Pelotas empata mais uma na segunda fase da A-2

Autor(a):

Jogando contra o mestre dos empates, o Lobão conseguiu o segundo ponto na segunda fase da Divisão de Acesso. Na noite desta quarta-feira, Pelotas e São Gabriel não tiraram o zero do placar na Boca do Lobo.

Lobão não conseguiu vencer a defesa do São Gabriel (Foto: Luis Gustavo Amaral - AI-ECP)
Lobão não conseguiu vencer a defesa do São Gabriel (Foto: Luis Gustavo Amaral – AI-ECP)

O resultado mantém o Lobão invicto na Divisão de Acesso e na terceira posição do Grupo B da segunda etapa da competição. Já o São Gabriel mantém a sina de ser o time dos empates: foi o décimo segundo do ano e o terceiro na segunda fase da segundona. A equipe dos Pampas ocupa a segunda posição da chave, atrás apenas do Guarani de Venâncio Aires.

Desfalcado por duas peças importantes no setor defensivo – Stevys e Arthur, lesionados – o Pelotas ainda teve Vinicius Silva expulso no começo da segunda etapa. Com um a menos, o Lobão criou chances para vencer, mas foi barrado pelo goleiro Lucio.

O JOGO
Sem Stevys e Arthur, Agenor Piccinin escalou Vinicius Gollas primeira função do meio-campo e Diego Bispo na zaga, ao lado de Eduardo Praes. A partida começou complicada para o Lobão, que tentava furar a barreira imposta pelo quarteto defensivo do time dos Pampas.

O Pelotas trabalhava com calma a bola na intermediária ofensiva, principalmente com Geovani e Adilson Bahia, explorando a ultrapassagem de Vinicius Silva pelo lado esquerdo. Os visitantes fizeram uma marcação sólida, mas sem abdicar do ataque, puxados pela velocidade de Bahia e dos meias Toto e Tato. Com atuação consistente de Eduardo PRaes, o Lobão conseguiu neutralizar o perigo de contra-ataque no primeiro tempo.

SÃO GABRIEL FECHADO
A forte marcação do São Gabriel também deu resultado. Agenor Piccinin mandou a campo a equipe no 4-4-2 com um losango no meio-campo, com intensa movimentação e troca de funções de João Emir, Jô e Giovane. No entanto, o Pelotas pouco conseguiu criar.

Em 35 minutos, Adilson Bahia e Paulo Roberto não tiveram uma chance sequer de finalização. Na primeira etapa, a partida ficou marcada pelos erros de passe e pela atuação do juiz Vinicius Amaral, que deixou o jogo correr.

A primeira boa finalização veio aos 38 minutos do primeiro tempo. Após boa triangulação no meio-campo, Giovane colocou a bola na área e Adilson Bahia escorou para João Emir. O volante arriscou de primeira, passando perto da trave do goleiro Lucio. A jogada pareceu animar o Lobão.

Três minutos depois, Adilson Bahia pegou a bola pelo meio e carregou com velocidade. O atacante chamou para ele dois marcadores, abrindo espaço para Paulo Roberto. O centroavante recebeu a bola na direita da área e conseguiu nova finalização, mais uma vez para fora.

MUDANÇAS NA SEGUNDA ETAPA
Para a segunda etapa, Piccinin promoveu uma alteração no time. Tinga entrou no lugar de Itaqui. Assim, Jô assumiu a lateral direita, enquanto o meio-campista auxiliou Vinicius Silva e Adilson Bahia pelo lado esquerdo. E foi Tinga quem conseguiu a primeira chance de perigo da partida. O meia arriscou de longe, logo no primeiro minuto da etapa final, e o goleiro Lucio mandou a bola para escanteio, com dificuldade.

LOBÃO COM UM A MENOS
Aos 15 minutos do seundo tempo, o Lobão perdeu um jogador. Em lance polêmico no meio-campo, o lateral esquerdo Vinicius Silva foi expulso. Mesmo com um a menos, o Lobão continuou em cima. Após cobrança de escanteio, aos 20 minutos, Eduardo Praes, dentro da área, chutou a gol, obrigando Lucio a fazer grande defesa. O homem a menos do Pelotas abriu mais o jogo: o São Gabriel saiu mais para o jogo e deu espaços para o time da casa criar mais chances de gol.

Aos 26 minutos, Jô fez boa jogada pelo lado direito, invadiu a área e cruzou rasteiro. Paulo Roberto entrava livre no meio da área, mas Carlão conseguiu um corte salvador e impediu o Lobão de abrir o placar. A partir de então, na raça, o Lobão criou bastante perigo para o goleiro Lucio. A velocidade de Adilson Bahia, mais uma vez, foi peça fundamental ofensivamente. Porém, o atacante não conseguiu caprichar no acabamento das jogadas e a partida terminou sem gols.

SEGUE A DIVISÃO DE ACESSO
Com dois empates em dois jogos, o Lobão ocupa a terceira posição da chave. O próximo confronto é no próximo domingo (17), contra o Guarani de Venâncio Aires, às 15h30, na Boca do Lobo. O time de Venâncio é o líder do grupo, com 4 pontos ganhos. O São Gabriel é o vice-líder, com três empates em três partidas. O time dos Pampas folga na próxima rodada e só volta a campo contra o Inter-SM, que perdeu o treinador Paulo Porto, na semana que vem no estádio Presidente Vargas.

FICHA TÉCNICA

Pelotas 0 x 0 São Gabriel

Local: Boca do Lobo

Arbitragem: Arbitragem: Vinicius Amaral, auxiliado por José Eduardo e Michael Stanislau

Cartão Vermelho: Vinicius Silva (Pelotas)

Pelotas: Igor Rayyan; Itaqui (Tinga), Diego Bispo, Eduardo Praes e Vinicius Silva; Vinicius Gollas, João Emir, Jô e Geovani (Jefferson Sandes); Adilson Bahia e Paulo Roberto (Di Estefano). Técnico: Agenor Piccinin.

São Gabriel: Lucio; Thiaguinho, Pablo (Edu), Carlão e Ito; Amaral, Márcio Reis, Tato e Toto; Bahia e Márcio Bambu (Thiago Souza). Técnico: Gelson Conte.