Paulo Porto testa novo sistema tático em coletivo

Autor(a):

A tarde desta quinta-feira (16/1) foi de treino coletivo na Boca do Lobo. Na busca do time ideal para enfrentar o Esportivo na estreia do Gauchão, o técnico Paulo Porto surpreendeu e começou os trabalhos com um sistema tático diferente do habitual. O 4-2-3-1 foi deixado de lado e deu lugar ao 4-4-2 losango.

Paulo Porto e seu fiel escudeiro Alessandro Telles optaram pela mudança de esquema (Foto: Leandro Lopes)

Paulo Porto e seu fiel escudeiro Alessandro Telles optaram pela mudança de esquema (Foto: Leandro Lopes)

No coletivo desta quinta, o time titular começou com três volantes e com Carlos Alberto na armação das jogadas. No ataque, Paulo Porto testou dois jogadores de movimentação, Felipe Garcia e Jefferson Luis. As opções de referência, Kayron e Sandro Sotilli, formaram o ataque da equipe reserva. Na base do tripé de marcação dos titulares está Tiago Gaúcho. César Santiago e Felipe Guedes completam o trio, alternando entre o lado esquerdo e o direito.

O esquema com o losango no meio já havia sido testado nos treinos preparatórios para a final da Recopa Gaúcha, contra o Internacional. No jogo, porém, o treinador áureo-cerúleo armou a equipe no 4-2-3-1. Segue a indefinição por parte da Federação Gaúcha de Futebol sobre a disponibilidade do meia Lucas, expulso no jogo contra o Inter, atuar.

O time titular começou o treino com: Paulo Sérgio; Igor, Fred, Bruno Salvador e Carlos Alexandre; Tiago Gaúcho, Felipe Guedes, César Santiago e Carlos Alberto; Jefferson Luis e Felipe Garcia. O reserva atuou com: Roger; Somália, Lucas Bahia, Turuçu e Alex; André, Mikael, Mithyuê e Lucas; Kayron e Sandro Sotilli.

ATLETAS NO DM

No departamento médico, Edson Borges e Gilmar não participaram de nenhuma atividade no gramado. Pedrão, Michel e Rafael Santiago participaram dos trabalhos de retreinamento. Já Mateus Borges, que chegou ao Lobão após longo tempo sem clube, faz uma pré-temporada para adquirir condições de jogo. Fabiano Gadelha e Digão, também em recuperação de lesões, assistiram o coletivo do banco de reservas.