Brasil perde o último amistoso

Autor(a):
Éder Machado fez o gol do Brasil

No jogo que era o de quatro mil da história do Xavante, a atuação até foi boa, mas a vitória não veio. Depois de arrancar vencendo, o Brasil não segurou o Canoas, que acabou virando a partida e venceu o Xavante por 2×1. Mesmo assim, logo após o apito final de Jean Pierre Gonçalves Lima, os torcedores presentes no Bento Freitas aplaudiram os jogadores do Brasil, tendo em vista a ótima atuação do grupo rubro-negro, e as muitas chances de gol que apareceram.

O primeiro tempo foi bom. Um jogo literalmente aberto, mas com poucas chances claras de gol. O meio-campo do Brasil funcionava bem, com os volantes saindo para o jogo e aparecendo para tabelar na frente com os jogadores do setor ofensivo, fazendo com que o setor defensivo do Canoas se atrapalhasse na hora de encaixar a marcação. E o gol saiu desta maneira: Canhoto começou jogada pela direita e “esticou” o passe até a linha de fundo. Éder Machado conseguiu alcançar, e de letra tocou para Wender, que foi derrubado dentro da área. Jean Pierre acertadamente marca pênalti, que Éder Machado cobra forte e faz o gol. Brasil 1×0. Depois disso, os vistantes ainda empataram com Hiago. O camisa 11 aparou passe pela direita, cortou para o meio e desferiu forte chute. Luiz Muller ainda tocou na bola, mas não consegui evitar o gol do Canoas. Era o gol de empate: Brasil 1×1 Canoas.

A segunda parte do jogo foi ainda melhor. O técnico do Canoas, Carlos Moraes, efetuou muitas alterações “renovando” o fôlego da equipe. Já Rogério Zimmermann promoveu três mudanças que também deram outra cara ao Brasil: Maicom Sapucaia, Márcio Jonatan e Brasão. O trio tomou conta das ações ofensivas da partida e por muito pouco o Brasil não fez o segundo gol com eles: Márcio Jonatan e Sapucaia, em uma oportunidade e Brasão em três, levantaram os poucos torcedores presentes no Bento Freitas. E mesmo com toda pressão do Brasil, quem marcou foi o Canoas: Após tabelar com Morais, Hiago entrou em altíssima velocidade pela direita e cruzou rasteiro para área, onde achou o mesmo Morais que só escorou para o fundo das redes e fez Canoas 2×1.

O Xavante ainda tentou empatar, mas não conseguiu. A derrota para o Canoas, foi o último teste antes da estreia na Série A-2. O técnico Rogério Zimmermann, após o jogo, avaliou o teste: “É óbvio que eu quero ganhar sempre. Fizemos uma boa partida no primeiro tempo, mas no segundo tempo fomos ainda melhores. Logicamente que sei onde temos que melhorar, mas essa manifestação do torcedor após o jogo foi impressionante. Eu não lembro de ter ouvido aplausos após uma derrota. Claro, teve o jogo com o Juventude, que perdemos e ficamos com o vice da Copa Hélio Dourado. O torcedor aplaudiu, mas aplaudiu o contexto. Mas hoje, realmente foi incrível.” – completou o treinador.

Ficha Técnica

Amistoso

Brasil 1×2 Canoas

Data: 9 de março de 2013

Horário: 15:30

Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas(RS)

Gols: Éder Machado(20:00/1t), Hiago(31:00/1t) e Morais(31:00/2t)

Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por Itatiã Nunes e Ilson Ramires

Cartões Amarelos: Ricardo Schneider, Leandro Leite, Washington, Wender e Brasão(B) e Gustavo Castro e Ricardo(C)

Brasil: Luiz Muller; Taffarel(Maicom Sapucaia), Cirilo, Fernando Cardozo e Ricardo Schneider(Ricardo Bierhals); Leandro Leite, Washington, Wender e Leandro Canhoto; Alex Amado(Márcio Jonatan) e Éder Machado(Brasão). Técnico: Rogério Zimmermann.

Canoas: Anderson(Ricardo Gral); Diogo(Fabinho)(Xavier), Nilo(Mateus Sehbe), Gustavo Castro e Júlio(Hugo); Nathan, Jonas, Felipe Oliveira(Fábio Santos) e Ricardo(João); Hiago e Ederson(Morais). Técnico: Carlos Moraes.

Eduardo Torres