Torneio de Futebol de Mesa integra programação dos 200 Anos de Pelotas

Autor(a):
Modalidade é reconhecida pelo Ministério dos Esportes

A abertura oficial ocorreu na sexta-feira (27), porém a “bola rola” neste sábado (28) a partir das 8h no Clube Caixeral. Em parceria com a Associação Pelotense de Futebol de Mesa (APFM) e Caixeral, a prefeitura realiza o Torneio de Futebol de Mesa Pelotas 200 anos. O evento reunirá 32 botonistas.

A iniciativa do torneio partiu da Superintendência do Desporto e Lazer da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), que já realiza um projeto de Futebol de Mesa no Colégio Municipal Pelotense.  A competição está inserida na programação esportiva do bicentenário da cidade, que tem o objetivo de contemplar as mais variadas modalidades esportivas.

Os participantes estarão divididos em quatro grupos com quatro equipes, por modalidade, cavado e liso. O título será disputado em 12 rodadas. A premiação envolve troféu e medalhas.

O esporte

 

Décourt é o percursor do esporte no Brasil

 

Não se sabe com certeza  onde e como surgiu o futebol de botão, hoje futebol de mesa. Certo é que o futebol foi a grande inspiração para criação do esporte. No entanto existem três hipóteses:

1º – O esporte teria  origem no antigo jogo de “pulga”, bastante popular na Europa. O objetivo era pressionar uma ficha com outra fazendo com que esta saltasse para um determinado alvo, o gol, que seria um recipiente feito de vidro, madeira, plástico ou até papelão, sobre uma superfície lisa coberta por um tecido.

2º – Outro versão diz que o futebol de botão vem de uma brincadeira de criança onde se utilizava três tampinhas de garrafa. Com o dedo o jogador tinha que fazer passar uma das tampinhas entre as outras duas, por três vezes, sem esbarrar nas demais até chegar ao seu alvo, que seria o gol.

3º – Na terceira hipótese, o jogo teria sido inventado em 1930 pelo paulista  Geraldo Cardoso Décourt,  um dos grandes precursores do esporte no país. Contam que no início ele utiliza botões de cueca para formar os times, mais tarde passou a usar os botões das calças. Dessa brincadeira teria surgido o jogo de botões. Por isso, no ano de 2001, o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, oficializou o dia 14 de fevereiro, data do nascimento de Décourt, como “dia do botonista”.

Na atualidade o Futebol de Mesa é um esporte reconhecido pelo Ministério dos Esportes. Considerado de alto rendimento, conta com um grande número de adeptos no Brasil e no exterior. Em Pelotas você pode  ter mais informações  sobre  o futebol de botão, na Associação Pelotense de Futebol de Mesa(APFM), Praça Coronel Pedro Osório, 106, centro, 4º andar. Ou acessando o blog da associação apfmfutmesa.blogspot.com.br.