Brasil enfrenta a Portuguesa neste sábado

Autor(a):
Nena é o artilheiro do Xavnte na temporada (Foto: Carlos Insaurriaga)
Nena é o artilheiro do Xavnte na temporada (Foto: Carlos Insaurriaga)

As equipes passam pelo mesmo drama: estão com os estádios interditados. Por este motivo, o Xavante vai ao Pacaembu, antigo estádio do Corinthians, enfrentar a Portuguesa pela segunda rodada da Série C. A partida começa às 19h e terá a transmissão da TV Brasil. O Rubro-negro busca a primeira vitória na competição, após empate contra o Juventude na estreia, enquanto os paulistas tentam se recuperar da derrota por 2 a 1 para o Londrina, no estádio do Café.

Se as equipes têm em comum o mando de campo em estádios alheios, diferem no momento vivido. De um lado, o Brasil vive a euforia dos dois títulos do interior gaúcho e o acesso da D. De outro, a Lusa, que já foi vice-campeã brasileira em 1996, vive momento de crise: são três rebaixamentos seguidos. O primeiro veio em 2013, quando caiu da Série A do Brasileirão no tribunal, quando escalou Héverton irregularmente na última rodada do certame e foi punida com a perda de três pontos.

No ano passado, terminou a Série B na lanterna. Neste ano, o golpe mais duro: a equipe foi a antepenúltima colocada no Paulista, sendo rebaixada à Série A-2. Além dos rebaixamentos, a Portuguesa convive com as dívidas. No começo do ano, quase teve as contas bloqueadas pela justiça. Para a Série C, a Lusa fez uma reformulação no elenco para tentar afastar o fantasma do descenso.

ZIMMERMANN E A CONTINUIDADE

Para a partida deste sábado, o técnico Rogério Zimmermann deve repetir o time que empatou em 1 a 1 com o Juventude na primeira rodada da Série C. Os únicos desfalques são os punidos na batalha do Café do ano passado: Cirilo, Nunes, Papa, Brock e Márcio Jonathan. Na lateral esquerda, a tendência é a manutenção de Xaro, que fez boa estreia com a camisa vermelha e preta.

Teco, Jardel e Leandrão, os principais reforços do Xavante para a competição nacional, devem permanecer no banco de reservas. Leandro Camilo, Washington e Nena, autor do gol de pênalti contra o Juventude, devem permanecer no time titular. Na última quinta, Zimmermann fechou o treino que definiu os onze iniciais.

FICHA TÉCNICA

Portuguesa x Brasil

Local: estádio Pacaembu, em São Paulo

Horário: 19h

Arbitragem: Bruno Arleu de Araujo (RJ), auxiliado por Andrea Marcelino de Sa (RJ) e Daniel Luis Marques (SP)

Portuguesa: Felipe; Gustavo, Luan, Bolívar e Dieyson; Renan, Renan Souza, Marcelo Rosa e Francisco Alex; Diego e Marcelinho. Técnico: Júnior Lopes.

Brasil: Eduardo Martini; Wender, Leandro Camilo, Fernando Cardozo e Xaro; Leandro Leite, Washington, Diogo Oliveira, Felipe Garcia e Alex Amado; Nena. Técnico: Rogério Zimmermann.