O clima era ótimo. Nicolau Fico cheio, torcida apoiando o Fantasma para conseguir mais uma vitória na competição e assim garantir a classificação para a fase final. Porém, esqueceram de avisar uma das partes do espetáculo: o Esportivo. Os visitantes mostraram um futebol de excelente qualidade e venceram com muita autoridade o Tricolor. Com os três pontos o Esportivo se tornou a primeira equipe matematicamente garantida no quadrangular final da Segundona.
A tarde poderia ter sido pior, mas a derrota do Guarany de Camaquã para a equipe do Inter-SM, manteve o Farroupilha na zona de classificação. Na última rodada o Farrapo ainda depende apenas de si para chegar ao quadrangular final.
O JOGO
A equipe de Bento Gonçalves começou dominando as ações ofensivas, usando da velocidade dos atacantes Cassiano e Zeferino para assustar a defesa tricolor. Mas a primeira chance do jogo foi do Farrapo, aos 12 minutos Fábio Alemão recebeu lançamento de costas pro gol, matou no peito e chutou. A bola assustou o goleiro Fabiano. O Farrapo cresceu no jogo e poderia ter aberto o placar aos 17, quando Kesler, em ótima jogada pela direita cruzou para trás, Marco Antonio chutou para um milagre do goleiro do Esportivo. No rebote, Fabio Alemão sem goleiro empurrou para o gol e o zagueiro Ediglê tirou a bola em cima da linha. Porém, quando o Farrapo vinha melhor no jogo, o Esportivo em um contra-ataque, abriu o placar aos 30 minutos. A jogada iniciou com Rodrigo Zeferino pela esquerda, que rolou para trás para o lateral esquerdo, Raone, que chutou para defesa de Fernando Costa. No rebote, Rodrigo Zeferino estufou a rede do Farrapo. 1 a 0 para a equipe da Serra.
A resposta tricolor veio rápida. Aos 34 minutos, após cobrança de falta de Fabrício, Jonas subiu para desviar de cabeça sem chances para goleiro.1 a 1. Após o gol as equipes diminuiram um pouco o ritmo da partida. Quando tudo se encaminhava para um empate no fim da primeira etapa, o Esportivo voltou a liderar o placar. Aos 47 minutos, após cobrança de escanteio de Rafael Bittencourt, Raone subiu livre na área para fazer 2 a 1.
No intervalo, o técnico Badico sacou o volante Jonas para colocar o atacante Jone, no intuito de tornar maior a presença ofensiva da sua equipe. A alteração não surtiu muito efeito, com falta de criatividade no meio campo, a equipe tricolor esbarrou numa marcação impecável da equipe do Esportivo, que aproveitava de seus atacantes rápidos para nos contra-ataques levar perigo ao gol tricolor.
O Farroupilha vivia na base dos chutes de média distancia e das bolas paradas, mas nada que assustasse o time da serra. Aos 27 minutos, após cobrança de falta, Ediglê subiu mais alto que todo mundo e ampliou o marcador para o Esportivo: 3 a 1.
O Farroupilha acordou na partida e ainda buscava um gol para voltar ao jogo. Aos 33 minutos, após cobrança de falta, o centroavante Fábio Alemão cabeceou no ângulo. Desta vez a bola parou na excelente defesa do goleiro Fabiano. O gol poderia ter vindo também com Fabrício, o lateral esquerdo, quase encobriu o goleiro Fabiano após tentar fazer um cruzamento. A bola tomou uma curva e por pouco não entrou. Porém, aos 43 minutos, veio o golpe de misericórdia. Maranhão foi acionado entre os zagueiros do Farroupilha, cara a cara com Fernando Costa ele encobriu o goleiro para fazer 4 a 1. Assim liquidando a fatura no Nicolau Fico. O torcedor que foi embora após o quarto gol do Esportivo, não viu o segundo do Farrapo. Fernandinho, que entrou no segundo tempo, descontou de cabeça após cobrança de escanteio. Resultado final 4 a 2 para o Esportivo.
A equipe da serra está matematicamente classificada para o quadrangular final, já o Farroupilha continua ocupando a segunda colocação da Chave 4 e precisa de uma vitória simples contra o Glória, em Vacaria, para se garantir no quadrangular final da Segundona Gaúcha
Ficha técnica:
Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho 2012
Local: estádio Nicolau Fico – em Pelotas
Arbitragem: Fabricio Neves Correa, auxiliado por Alduíno Mocelim e Sedenir Martins.
Farroupilha: Fernando Costa; Pedro Jr, Heberson, Evandro, Fabrício; Jonas(Jone), Wagner Rincon(Carlos Alberto), Evandro Rodrigues, Marco Antônio(Fernandinho); Kesler e Fábio Alemão. Técnico: Badico
Esportivo: Fabiano; Ediglê, Fabio Oliveira, Victor(Juliano); Anderson Feijão, Dirley, Mateus, Raone, Rafael Bittencourt; Rodrigo Zeferino (Lucas), Cassiano (Maranhão). Técnico: Luis Carlos Winck
Cartões Amarelos: Farroupilha: Héberson, Evandro Nunes – Esportivo: Dirley, Mateus, Rodrigo Zeferino e Cassiano
Gols: Esportivo: Rodrigo Zeferino, Raone, Ediglê e Maranhão – Farroupilha: Jonas e Fernandinho