“Clube precisa de mais transparência”, dispara ex-futuro candidato à presidência xavante

Autor(a):

Um enredo típico de novela mexicana emocionou, surpreendeu e gerou expectativa na torcida xavante nesta sexta-feira (13). O roteiro girava em torno da presidência xavante, que deve ter sua definição na próxima semana. O que parecia estar alinhavado para a reeleição de Ricardo Fonseca, virou. Elsi Júnior, presidente do conselho fiscal xavante, apareceu como novo postulante ao cargo máximo. Durante o dia, uma mobilização nas redes sociais através dos torcedores parece ter realinhado a história. Elsi desistiu da candidatura, declarou não ser oposição a Ricardo Fonseca, mas ainda assim, fez duras críticas à administração da atual cúpula rubro-negra.

Ricardo Fonseca foi criticado por Elsi Júnior: "Os resultados do campo mascaram um pouco a má administração (Foto: AI-GEB)
Ricardo Fonseca é criticado por Elsi Júnior: “Os resultados de campo mascaram um pouco a má administração” (Fotos: AI-GEB)

AMANHECEU A BOMBA

Nas páginas do jornal Diário Popular, desta sexta-feira, uma notícia pegou a todos de surpresa. Uma matéria estampada nas páginas de esportes do jornal anunciava um novo candidato à presidência rubro-negra. Elsi Júnior – conselheiro xavante e presidente do conselho fiscal do clube – se anunciava como oposição ao atual presidente Ricardo Fonseca.

A notícia pegou a todos de surpresa. Uma suposta irritação de membros do Conselho Deliberativo com a maneira centralizadora da qual Ricardo conduziria o clube seria o estopim para que o presidente tivesse uma oposição dentro do Bento Freitas.

Surpreendeu mais ainda, quando Ricardo Fonseca declarou que não iria mais concorrer e almejar a reeleição à presidência do clube. “Se há uma oposição contra mim. Não pretendo ser presidente contra ninguém”. Esta desistência, supostamente, abriria espaço para Elsi.

MOBILIZAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

A notícia não foi bem vista dentro da torcida xavante, ao menos nas redes sociais. Torcedores xavantes mostraram apoio ao trabalho atualmente feito por Ricardo Fonseca e questionaram o suposto “oportunismo” de Elsi Júnior, ao almejar a presidência em um momento histórico do clube.

“Quando a gente tava na m… e não tinha dinheiro, ninguém queria. Agora aparecem mil candidatos pra assumir essa bronca. Cambada de oportunista”, declarou um torcedor em grupo destinado à torcida xavante no Facebook.

A VIRADA VIROU…

Em um giro de 360º, a mesa xavante, que define a presidência do clube rodou e voltou para o mesmo lugar. Ainda durante à tarde, Elsi Junior anunciou sua desistência da candidatura para presidente do clube. Disse confiar na gestão de Ricardo Fonseca e cia. E ressaltou que nunca desejou ser opção.

Com isto, Ricardo Fonseca deverá ser reconduzido à presidência do clube, durante as próximas reuniões do Conselho Deliberativo. Sem oposições. O projeto continua.

NÃO SOU OPOSIÇÃO, MAS…

Foto: Carlos Insaurriaga
Contratos com Marin seriam exemplo da má gestão; “absurdos”

Em entrevista à Rádio Universidade, no programa Lance Rápido, o ex-futuro candidato à presidência xavante disse não ser oposição. Mas deixou claro a insatisfação em diversos pontos da gestão atual do Brasil.

Inicialmente, Elsi contextualizou sua suposta candidatura e disse nunca ter almejado se opor ao atual presidente. “Em um encontro casual, com Ricardo Fonseca, Rogério Moreira e outros conselheiros do clube, o presidente comentou que estava cansado e desgastado do comando do clube. Nesta conversa casual acabei me oferecendo para assumir o cargo, se fosse do interesse dele deixar o Brasil. Jamais quis criar uma oposição contra ele. Se o Ricardo quiser prosseguir, eu abro mão de minha candidatura”, afirmou o conselheiro.

Entretanto, questionado sobre pontos da gestão Ricardo Fonseca, Elsi foi duro: para ele, falta transparência e abertura do atual mandatário para quem se dispor a ajudar o clube.

“Falta transparência. A gente teve um caso bastante polêmico que foram os contratos absurdos que o Fabrício Marin (ex-diretor executivo de futebol) fez com o clube. O Ricardo Fonseca se isola muitas vezes no comando do clube. Ele declarou recentemente que quem conduz o Brasil é somente ele (Ricardo) e o Rogério Zimmermann. Acho isto uma grande injustiça, principalmente com o Cláudio Fabrício Montanelli que é o dirigente mais vencedor da história do Brasil e colaborou muito nesta ascenção do clube”, disparou Elsi.

Ele ainda questionou outras declarações de Ricardo Fonseca, contra o Conselho Deliberativo e quem demais acerca os bastidores do clube. Na sequência, Elsi afirmou que os acessos e sucessos do departamento de futebol do clube, mascaram uma má administração de Fonseca.

“É uma atuação grandiosa do clube no setor de futebol. Mas não tenha dúvida que isto mascara um pouco a (má) administração. O Brasil tem dívidas e é uma pena que esta parte seja tão mal conduzida”, disse.

OUÇA

O Rede Esportiva disponibiliza o áudio da entrevista completa de Elsi Júnior para a Rádio Universidade. Ouça, comente e compartilhe!

Entrevista Elsi Junior