Confirmada condenação de torcedor do Brasil por morte e agressão a torcedores do Pelotas

Autor(a):

Bianca Zanella, ClicRBS Pelotas

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul manteve a condenação de 15 anos e meio de prisão em regime fechado a Carlos Alexandre Lúcio Ferreira por agressão de três pessoas e pela morte de uma delas após um Bra-Pel. O torcedor do Brasil negou envolvimento na agressão, mas foi reconhecido por duas vítimas, e identificado, inclusive, como líder do ataque.

Homenagem realizada em 2003, na Boca do Lobo

O crime aconteceu no dia 2 de outubro de 2003. Após o jogo no estádio Bento Freitas, o empresário Gilberto Bonow (foto) e o filho dele foram atacados na rua General Argolo por um grupo de torcedores xavantes, quando se dirigiam a pé para o centro da cidade. Além de espancados com socos e pontapés, o grupo teria utilizado pedras e tijolos para acertar a cabeça das vítimas, que acabaram inconscientes. Uma terceira pessoa tentou socorrê-los, mas também foi atingida por duas pedradas na cabeça. O pai, mesmo socorrido, veio a morrer em decorrência de um infarto.

Veja a matéria completa no ClicRBS Pelotas.

12 comentários em “Confirmada condenação de torcedor do Brasil por morte e agressão a torcedores do Pelotas”

  1. SÓ 15 ANOS ?

    MARGINAL TEM QUE MOFAR NA CADEIA.

    SÓ UMA PALAVRA PRA DEFINIR ESSE INCONSEQUENTE: CHINELO!

  2. É curioso que seja publicada essa matéria com a ênfase explícita em criminalizar os torcedores Xavantes, sendo a autora de tal publicação reconhecidamente torcedora do Pelotas. É extritamente condenável o que aconteceu a este torcedor do Pelotas, como o é quando ocorrem assassinatos ou agressões por parte de qualquer torcedor de qualquer clube (se é que pode se chamar assim quem comete este tipo de crime). Tentar passar a idéia de que a morte de Gilberto Bonow foi ocasionada pelo fato de que o assassino é torcedor do Brasil é distorcer o real problema em questão. Desde pequeno vou a Bra-pel e passei por situações de agressão a parentes ocasionadas por torcedores do Pelotas que poderiam ter resultado também em casos mais graves. Bandido é bandido, esteja ele identificado com o time que for. Acho falta de responsabilidade colocar os fatos desta forma e acredito ser esta falta de profissionalismo da imprensa de Pelotas que contribuí para que o ódio cresça entre as torcidas, o que é lamentavél. Na recente tragédia envolvendo a comissão técnica Xavante torcedores do Pelotas foram flagrados pela RBS imitando as flexadas do ídolo do clube em frente a imobiliária do ex-presidene Hélder Lopes. Se a intenção é condenar a violência no futebol, seja ela praticada por torcedores do Brasil ou do Pelotas, acredito que se deve ter mais cuidado ao narrar os fatos e tentar deixar a paixão clubística de lado, caso contrário acredito estar se incitando a violência!

  3. Noite triste aquela…
    Estava na pizzaria com amigos comemorando a vitória de 1 a zero no Bra-Pel (gol do baixinho Giovani)sem saber que a duas esquinas dali o Gilberto e seu filho estavam sendo vítimas de uma “emboscada covarde” liderada por este “bandido” que está sendo definitiva e inapelavelmente condenado hoje!
    Duvido que exista alguém (xavante ou áureo-cerúleo)com um mínimo de caráter que se oponha a esta decisão!
    Que sirva de exemplo para os “badboys” de ambas as torcidas.
    Lugar de bandido é na cadeia!
    Descanse em Paz Gilberto!

  4. Em países como a Alemanha, Inglaterra, França e Itália por exemplo, um crime desses significa prisão perpétua.Será que ele ficará mesmo 15 anos preso em regime fechado? Duvido. É que existe a tal progressão de pena que sempre beneficia muitos criminosos.Na prática, quase nenhum condenado cumpre à risca aquilo que o juiz diz no momento da condenação.

  5. Cadeia eterna pra esse vagabundo! Só condeno que fiquem chamando de “Xavante” esse cara, todos sabem que ele já tinha – e tem – uma série de condenações por vários crimes… de Xavante ele não tem nada!

  6. É de uma pequenez absurda dar ênfase ao fato de um assassino ser torcedor desse ou daquele time assim como seria dizer que o assassino faz parte dessa ou daquela entidade. Qual é a finalidade disso se não associar a entidade e as pessoas que fazem parte dela a essa prática criminosa.
    É quase a utilização irresponsável da máxima “me dizes com quem andas que te direi quem és”.
    Assim devo pensar que, como a jornalista que escreveu esse artigo é no mínimo tendenciosa assim são também todos aqueles que escrevem no mesmo veiculo que ela?

  7. Grande notícia a sentença, ações punitivas como essa deveriam ocorrer com mais frequência e rigor para que no futuro não mais ocorram, porém é lamentável a falta de profissionalismo desta jornalista em insistentemente associar este marginal ao G.E.B fazendo com que cada vez se cresça mais o ódio entre as torcidas. Esta, que sabidamente é um torcedora do EC Pelotas. Tenho curiosidade se a situação fosse inversa como seria o título da reportagem ? “torcedor xavante morre após se envolver em briga na saída do jogo” Parabéns a justiça e Bianca, deixe tua afinidade futebolística de lado e promova a paz no lugar de reportagens com fundos tendenciosos.

  8. Que morra na cadeia esse disgraçado ! pessoas assim não podem ser chamados de Xavantes ! E porque os outros dois foram inocentados se ajudaram na agressão ? Sinceramente não entendo . Era criança quando isso aconteceu tinha 9 anos , mas lembro como se fosse ontem ! Descançe em paz Gilberto !

    100% Xavante

  9. Não entendo o pq dos comentários ofendendo a jornalista Bianca, quando ela só relatou fatos verídicos. O FATO foi este! Os marginais que agrediram covardemente o Gilberto e seu filho eram torcedores xavantes que tinham acabado de sair do braPEL. Portanto não entendo a revolta por parte de torcedores do brasil. Entendo que sejam pessoas com caráter que condenem essa atitude covarde, porém a jornalista não pode esconder os fatos.
    E bem feito pra esse marginal provalecido, quero ver se preso ele vai pagar de machão… INCLUSIVE ACHO QUE SERÁ AO CONTRÁRIO… VAI VIRAR MULÉZINHA!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    *Só para lembrar: O torcedor assassinado tinha mais de 60 anos de idade. Olha o nível da covardia!!!! Todos os envolvidos deveriam ser presos, mas como estamos no país da impunidade, o que foi preso QUE APODREÇA NA CADEIA!

  10. Sempre em alguma torcida organizada há aqueles que saem da linha e descambam para o vandalismo e violência e isso acontece em muitos clubes brasileiros.É simplesmente uma questão de boa educação, e isso se aprende em casa numa boa família e não na escola, nem nas forças armadas.

Os comentários estão fechados.