Atletas do taekwondo pelotense conquistam medalhas na Paraíba

Autor(a):

No último final de semana, duas pelotenses fizeram bonito na Copa do Brasil de Taekwondo, realizada em João Pessoa, na Paraíba. Integrantes do projeto ”Quem Luta Não Briga”, Amanda Caruccio e Ana Victória Oliveira participaram da competição nacional e conquistaram um lugar no pódio.

Na categoria cadete, até 33 kg, Amanda ficou em primeiro lugar e encerrou 2015 como melhor atleta do país. Já na categoria júnior, até 42 kg, Ana ficou com o bronze. O ótimo desempenho proporcionou às duas uma vaga na seletiva para a seleção brasileira, que acontecerá nos dias 16 e 17 de janeiro.

Em novembro, entre os dias 16 e 19, Camile Streck, outra participante do programa, conquistou a medalha de ouro na categoria até 29 kg no Sul-Americano disputado em Lima, no Peru.

O ”Quem Luta Não Briga” é idealizado pelo mestre Rossano Diniz e representa uma parceria entre a Secretaria de Educação e Desporto (SMED) da Prefeitura de Pelotas e a Escola Superior de Educação Física (ESEF) da UFPel. Os cerca de 200 jovens atendidos no projeto contam com o acompanhamento do Dr. Fabrício Della Vecchio, da ESEF. O planejamento fornece aos atletas preparação física, técnica e tática, além de fisioterapia e nutrição. A SMED organiza a logística das viagens.

Para Rossano, esse é o diferencial que tem dado certo no trabalho de seus esportistas. ”Em 2016 fecharemos sociedade com outros cursos das universidades de Pelotas para acrescentar à essa multidisciplinaridade que já existe”, disse o mestre.

O projeto busca crescer a todo momento. Prova disso é que está sendo fechada uma parceria para que atletas da seleção brasileira passem uma temporada em Pelotas realizando um intercâmbio com os esportistas do Quem Luta Não Briga. Em fevereiro deste ano, uma equipe uruguaia realizou a experiência que, segundo Rossano, teve sucesso.

O planejamento para 2016 ainda está sendo definido, mas o desejo é intensificar a iniciativa, atendendo em turno inverso. Serão adicionadas aulas de reforço escolar e línguas estrangeiras, além de acompanhamento odontológico, médico e psicológico. No Quem Luta Não Briga, o objetivo não é apenas formar esportistas de qualidade, mas também auxiliar na formação de caráter dos alunos. Neste ano, o projeto foi premiado como melhor ferramenta de extensão da UFPel. A tendência é que, em um futuro próximo, ele siga alçando voos ainda mais altos, representando brilhantemente Pelotas ao redor do mundo.