Rogério Zimmermann evita euforia para estreia no Gauchão

Autor(a):
Zimmermann: "há o que melhorar"
Zimmermann: “há o que melhorar”

Empolgado com o acesso à primeira divisão do Gauchão 2014, o Brasil traçou uma pré-temporada movimentada para começar voando na competição. A diretoria xavante renovou com grande parte do elenco campeão da Segunda Divisão 2013 e trouxe reforços para as laterais, meio-campo e ataque. Contudo, o técnico Rogério Zimmermann tenta manter o clima de concentração e evita a agitação.

Durante a preparação, o Rubro-negro realizou cinco amistosos contra equipes fortes do interior gaúcho. Dentro de campo mostrou um aproveitamento satisfatório, tendo em vista o alto nível dos adversários: foram duas vitórias, dois empates e uma derrota; quatro gols marcados e três sofridos. O técnico Rogério Zimmermann aproveitou os jogos para testar muitos jogadores do elenco.

Mesmo com o bom desempenho, o comandante Rubro-negro procura manter os pés no chão em relação aos jogos preparatórios. “Os amistosos são importantes porque jogamos contra grandes equipes, mas o torcedor precisa entender que são jogos atípicos, que o time viaja às sete da manha, não concentra e joga às cinco da tarde”.

O treinador vai além e destaca que ainda há coisas a serem arrumadas no time: “os amistosos foram bons, cinco jogos em que a gente viu algumas coisas erradas. Temos tempo para consertar e pode nos ajudar muito para a estreia”, finalizou.

CONFIRA O DESEMPENHO XAVANTE NA PRÉ-TEMPORADA
O primeiro jogo da pré-temporada foi promissor. Ainda no ano passado, o Xavante viajou a Lajeado para enfrentar o atual vice-campeão gaúcho, o Lajeadense. Com gols de Alex Amado e Gustavo Papa, saiu vitorioso por 2 a 1. No fim do ano, foi a vez do Lajeadense retribuir a visita; desta vez, o jogo terminou com um empate em zero a zero.

Já em 2014, o primeiro amistoso do ano (e terceiro da pré-temporada) foi contra o Novo Hamburgo – o clube que mais movimentou o mercado de contratações -, no Bento Freitas. O Brasil fez valer o mando de campo e impôs um bom futebol. Resultado: vitória por 2 a 0, gols do artilheiro Gustavo Papa e do estreante Túlio Souza. Depois, noutra partida em Novo Hamburgo, as duas equipes não tiraram o zero do placar.

O último amistoso da pré-temporada foi contra o Juventude, em Caxias do Sul. Contra a equipe da Série C do Brasileirão, o Xavante conheceu sua primeira e única derrota nos jogos preparatórios para o Campeonato Gaúcho 2014. O jogo terminou 2 a 0 para o time da Serra, ainda que a equipe de Rogério Zimmermann teve um bom volume de jogo e criou grandes oportunidades de gol.

Embalado pelos amistosos, o Brasil estreia no Campeonato Gaúcho 2014 contra o Cruzeiro de Porto Alegre, no Bento Freitas. O Rubro-negro conta com a força do seu torcedor para começar a competição com o pé direito. A partida será realizada no próximo domingo (19/1) às 18h.