Wender: “Tem uma diferença de jogar aqui no Brasil”

Autor(a):

Um dos jogadores com mais tempo de casa, Wender foi um dos escolhidos para dar entrevista coletiva no Bento Freitas na tarde desta quinta-feira (02). O tema principal da conversa foi o São Paulo, adversário do próximo domingo, no Bento Freitas. Em 2016, foi exatamente contra o Rubro-Verde que o Brasil emplacou a primeira vitória no Campeonato Gaúcho, episódio que não passou batido ao longo dos 7 minutos de entrevista.

Com a suspensão de Éder Sciola, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Internacional, no sábado, o experiente lateral-direito deve figurar entre o onze inicial em jogos oficiais pela primeira vez no ano. Questionado sobre o que o seu tempo de Xavante pode contribuir para ajudar os atletas mais novos, destacou: “Tem uma diferença de jogar aqui no Brasil”.

Preparação para o jogo

Bastante motivado, não só eu como a equipe toda. Vai ser um jogo difícil, como os outros têm sido. É um clássico, esperamos fazer um bom jogo e alcançar o nosso objetivo, que é vencer.

São Paulo

Me vem a cabeça um jogo truncado, pegado, de Gauchão. Temos que colocar nossa qualidade em prática, o que o professor vem passando pra nós, trabalhando posse de bola, ligação direta, com velocidade e contra-ataque. É jogo de Gauchão. Dentro de casa precisamos fazer um bom jogo e vencer.

Longevidade no Brasil

Tenho passado por tudo, não só eu como também os outros atletas que estão há mais tempo e o professor, tivemos momentos ruins e bons. A competição está nivelada. Quando chega o momento mais difícil, encarar e saber como se joga no Brasil… tem uma diferença de jogar aqui no Brasil, é pouco trabalho pra esses jogadores que chegaram. Mas domingo todos vão fazer um bom jogo e conseguir o nosso objetivo.

2016 e a recuperação contra o São Paulo

É uma rivalidade. Ano passado era uma situação parecida, fomos lá e conseguimos vencer. Não que se afunda quem perder, mas se distancia da ponta da tabela, e  o nosso objetivo é ficar mais próximo da ponta e na zona de classificação. Estamos encarando como encaramos todos os outros jogos.

Condição física

Às vezes o que atrapalha é o ritmo de jogo, sem ter uma sequência de jogos. Mas estou bem, tenho entrado nos jogos, me doado. Espero não ter nenhum problema na parte de aguentar os 90 minutos.

Tensão

Se pudéssemos jogar todos os dias… jogador quer jogar. Quando tu tens uma sequência domingo-quarta, sempre é bom, ter os jogos próximos, Mas com esse intervalo é bom pra trabalhar a equipe. Até estamos falando aqui, mas não tem nada definido se vou jogar.

Regularidade

É o treinamento. Claro, ter uma boa alimentação, um repouso, se cuidar… O que eu falo também, pra nós jogadores que temos uma certa idade, é que no futebol muitas vezes há uma descriminação por o atleta ter atingido uma certa idade. Mas esse trabalho que o professor passa pra gente, tu sempre vais trabalhar em cima daquilo e vais estar bem.