Comandante da PM de Fortaleza garante segurança dos xavantes no Ceará

Autor(a):

No que depender da Polícia Militar da capital do Ceará, os torcedores xavantes que comparecerem ao duelo decisivo contra o Fortaleza, no Castelão, estarão plenamente seguros. Em entrevista concedida à Rádio Pelotense, o comandante Aginaldo Oliveira, do Batalhão de Eventos da PM da cidade assegurou que tanto a massa rubro-negra como a delegação do Brasil terão proteção no Nordeste.

O comandante ressaltou o número de PMs que serão deslocados para o evento: ”As informações que nos chegam através da direção do Fortaleza dão conta de que existe a possibilidade de quebra de recorde de público no Castelão. A PM garante esse evento com efetivo de 600 policiais militares. Teremos 300 dentro do estádio, garantindo segurança dentro e fora do local da partida, desde as principais avenidas de acesso. Confirmamos também a escolta dos torcedores do Brasil”.

Cleverson marcou no Bento Freitas (Foto: Jonathan Silva)
Cleverson marcou no Bento Freitas (Foto: Jonathan Silva)

Ciente do cancelamento das excursões que sairiam de Pelotas na terça-feira, Aginaldo comentou: ”Recebi uma informação da direção do Brasil dizendo que viriam dois ônibus, mas acabei de saber que não virão mais. Havíamos preparado um aparato de segurança para esses torcedores. Caso eles venham, está tudo garantido”.

Ele ainda acrescentou que a estratégia de proteção já estava traçada: ”Já havíamos feito contato com o responsável das viagens porque desde a entrada da cidade estaríamos com viatura para escoltar o ônibus até o campo de jogo e também seu retorno até a saída de Fortaleza, para que nenhum vandalismo ocorra dentro de nossa cidade”.

Durante a semana, que precede o jogo que classificará uma das equipes para a Série B nacional, surgiram nas redes sociais algumas imagens de torcedores do Leão do Pici provocando e ameaçando os xavantes. Quanto a isso, Oliveira tranquilizou os envolvidos: ”Nosso serviço de inteligência da Polícia Militar e Civil vem acompanhando a situação que envolve a Internet. Estão circulando alguns vídeos com indivíduos encapuzados dizendo que vão fazer algo contra os pelotenses. Estamos monitorando e a Polícia Civil já apura quem são eles. De qualquer forma, garantimos a segurança da delegação e da torcida vindas do Sul”.

O recado final dado por Aginaldo Oliveira salientou que os xavantes estarão fora de perigo na capital cearense: ”Temos por obrigação dar segurança aos torcedores que vêm acompanhar eventos aqui. Garantiremos a proteção de todas as pessoas. Que nos procurem caso algo aconteça porque temos todo um aparato para assegurar a integridade do evento e das pessoas”.