Tensão, bate-boca e acusações: Eleição do Farroupilha é suspensa

Autor(a):

Clima de tensão no processo eleitoral do Grêmio Atlético Farroupilha e nenhuma definição. Após contestações ao estatuto e desistência da candidatura do atual presidente Reginaldo Bacci, o presidente do Conselho Deliberativo, Ewaldo Poeta, cancelou a assembleia. Uma nova data para definir os rumos do clube deverá ser marcada.

Reginaldo Bacci afirmou que não vai reconsiderar a ideia de não concorrer. Reinaldo Acunha disse que se receber apoio, pode ser o outro candidato.

ASSEMBLEIA

Os conselheiros votariam para escolher o presidente do clube. O candidato 1 seria Tiago Guidotti e o 2 seria o atual presidente Reginaldo Bacci.

No entanto, o atual mandatário pediu para que as chapas pudessem colocar as suas propostas aos conselheiros e também solicitou prestar contas de sua gestão. Ewaldo Poeta negou essa possibilidade.

Reginaldo Bacci pediu a palavra e retirou a candidatura: “Jamais disputaria com o Guidotti. Eu retiro a minha candidatura. O coronel Poeta é o dono do Farroupilha e só vai deixar de ser dono quando ele vier a falecer. E ele como dono do Farroupilha ele determina como as coisas tem que ser feitas aqui no clube. Mas como coronel disse que não devo ser candidato e a posição dele é o Tiago.”

Bacci finalizou citando o Livro “Arte da Guerra”: “Encerra-se uma etapa estratégica e o Coronel entende de estratégia. Ele sabe que, às vezes, temos que recuar, acumular forças e depois voltar, porque a arte da Guerra nos mostra isso. Espero que esse passo para trás não seja a derrocada do Farroupilha. Desejo sucesso ao candidato do Conselho, Tiago Guidotti. Como não sou candidato do conselho não tenho interesse em disputar essa eleição”.

CONSELHEIRO OU NÃO?

O conselho deliberativo, através do presidente Ewaldo Poeta, apoiou e indicou o nome de Tiago Guidotti. Além disso, outro fato incomodou Reginaldo Bacci e também contribuiu para a desistência à candidatura.

“Eu não sabia que não era conselheiro. Até então eu era conselheiro e exercendo o cargo de presidente executivo. E pra mim é natural. Todos os clubes do país têm seus presidentes que se tornam conselheiros natos. Eu estava na ata, mas o coronel me destituiu do Conselho”.

Segundo Poeta, porém, está no estatuto que quem é presidente deixa de ser conselheiro. “Ele foi conselheiro antes. Ele passou a presidente e agora não é mais conselheiro. Está no estatuto. Agora, o novo estatuto quando aprovado dá essa condição como conselheiro nato”.

CONTESTAÇÃO

Segundo o estatuto do Grêmio Atlético Farroupilha, só está apto a votar nas eleições, os conselheiros que estejam em dia com suas mensalidades no clube.

O conselheiro Reinaldo Acunha afirma que o Presidente do Conselho, Ewaldo Poeta, e o candidato Tiago Guidotti estariam inadimplentes.

Questionado pela imprensa sobre o assunto Poeta se esquivou. “Eu gostaria de responder isso em outra ocasião”.

MARIONETE DO POETA

Segundo Reginaldo Bacci, Tiago Guidotti seria uma “marionete” do ex-presidente do clube Ewaldo Poeta.

“O Tiago é um jovem como ele mesmo disse. A idéia do Coronel é ter uma marionete e acho que a decepção dele em relação a mim é que eu não me presto a ser marionete de ninguém”.

POETA SUSPENDE A ASSEMBLEIA

Nada ficou definido. O presidente do Conselho Deliberativo, Ewaldo Poeta, afirmou que cancelou a Assembleia e deverá marcar uma nova data para acontecer novamente o processo eleitoral no Grêmio Atlético Farroupilha.

“Nós lamentamos profundamente. Infelizmente pela primeira vez na história do Farroupilha acontece esse desentendimentos violentos com conseqüências imprevisíveis, então suspendemos essa sessão. Vamos fazer a coisa com mais tranqüilidade em outro momento”.

OUÇA UM TRECHO DO QUE DISSERAM BACCI E POETA

Bacci e Poeta