Confronto recente, mas com muita rivalidade

Autor(a):

Neste domingo de Páscoa, o estádio da Boca do Lobo acompanhará um confronto decisivo para o futuro do Pelotas no Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso. O Lobo da Avenida Bento Gonçalves enfrentará o Esporte Clube São Gabriel e necessita da vitória para continuar mantendo as esperanças de classificação à fase decisiva da competição e, ao mesmo tempo, escapar da ameaça de um catastrófico rebaixamento à Terceirona.

Na história dos campeonatos gaúchos de todas as divisões, o Lobo já enfrentou times de São Gabriel em 19 oportunidades. Na década de 1950, o Pelotas fez uma semifinal de Gauchão contra o Cruzeiro, também áureo-cerúleo, e obteve dois triunfos. Depois, já no início do século XXI, o Pelotas se encontrou nos Gauchões de 2003 e 2004 com o São Gabriel Futebol Clube, uma agremiação que nada tinha haver com a Associação São Gabriel, que disputou o Gauchão de 1981 e também não tem nenhuma ligação com o atual Esporte Clube São Gabriel, adversário do Pelotas no início da noite deste domingo.

O confronto entre Pelotas e Esporte Clube São Gabriel é recente, iniciou-se em 2015, mas já aconteceu 9 vezes e mostra um equilíbrio total, afinal são duas vitórias para cada lado e 5 empates. Já os ataques também funcionaram de forma igual nestes embates, são 10 gols para cada lado.

Mas a rivalidade incendiou de vez no último confronto de 2015, quando São Gabriel e Pelotas se enfrentaram na penúltima rodada da segunda fase da Divisão de Acesso. O Pelotas necessitava da vitória para continuar sonhando com a vaga na fase decisiva, tentando reviver o bom momento da fase inicial, quando o Lobo fez a melhor campanha, terminando invicto este estágio. Mas não foi o que aconteceu ao final dos 90 minutos, em jogo nervoso e catimbado, a equipe da “Terra dos Marechais” venceu por 3×1 e enterrou de vez as pretensões do Lobo na Divisão de Acesso de 2015.

No ano seguinte, no primeiro confronto, o Pelotas foi derrotado por 2×0, em plena Boca do Lobo. A escrita continuava, com o aúreo-cerúleo sem conseguir vencer a equipe de São Gabriel. Depois de mais dois empates, um deles o histórico 3×3 em que o Pelotas foi buscar o resultado, em pleno Sílvio Faria de Corrêa, na cidade de São Gabriel.

Mas, finalmente, a vitória sorriu para o Lobo no dia 1 de junho de 2016, no último confronto entre as duas equipes no ano passado, válido pela segunda fase da Divisão de Acesso. O Pelotas teve uma atuação quase perfeita e terminou a primeira etapa vencendo por 2×0. No segundo tempo o Lobo administrou o resultado e ainda ampliou a vantagem. Tinga com dois gols e Tiago Gasparetto fizeram a alegria dos torcedores áureo-cerúleos.

E este jogo foi marcante por dois motivos, pois além de ter sido o primeiro triunfo do Pelotas contra o Esporte Clube São Gabriel, depois de um incômodo jejum de sete partidas, também classificou o Lobo para o Quadrangular Final da Divisão de Acesso de 2016. Naquele momento, a vitória do Pelotas permitiu a manutenção do sonho da volta à Divisão Especial do Gauchão.