TJD não retira pontos de Esportivo e Pelotas perde chances de se salvar do rebaixamento

Autor(a):
Tribunal não retirou pontos de Esportivo (Foto: Felipe Nabinger - Rádio Gaúcha)
Tribunal não retirou pontos de Esportivo (Foto: Felipe Nabinger – Rádio Gaúcha)

O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) julgou, na última quinta-feira (13), a acusação de racismo destinada ao Esportivo. O fato ocorreu na partida da equipe de Bento Gonçalves contra o Veranópolis, onde torcedores ofenderam, com palavras racistas, o árbitro Márcio Chagas da Silva. O julgamento, que poderia beneficiar o Pelotas, não beneficiou, já que o Esportivo não perdeu pontos.

O TJD julgou e condenou o Esportivo a uma perda de cinco mandos de campo. Além disso, a equipe deverá pagar uma multa de R$30 mil, pelo mau comportamento de seus torcedores.

Com isto, o Esportivo segue com 13 pontos, na última posição de fora da zona de rebaixamento e não poderá ser alcançado pelo Pelotas, que ocupa a lanterna da competição, com oito pontos.

PROCURADOR AFIRMA QUE IRÁ RECORRER

O procurador do TJD-RS, Alberto Lopes Franco afirmou que considerou a sentença “branda” e irá recorrer.  “Não foi feita justiça. Justiça seria a perda de pontos, pois aqueles torcedores que fizeram manifestações racistas saberiam que foram responsáveis pelo rebaixamento do clube”, afirmou Lopes Franco.

Com o recurso, o caso voltará a ser julgado, mas desta vez pelo pleno do tribunal. Em caso de nova derrota, o caso poderá ser recorrido e levado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, a última estância da justiça desportiva.