Eduardo e o meia Alex Goiano que não participaram da partida contra o Avenida devido à lesões musculares, podem estar de volta ao time. A presença de ambos, porém, ainda é incerta. O provável time deve ter: Fernando Costa, Guilherme Sapé, Sandro, Marciel e Allan Cristian; David, Elias, Guilherme Santos(Carlos Eduardo), Alex Goiano e Thiago Saraçol(Rafinha); Fogaça.

Aspas

“É uma equipe que tem qualidade, que tem jogadores com uma certa experiência na divisão de acesso. Não esperamos um jogo tranquilo, pois exatamente vindo de um resultado negativo, eles buscarão a recuperação na sua casa. Nós deixamos escapar pontos importantes no domingo em casa e precisamos buscar fora”. Afirmou o técnico Marcelo Rospide, em entrevista coletiva realizada ontem.

“As expectativas são as melhores, temos que botar em prática contra o Santa Cruz o que não fizemos diante do Guarany, esperamos fazer uma grande partida amanhã. Estamos evoluindo a cada partida”. Disse o artilheiro do time Douglas Mineiro após ser perguntado sobre a partida de logo mais.

blank
Douglas Mineiro é o artilheiro da equipe na temporada. (Foto: Tales Leal/ECP)

“É muito difícil a gente fazer um placar fora de casa com 11, imagina com um a menos em um clássico. A equipe errou bastante, mais do que devia. Precisamos acertar a nossa bola parada, estamos um pouco desatentos. Temos tudo para retomar o caminho das vitórias. Vamos ter que nos abraçar. Sabemos que 3 a 0 nunca é bom, mas tem que doer na alma”, ressaltou o zagueiro Marciel em entrevista para o jornal Gazeta, de Santa Cruz.

“É uma equipe que procura tocar a bola, utiliza bastante os volantes para auxiliar na criação de jogadas e tem como principal jogador o Alex Goiano, todas as jogadas passam por ele. Mais ou menos, o que o Douglas é pro Grêmio, ele que cria as jogadas, é o responsável pelas bolas paradas também”, relatou o repórter da Rádio Gazeta, de Santa Cruz do Sul, Bernardo Miller em entrevista ao Rede Esportiva.

Último confronto

A última partida entre Santa Cruz e Pelotas no estádio dos Plátanos traz boas lembranças aos áureo-cerúleos. No dia 19 de março do ano passado, o Lobo venceu por 2 a 1 em jogo válido pela segunda rodada da primeira fase da Divisão de Acesso. Aos 17 do primeiro tempo, Julinho abriu o placar para os donos da casa aproveitando falha da zaga. No segundo tempo, Marques, aos 19 e aos 40 minutos virou o jogo para os visitantes. O goleiro Rodrigo, do Pelotas, ainda defendeu um pênalti batido por Fábio Buda.

FICHA TÉCNICA

Santa Cruz: Fernando Costa, Guilherme Sapé, Sandro, Marciel e Allan Cristian; David, Elias, Guilherme Santos(Carlos Eduardo), Alex Goiano e Thiago Saraçol(Rafinha); Fogaça. Técnico: Lúcio Collet

Pelotas: Mateus, Darlem, Gasparetto, Yuri e Nicolas; Fábio Rosa, Arílson, Vinícius Martins e Uélison Santana; Douglas Mineiro e Brasão. Técnico: Marcelo Rospide

ARBITRAGEM

Lucas Matheus Silva, auxiliado por Diego de Oliveira e Daniel Gomes Fraga.