Brasil vence e respira

Autor(a):

Pela quarta vez no ano, Brasil e Bagé se enfrentaram. Assim como no primeiro turno da Copa Sul Fronteira, o Brasil saiu com o resultado positivo novamente, 1 a 0. O gol foi marcado por Gustavo Papa. A partida, realizada nesta quarta (2), era válida pela segunda rodada do segundo turno da Copa Sul Fronteira e marcou a estreia Xavante neste turno da competição. Agora as atenções no Estádio Bento Freitas se direcionam para a capital gaúcha, onde, na próxima sexta-feira (4), às 15h30, no estádio Passo DAreia, o Brasil enfrenta o Internacional pelas quartas de final da Copa Willy Sanvitto.

Imagem01

Gustavo Papa marcou o gol da vitória Xavante sobre o Bagé, em uma cabeçada certeira, longe do alcance do goleiro. Foto: Italo Santos

Enfrentando uma maratona de jogos nesta semana, o Brasil entrou em campo com uma equipe modificada e criou algumas oportunidades na primeira etapa. As duas melhores chances foram com Joelson, que dentro da área bateu ao lado do gol de Samuel, e Márcio Hahn, que desperdiçou o contra-ataque rápido.

Se o primeiro tempo foi morno, a segunda etapa teve duas bolas na rede. As duas com Gustavo Papa. Na primeira, o auxiliar Solano de Oliveira anulou o gol do camisa 9 Xavante. Mas na segunda, após cruzamento do jovem Axel – atleta do Sub20 rubro-negro -, o centroavante com apelido de pontífice empurrou a bola para as redes e fez o único gol da partida.

O JOGO

Com um time modificado, devido à maratona de jogos que enfrenta esta semana, o Brasil não criou tantas oportunidades no início da partida. Mas nem por isso deixou de ser superior no jogo. Aos 5 minutos, Edu Silva cobrou falta pela direita, Taffarel ajeitou e Gustavo Papa bateu fraco, para fácil defesa de Samuel. Dois minutos depois, Tiago Rannow cobrou falta frontal e Gustavo Papa desviou a bola pela direita do gol jalde-negro.

Aos 20, Tiago Rannow, em cobrança de lateral, deixou Joelson com a bola no meio da área. O atacante Xavante se livrou da marcação e bateu para o gol. A bola passou raspando a trave direita de Samuel. Aos 31, em contra-ataque rápido, Gustavo Papa tocou para Joelson, que partiu em velocidade e deixou para Márcio Hahn. O camisa 7 rubro-negro, dentro da área, tocou fraco para o gol e Samuel ficou com a bola, na boa oportunidade da equipe da casa.

Imagem01Axel, atleta do Sub20 Xavante, entrou no segundo tempo, teve grande atuação, e fez o cruzamento perfeito para o gol de Gustavo Papa. Foto: Italo Santos

Aos 35, Tiago Rannow chutou de longe e assustou os comandados do técnico Badico. E assim, com poucas oportunidades de gol, o primeiro tempo terminou sem ninguém balançar as redes no Estádio Bento Freitas.

Logo no primeiro minuto da segunda etapa, o Brasil balançou as redes. Tiago Rannow cobrou falta da esquerda e Gustavo Papa desviou de cabeça, mas o auxiliar Solano de Oliveira marcou um empurrão do camisa 9 Xavante e anulou o que seria o primeiro gol na Baixada. Aos 9, Gustavinho cobrou escanteio pela direita e, na primeira trave, Ricardo Schneider desviou de cabeça, com perigo. Quase gol rubro-negro.

Aos 29, Tiago Rannow, em falta frontal e perigosa, acertou a barreira. Quatro minutos depois, em nova falta frontal, foi a vez de Gustavinho acertar a barreira e desperdiçar uma boa chance. Mas a bola, que teimava em não entrar no gol do Bagé, foi vencida por Gustavo Papa. O jovem Axel, da equipe Sub20 Xavante, foi à linha de fundo e cruzou na cabeça do atacante Xavante. Ele subiu mais alto que todos e cabeceou para o fundo do gol de Samuel. Brasil 1 a 0.

Aos 38 minutos, Gustavinho, na última grande jogada da partida, partiu em velocidade e bateu forte para o gol. A bola passou raspando o travessão de Samuel. E assim, com um único gol na partida, o Brasil voltou a somar três pontos no Bento Freitas, na estreia da equipe no segundo turno da Copa Sul Fronteira.

Agora, as atenções do Brasil voltam-se para mais uma decisão na semana. Já na próxima sexta (4), os rubro-negros irão até Porto Alegre, onde, no Passa DAreia, enfrentam a equipe do Internacional, pelas quartas de final da Copa Willy Sanvitto. O jogo começa às 15h30.

RETORSPECTO BEM POSITIVO

Após a partida, na entrevista coletiva, o técnico Rogério Zimmermann levantou um dado interessante da equipe rubro-negra quando questionado sobre a fase atual do time: Depois da derrota do Brasil para o Avenida, nas quartas de finais do segundo turno da Série A2 do Gauchão, onde a equipe Xavante foi campeã da competição, o Brasil completou, no dia de hoje diante do Bagé, a marca de 19 partidas. E, deste número, 13 são vitórias, 5 empates, e apenas uma derrota. Esses dados mostram bem a fase do Clube do Povo.

Jonathan Silva, AI GEB