Nesta quarta-feira (30/10), Pelotas e Farroupilha se enfrentaram no estádio Nicolau Fico para decidir quem seria o último finalista do returno da Copa Fronteira Sul. Mesmo tendo a vantagem do empate, por ter vencido o jogo da ida por 2 a 1, o Pelotas foi para cima do Farrapo e venceu novamente. O 1 a 0, com gol de pênalti de Tiago Gaúcho, coloca o Pelotas em condições de disputar o título do segundo turno e da Copa Fronteira Sul, em dois clássicos Bra-Péis.
PRIMEIRO TEMPO MOVIMENTADO
O Pelotas começou o segundo tempo em cima e logo aos dois minutos já criava a primeita chance: após jogada tramada com Felipe Garcia, Régis finalizou para fora, mostrando o cartão de visitas áureo-cerúleo. Mas a primeira chance clara viria com Gilmar. Aos nove minutos, o centroavante que voltou ao time após lesão, recebeu livre dentro da grande área, mas chutou em cima do goleiro Diego, que fez boa defesa.
O Farroupilha respondia a altura, aos 21 minutos. Carlos Alberto cobrou falta com efeito na área e Wagner Rincon pegou de primeira acertando a trave. No rebote, Rudieri isolou a bola.
Mas era o Pelotas quem comandava as ações ofensivas na partida e aos 30, quase abriu o placar. Após cobrança de escanteio de Régis, Gilmar saltou mais alto que todo mundo cabeceando a bola pro chão. A bola só não entrou porque o goleiro Diego operou um milagre, salvando o Farroupilha de sofrer o primeiro gol.
Na sequência do lance, houve ainda reclamação por parte da torcida áureo-cerúlea, que queria um pênalti em Igor.
O Pelotas ainda teve outra chance aos 35, quando Jefferson Luís cobrou falta da entrada da área, mandando a bola muito perto do gol de Diego.
FARROUPILHA COMEÇA MELHOR A SEGUNDA ETAPA
Na volta do intervalo, Géverton Duarte promoveu três alterações na equipe: Rafael Pelezinho, Roger Bastos e Miro, entraram para aumentar o ímpeto ofensivo da equipe tricolor. E a mexida deu certo, logo aos dois minutos, Roger Bastos criava a primeira chance da etapa complementar, após se livrar da marcação e do lado direito da intermediária arriscar um chute que passou longe do gol de Paulo Sérgio.
Aos 15, o goleiro do Pelotas, Paulo Sérgio, teve que trabalhar pela primeira vez. Após cobrança de falta no segundo pau, Fuca cabeceou para o meio da área buscando Wagner Rincon, que faria o gol se não fosse a arrojada intervenção do goleiro áureo-cerúleo.
PELOTAS RETOMA O CONTROLE E DEFINE CLASSIFICAÇÃO
A oartir da segunda metade do segundo tempo, o Pelotas conseguiu retomar o controle das ações, marcando o gol da vitória. Aos 27 minutos, o recém egresso na partida, Mithyuê fez boa jogada, lançando Felipe Garcia. O atacante foi derrubado na área por Wagner Rincon e o árbitro Maicon Zuge, marcou o pênalti.
Tiago Gaúcho cobrou com perfeição para colocar o Pelotas na frente e praticamente garantido na final da competição. Após o gol, o abatimento era visível na equipe tricolor, que errando muitos passes no meio campo acabou dando chances para contra-ataques áureo-cerúleos. Aos 33 minutos, em um desses contra-ataques, Gilmar deu uma meia lua no marcador e chutou duas vezes, para duas grandes defesas do goleiro Diego.
O goleiro tricolor ainda brilhou novamente aos 44 minutos do segundo tempo. Após jogada de Elton, Ramon recebeu na área e chutou forte, obrigando Diego a fazer excelente defesa. No rebote a bola caiu nos pés de Kayron, que com o gol aberto perdeu um gol incrível.
AGORA É BRA-PEL!
O Pelotas terá duas chances de ser campeão da Copa Fronteira Sul em cima do maior rival. Caso vença a final do segundo turno, o Lobão consegue o título antecipado da competição. Caso o Brasil seja o campeão do segundo turno, mais dois Bra-Péis irão decidir, quem fica com o título da Copa Fronteira Sul, já que o Pelotas foi o campeão do primeiro turno.
O campeão da Copa Fronteira Sul, tem vaga garantida na Super Copa Gaúcha que será disputada em Pelotas nos dias 15 e 17 de novembro. A Super Copa Gaúcha dá uma vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2014.
ficha técnica
COPA FRONTEIRA SUL
FARROUPILHA 0x1 PELOTAS
Local: estádio Nicolau Fico
Arbitragem: Maicon Zuge, auxiliado por: Claudio Luis Gonçalves e Guilherme de Ávila
Cartões Amarelos: Farroupilha: Wagner Rincon e Rgoer Bastos ; Pelotas: Igor, Bruno Salvador e Tiago Gaúcho
Gol: Tiago Gaúcho aos 28 do segundo tempo
Farroupilha: Diego; Paulo Santos(Miro), Fuca, Wagner Rincon(Madalena) e Rudieri(Gabriel Lima); Rodrigo Gaucho, Carlos Alberto, Cristiano(Rafael Pelezinho) e Bruno Ratinho(Roger Bastos); Jone e Gleisson; técnico: Géverton Duarte
Pelotas: Paulo Sérgio; Igor, Pedrão, Bruno Salvador e Digão; Tiago Gaucho, Paraná, Jefferson Luís(Mithyuê), Régis(Ramon) e Felipe Garcia(Elton); Gilmar(Kayron); técnico: Paulo Porto