Xavante punido em 10 mil reais pelo STJD

Autor(a):

O Brasil foi punido com multa de R$ 10 mil pela queda de parte da arquibancada do estádio Bento Freitas na estreia da Copa do Brasil diante do Flamengo. O clube foi julgado nesta segunda-feira e punido pelos Auditores da Primeira Comissão Disciplinar do STJD. Proferida em primeira instância, a decisão cabe recurso.

VEJA: Juventude é o primeiro adversário do Brasil na Série C

Aos 20 minutos do primeiro tempo, o espelho de um dos degraus da arquibancada setor sul do estádio cedeu, ferindo levemente duas pessoas.

De acordo com o artigo 211 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, é considerada infração o clube que “deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária para assegurar plena garantia e segurança para sua realização”.

Foto: Ivan Raupp
Arquibancada cedeu na partida entre Brasil e Flamengo(Foto: Ivan Raupp)

A denúncia foi feita por Paulo Schmidt, procurador da Justiça Desportiva. Em defesa do clube, o advogado Alexandre Borba apresentou prova de vídeo e documentais (alvarás de liberação do estádio, despesas de obras realizadas para melhorar as arquibancadas e fotos). “O clube não nega a ocorrência do fato. Houve um incidente, mas também foram realizados atos para melhorar o estádio, conforme provas documentais apresentadas”, disse Borba.

Segundo o auditor-relator do STJD, Gustavo Teixeira, o estádio Bento Freitas segue interditado até que seja apresentado por parte de um membro da Comissão Nacional de Inspeção de Estádios (CNIE) um ‘Relatório de Inspeção de Estádio’, demonstrando que o estádio tem condições de segurança para receber público.