Três listras na Avenida

Autor(a):

Por Pedro Petrucci

Um logo em forma de trevo ou as conhecidíssimas três listras. Através destas semiologias é quase impossível não identificar a marca. Com um faturamento em 2011 na casa dos 13 bilhões de euros e previsão de grande aumento ao fim de 2012 – devido a Eurocopa e aos Jogos Olímpicos, é fornecedora de material esportivo da FIFA e UEFA; de craques como Lionel Messi, Kaká, Beckham, Xavi, van Persie e Luis Suárez; das seleções da Argentina, Alemanha e Espanha; dos gigantes Real Madrid, Milan, Bayern de Munique, Lyon e Chelsea, e dos brasileiros Fluminense e Palmeiras. Para 2013, a marca resolveu aumentar suas ações no Brasil e fechou contrato com Flamengo e Pelotas.

Time do Pelotas em 1984. Em pé: Eduardo Pereira, Flávio, Claudenir, Sérgio Peres, Juarez e João Carlos. Agachados: Celso Guimarães, Paulo Ricardo, Edésio, Ademir Alcântara e Jorge Luis Loco.

Sim, o Lobão agora é Adidas. E está enganado quem pensa que é a primeira vez que a empresa alemã desembarca na cidade. No Campeonato Gaúcho de 1984, o mesmo Pelotas usou em duas partidas uniformes com as três listras. “Usamos Adidas em 1984, em dois jogos do Gauchão, num contrato curto que ajudou o clube”, frisou o presidente Roberto Larrossa. Naquele ano o áureo-cerúleo teve um bom desempenho na competição, terminando em 6º lugar. Porém o maior destaque foi o Mestre Ademir Alcântara, sendo artilheiro com 21 gols. “Ter Adidas na camiseta, ainda mais naquela época, foi valorizado por todos os atletas, pois poucos clubes brasileiros usavam a marca, mesmo que tenham sido apenas dois jogos”, lembrou Eduardo Pereira, zagueiro daquele time.

Camisa azul usada pelo Lobão em 84

A negociação durou bastante tempo. Desde o final de 2011 já existiam rumores acerca da vinda da marca para o estádio Boca do Lobo. A expectativa do torcedor aumentou quando, em setembro de 2012, o diretor de marketing Lúcio Barreto publicou uma foto em seu Twitter. Foto de uma provável sede em terras brasileiras da marca criada pelos irmãos Dassler. Depois de bastante suspense, hoje (21), enfim, foi feito o anúncio oficial. O assessor da presidência, Cesar Cidade Dias, participou da negociação, assim como Barreto, e está feliz com o resultado: “É uma prazer imenso e um orgulho grande fazer este anúncio”, disse Dias. “Além de fornecer o material esportivo, a marca contribuiu para a contratação de muitos jogadores e também atraiu outros patrocinadores”, concluiu.

O contrato do Pelotas com a Adidas terá duração de três anos. Até 2015 o azul e ouro será o único clube do interior que vestirá as três listras. E em breve serão mais de 30 diferentes produtos disponíveis na Lobomania. A partir de amanhã (22), os atletas já começam a usar o material de treinamento. O fardamento oficial tem previsão de chegada para o dia 15 de janeiro. Apesar disso, o departamento de marketing e o quadro social já prepararam uma promoção para os sócios. Foi disponibilizado um estoque de 600 camisas para os 600 primeiros sócios que anteciparem a anuidade 2013. Em janeiro, apenas os sócios com a mensalidade em dia terão direito a compra da camisa.