Muito líder: Brasil vence o Grêmio na Arena e segue na ponta do Gauchão

Autor(a):

A evolução xavante continua. Em um processo iniciado em 2012, com a chegada de Rogério Zimmermann, o Brasil vai cada vez mais, alcançando e ultrapassando o seu próprio auge desta era. A noite desta quarta-feira (11), é uma prova disto. Em uma partida que ficará marcada pelo torcedor por anos, o Brasil enfrentou o Grênmio, na moderníssima arena tricolor, brigando pela liderança do Campeonato Gaúcho. Não só brigou, como foi melhor, venceu a briga e se firmou de vez na liderança do estadual, diante um combalido Grêmio, graças a um gol confuso de seu artilheiro, Nena. A equipe de Rogério foca agora na partida contra o Novo Hamburgo, no estádio do Vale, no próximo sábado, para chegar ao seu auge mais uma vez, rodada a rodada.

Com gol de Nena, Brasil vence na Arena e é líder do Gauchão (foto: Ricardo Duarte - Agência RBS)
Com gol de Nena, Brasil vence na Arena e é líder do Gauchão (foto: Ricardo Duarte – Agência RBS)

PRIMEIRO TEMPO ESTRATÉGICO

Ciente dos limites e virtudes, de ambas as equipes, Rogério postou sua equipe em campo de maneira estratégica. No começo, tentou apertar a saída de bola adversária, que acabava se complicando e abusando dos chutões. Depois, se limitou a anular as forças ofensivas principais do Grêmio, esperando o time da casa atrás do meio-campo.

O goleiro Eduardo Martini, não foi muito exigido, graças a segurança da defesa xavante. No lance mais perigoso, Douglas tabelou com Marcelo Oliveira que cruzou perigosamente, mas Cirilo afastou na área certa.

O Brasil não se abdicou de atacar e assustava em alguns contra-golpes. Alex Amado, nos minutos finais da primeira etapa, recebeu passe de Felipe Garcia, invadiu a área, mas acabou sendo interceptado por Rhodolfo, no que poderia ser o primeiro gol xavante.

SEGUNDO TEMPO, FUTEBOL DE PRIMEIRA

Na segunda etapa, o Brasil dominou o Grêmio. Logo aos três minutos, Alex Amado teve a primeira chance, mas a bola acabou sendo desviada para escanteio. Neste mesmo escanteio, Rafael Forster cobrou fechado, a bola passou pelo goleiro Marcelo Grohe e encontrou Nena, que empurrou a bola mansamente para o gol vazio. O Brasil abria o placar na Arena e se encaminhava para a vitória e liderança do Gauchão.

Com o placar a seu favor, o Brasil alternava momentos em que se limitava a suportar a pressão tricolor, rebatendo qualquer possibilidade de levantamentos para a área e impossibilitando a criação de jogadas pelo meio, com momentos em que levava perigo. Com um toque de bola envolvente, não muito característico da equipe de Rogério, Márcio Hahn, Felipe Garcia, Alex Amado e Nena, infernizaram a defesa do Grêmio criando diversas chances de ampliar o placar.

LÍDER

No final, Daniel Nobre Bins decretou o término da partida, com a justa vitória xavante. O Brasil jogou bem, jogou melhor e mereceu vencer o Grêmio. Agora, foca no confronto contra o Novo Hamburgo, no próximo sábado, para tentar seguir na ponta da tabela.

O Brasil ocupa a liderança do Gauchão com dez pontos ganhos. Três a mais que o Ypiranga, segundo colocado.

ficha técnica

GRÊMIO 0X1 BRASIL

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre

Grêmio: Marcelo Grohe; Gallardo, Erazo, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Wallace(Junior), Felipe Bastos, Douglas(Paulinho), Lincoln e Everton; Marcelo Moreno; técnico: Luis Felipe Scolari

Brasil: Eduardo Martini; Wender, Cirilo, Fernando Cardozo e Rafael Forster; Leandro Leite, Washington, Márcio Hahn; Felipe Garcia, Alex Amado e Nena; técnico: Rogério Zimmermann

Gol: Nena, aos quatro minutos do segundo tempo