Que esta história não se repita – 1ª Parte

Autor(a):

Neste domingo, o glorioso Lobo da Avenida Bento Gonçalves enfrentará o Guarany de Bagé pelo Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso. Este confronto é um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul por reunir duas agremiações que já conquistaram o título estadual, aliás, o time de Bagé conquistou a láurea maior do futebol gaúcho em duas ocasiões, feito conseguido apenas pela dupla GreNal.

Dentre os inúmeros enfrentamentos entre pelotenses e bageenses vale destacar um jogo ocorrido no dia 16 de junho de 2006 e, que a exemplo do próximo encontro, também valia pelo Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso. Este Pelotas e Guarany foi realizado na cidade de Bagé e valia pela última rodada do Octogonal Final da competição, que já estava parcialmente decidida, pois o Guarani de Venâncio Aires já havia conquistado o acesso. Assim, faltava definir o outro promovido à principal divisão gaúcha e também o campeão do certame.

O Guarany de Bagé era o principal interessado no jogo, pois necessitava apenas de um empate para garantir a vaga no Gauchão de 2007, retornando ao convívio dos grandes do Estado após mais de duas décadas. E, se vencesse a peleia contra o Pelotas, poderia garantir o título caso o time de Venâncio Aires fosse derrotado.

Para o Pelotas a partida valeria como a última chance de terminar de forma honrosa o difícil campeonato de 2006, quando o Lobo sequer passou da primeira fase da Divisão de Acesso, mas conseguiu chegar ao Octogonal Final porque saiu vencedor da Repescagem prevista no regulamento daquela competição. O Lobo de 2006 não deixou grandes marcas e dentre seus atletas vale destacar

o goleiro Cássio Ferrari, já veterano, que foi um dos poucos pontos positivos da trajetória áureo – cerúlea.

Quanto ao jogo em si aconteceu o que quase todos esperavam, o time de Bagé venceu por 3×1. Esta vitória possibilitou a mudança de divisão do vermelho e branco da Rainha da Fronteira e combinado com a derrota do Guarany de Venâncio Aires para o Inter santamariense definiu o título a favor do algoz do Lobo. Uma derrota para ser esquecida e exorcizada com uma vitória do Pelotas no confronto deste final de semana.