Tudo igual na Baixada

Autor(a):

Em mais um amistoso disputado pelo Brasil no Bento Freitas, na pré-temporada visando a Série A2 do Gauchão, a equipe rubro-negra recebeu o Internacional de Santa Maria, e empatou pelo placar de 1 a 1. O gol Xavante foi marcado pelo atacante Éder Machado, na primeira etapa. Num jogo de muita disputa e passes errados de ambos os times, os comandados do técnico Rogério Zimmermann realizaram o quinto teste antes da estreia do GEB na Série A2, marcada para o dia 17 de março, em Santa Maria no estádio dos Eucaliptos, diante do Riograndense. A próxima partida amistosa está agendada para quarta (6) às 20h no estádio Bento Freitas, quando a equipe enfrenta o Cerro Largo, time da primeira divisão do campeonato uruguaio.

O JOGO

Em uma tarde bastante nublada, a partida começou quente. Logo aos 2 minutos, Éder Machado fez jogada na direita, cruzou pra área, e Alex Amado tentou de cabeça, mas a zaga colorada mandou pra escanteio. O Brasil começou em cima. Mas quem abriu o placar foi o Internacional. Aos 15, no primeiro lance de ataque do adversário, Rossi pegou de primeira o rebote vindo da área e mandou uma bomba, a bola entrou no ângulo sem chances para o goleiro Luiz Muller. O Xavante não sentiu o gol, e seguiu pressionando. Aos 26, depois da cobrança de falta de Éder Machado, Alex Amado entrou na área e tocou por cima na saída do goleiro, a bola foi na rede pelo lado de fora.

Aos 28, Taffarel cruzou da direita e Éder Machado ia marcar o gol, mas o goleiro Jair saiu nos pés do atacante rubro-negro e salvou o Inter. Aos 37, Canhoto cobrou falta de fora da área, e Renato Martins cabeceou na pequena área, a bola saiu pelo lado da trave do adversário. Aos 39, Renato Martins lançou Alex Amado dentro da área, e cara a cara com o goleiro, Jair salvou o colorado evitando o gol Xavante. A pressão finalmente deu resultado. Aos 41, Alex Amado foi lançado na esquerda, o atacante levou até a linha de fundo e cruzou rasteiro, Éder Machado só teve o trabalho de empurrar para a rede, empatando o jogo na Baixada.

Na volta do segundo tempo, a partida recomeçou bastante equilibrada, com a equipe adversário saindo mais para o ataque. Aos 15 minutos, o técnico Rogério Zimmermann tirou o lateral Taffarel e colocou o atacante Márcio Jonatan, jogando o time para o ataque. Aos 28, em um contrataque colorado, Wesley entrou sozinho na área Xavante, e Luiz Muller saiu nos pés do jogador, salvando o Brasil de tomar o segundo gol. Com muita marcação e passes errados, a partida esfriou com poucas chances de gol para os dois lados.

Aos 36, Maicom Sapucaia, que entrou no lugar de Canhoto, e fez sua estreia com a camisa rubro-negra, cruzou da esquerda, e dentro da área Ricardo Schneider, que havia entrado no lugar do xará Ricardo Bierhals, cabeceou por cima da meta do Inter. E no último lance do jogo, aos 46, Márcio Jonatan dentro da área conseguiu roubar a bola do goleiro Jair e marcou o gol, mas o árbitro da partida parou o lance pois havia um jogador do colorado caído no gramado, gerando bastante reclamação por parte do time Xavante.

Final de partida na Baixada, e placar com um gol para cada lado. Após a realização do quinto teste visando a estreia da equipe na Série A2 do Campeonato Gaúcho, o Brasil recebe na próxima quarta (6) a equipe uruguaia do Cerro Largo, que disputa a primeira divisão do campeonato nacional do país vizinho, a partir das 20h no estádio Bento Freitas.

Carlos Insaurriaga – AI GE Brasil