Força, foco e disciplina: Pelotense de 15 anos pratica o fisiculturismo

Autor(a):

Dedicação, disciplina, força de vontade e foco são algumas características necessárias para os atletas que praticam o fisiculturismo. A modalidade é febre nos Estados Unidos, mas também ganha espaço no Brasil. Em Pelotas não é diferente.

Aos 15 anos, o pelotense Anderson Rodrigues Pinto é, talvez, atualmente o fisiculturista mais jovem do país. Enquanto os garotos da sua idade estão preocupados apenas com a diversão, ele foca nos treinos pesados e na manutenção de uma dieta rígida.

Com um corpo de dar inveja em muitos marmanjos, o jovem começou no esporte há apenas dois anos, através da inspiração do pai Luis Antônio.

“Comecei aos 13 anos. Meu pai treinava, mas ele nunca pensou em competir. Eu também não tinha a pretensão de entrar pro esporte e nem conhecia direito, mas quando mudei de academia (atualmente está na Proelite) surgiu essa possibilidade”, revelou Anderson.

Foto Anderson
Anderson (à direita) no Mister Fronteira em Bagé

O fisiculturismo ainda sofre com uma série de preconceitos. O principal deles está ligado ao uso de anabolizantes para conseguir resultados mais imediatos. Entretanto a busca pelo corpo perfeito, nesta modalidade, não está ligada somente ao uso dessas substâncias.

Forma, volume e simetria. Para atingir o corpo de um fisiculturista é preciso suar a camisa na academia, abrir mão de certos hábitos alimentares e ter muita persistência. “Crescer” de forma saudável e responsável também requer muita atenção e cuidados.

Anderson possui uma dieta regrada e não faz uso de anabolizantes ou esteróides.

“Existe muito preconceito. Todo mundo acha que uso anabolizantes e isso não é necessário. O que manda é a genética e a dedicação. Treino bastante e me empenho na dieta”, disse o garoto.

Os fisiculturistas comem em quantidades maiores, porém os alimentos são regrados. Além da alimentação, Anderson treina cerca de uma hora e meia por dia e toma muitos cuidados: o sono sempre em dia e muita malhação para que o corpo se mantenha absolutamente definido.

“A dieta é a parte mais difícil. Em época de campeonato diminuem as quantidades e comemos de duas em duas horas. Também procuro dormir oito horas, o chamado sono anabólico”, afirmou o jovem fisiculturista.

FISICULTURISTA MAIS JOVEM DO BRASIL: SONHOS E ÍDOLOS

Foto Anderson1Anderson Rodrigues tem 15 anos e pode ser considerado, talvez, o mais jovem fisiculturista do Brasil.

“Eu acho que sim. Eu nunca ouvi falar em ninguém com a minha idade. Eu comecei a competir aos 14 anos”, disse o garoto.

A juventude proporciona uma longa caminhada em busca dos seus objetivos. Anderson mostra dedicação e persistência para alcançar o seu sonho.

“Eu quero me tornar um Bodybuilder (Fisiculturista) reconhecido por todo o Brasil e também representar o nosso país mundo a fora”, revela Anderson.

Entre os seus ídolos estão: o ator Arnold Schwarzenegger, os fisiculturistas americanos Ronnie Coleman e Jay Cutller; e os brasileiros Eduardo Correa, Fernando Sardinha, Felipe Franco e Leo Stronda

FALTA DE APOIO

Anderson possui o sonho de tornar-se um fisiculturista reconhecido. No entanto sabe que a caminhada é complicada, pois o esporte ainda possui pouco apoio.

“O esporte é pouco valorizado. Passamos um ano inteiro se preparando para ficar um minuto e meio no palco e mostrar nosso trabalho. Ganhamos apenas medalha e talvez troféu, sendo que investimos muito na preparação. Apenas quem ama mesmo o esporte, compete atualmente no Brasil”, lamenta o jovem.

O grande incentivador e patrocinador de Anderson é o seu professor Gustavo Teixeira, proprietário da academia Proelite.

Anderson Rodrigues: primeiro lugar no Gaúcho Oficial
Anderson Rodrigues: primeiro lugar no Gaúcho Oficial

CAMPEONATOS

Mesmo com a falta de um apoio ideal e com a pouca idade, Anderson Rodrigues é um gigante. Há dois anos na disputa pelo corpo perfeito, ele demonstra ótimos resultados. Em três competições, foram três pódios.

1º Campeonato – Mister Pelotas: terceiro lugar

2º Campeonato – Mister Fronteira: segundo lugar

3º Campeonato – Gaúcho Oficial: primeiro lugar, campeão geral em todas as categorias

Os critérios levados em consideração pela arbitragem no fisiculturismo são: volume, definição, simetria (dois lados do corpo iguais) e a postura (a forma com que o atleta faz sua apresentação e chama a atenção).

O próximo campeonato será aqui em Pelotas. No dia 6 de dezembro, Anderson vai disputar Pluma Classic. A competição será no colégio Pelotense às 19h.

Anderson Rodrigues é um exemplo de força, foco e disciplina em busca do seu sonho.