Pré-jogo: Contra o Lajeadense, Brasil tem nova chance de triunfar no Gauchão

Autor(a):

Tem virado rotina escrever que o Brasil vai em busca de sua primeira vitória no Gauchão. Até agora, foram quatro jogos. Depois da estreia com derrota para o Grêmio, três empates moldaram a campanha xavante no estadual. Na noite deste domingo, a partir das 19h30, o Rubro-Negro mede forças com o Lajeadense, na Arena Alviazul, em Lajeado.

Em cada compromisso disputado, o time de Rogério Zimmermann anotou um gol. É justamente pelo baixo aproveitamento nas conclusões que passa o número insatisfatório de pontos até o momento. Diante de Cruzeiro e Ypiranga, o Brasil abusou de perder oportunidades. O sistema defensivo, que foi vazado em todas as partidas, é outro que tem nova chance de apresentar evolução e voltar ao nível dos anos anteriores.

Dono de campanhas regulares nos Gauchões recentes, o Lajeadense vem desapontando nesta temporada. O clube do Vale do Taquari só está à frente do Xavante na tabela porque tem uma vitória, conquistada sobre o Aimoré. De resto, foram três reveses, dois deles em casa. Superar o Rubro-Negro é fundamental para as pretensões do Alviazul na competição.

Buscando evolução defensiva, Rogério deve promover entrada de Cirilo na zaga

Desde a rodada inaugural do campeonato, a equipe do Brasil sofreu modificações graduais. Devido a lesão de Moisés (que deve voltar a treinar no começo da próxima semana), Felipe Garcia virou o dono do corredor direito de ataque. Em decorrência da saída de Cleverson, Ramon se tornou o mais novo titular no flanco esquerdo ofensivo. Houve também uma baixa por suspensão, quando Teco foi substituído por Fernando Cardozo.

Por diferentes motivos, peças saíram e peças entraram nos 11 escalados inicialmente por Rogério Zimmermann. Desta vez, no entanto, a alteração que deve acontecer é por motivo técnico. Com atuações abaixo do esperado, Teco está indo para o banco de reservas, ao menos em Lajeado. A tendência é que Cirilo ganhe oportunidade no time titular xavante.

O restante dos jogadores, provavelmente, não sofrerá mudanças. Assim, o Rubro-Negro deve ir a campo com Eduardo Martini; Wender, Leandro Camilo, Cirilo e Xaro; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia, Diogo Oliveira e Ramon; Nena.

Desfalcado mas também reforçado: o Lajeadense que encara o Brasil

Nos últimos dias, dois nomes foram anunciados como reforços do Lajeadense. Revelado nas categorias de base do Internacional, o jovem volante Lucas Marques chegou por empréstimo ao clube e já tem condições de atuar. Mais recentemente, o lateral-esquerdo Rodrigo Cardoso passou a integrar o plantel do treinador Rodrigo Carpegiani. O jogador de 26 anos, porém, ainda aguarda a documentação necessária para ser regularizado.

O comandante alviazul tem vários desfalques. O goleiro Giovani, os zagueiros Cássio e Laércio, os volantes Marabá e Matheus Santana além do meia Diego Miranda estão no Departamento Médico. No início da semana, o meia Alan Bald sofreu leve lesão mas tudo indica que será titular frente o Xavante.

A provável escalação do Lajeadense tem Lauro; Juninho, Edson Borges, Gabriel Atz e Léo (Rodrigo Cardoso); Maurinho, Reinaldo, Alan Bald, Erick e Murilo; Icaro.

INGRESSOS

Os rubro-negros que viajarem até o Vale do Taquari precisarão desembolsar 40 reais para adquirir uma entrada inteira para assistir ao duelo entre Lajeadense x Brasil. Os portões da Arena Alviazul abrem às 18h45.

ÚLTIMO CONFRONTO

Na última vez em que o Brasil teve o Lajeadense como adversário, o resultado foi extremamente satisfatório e importante. No dia 8 de abril de 2015, o Xavante levou a melhor por 2 a 1 em jogo realizado no Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, válido pelas quartas de final do Gauchão. A difícil vitória foi conquistada com gols de Diogo Oliveira – de falta – e Wender. Confira no vídeo abaixo lances da partida:

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Lajeadense: Lauro; Juninho, Edson Borges, Gabriel Atz e Léo (Rodrigo Cardoso); Maurinho, Reinaldo, Alan Bald, Erick e Murilo; Icaro.

Brasil: Eduardo Martini; Wender, Leandro Camilo, Cirilo e Xaro; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia, Diogo Oliveira e Ramon; Nena.

ARBITRAGEM

Anderson Daronco, auxiliado por Lúcio Flor e Élio Nepomuceno.

TRANSMISSÃO

O Rede Esportiva segue em tempo real; o Premiere Futebol Clube também anuncia o jogo.