Fabiano Daitx projeta amistoso com Rio Grande e avalia testes da pré-temporada

Autor(a):

Em meio a indefinição que envolve a Divisão de Acesso e o seu início, o Pelotas dá sequência à sua preparação para o torneio. Neste sábado (27), às 16h, o Lobo encara o Rio Grande no estádio Arthur Lawson, no quarto amistoso da pré-temporada.

Os outros testes áureo-cerúleos foram os empates em 1 a 1 com Caxias e Grêmio B e a vitória por 3 a 1 sobre o Rio Grande. Além disso, a equipe do técnico Fabiano Daitx venceu os jogos-treino diante do São Lourenço e do Grêmio Lourenciano.

De acordo com informações do repórter Eduardo Torres, a única alteração em relação ao último jogo deve ficar por conta da entrada de Léo Korte na vaga de Stevys. Com isso, a formação azul e ouro tem: Bruno Hepp; Itaqui, Léo Korte, Yuri e Vinícius Silva; Nunes; Vinícius Golas, Jô, Tinga e Adilson Bahia; Marques.

Desde que o Pelotas entrou em campo para a disputa dos primeiros amistosos neste ano, as mudanças na escalação foram uma constante. E não por acaso. Em entrevista coletiva realizada na última sexta-feira, o técnico Fabiano Daitx manifestou sua intenção de dar continuidade às trocas no onze inicial da equipe no decorrer da Divisão de Acesso.

“Acredito que as mudanças vão ocorrer porque os jogos da competição são sempre quarta e domingo. Gera um desgaste, além das trocas por cartão. O que estou fazendo é condicionando todos os jogadores a estarem preparados para atuar em mais de uma função dentro do esquema”, externou.

Daitx cobrou duas condições de seus comandados em relação ao último amistoso contra os rio-grandinos: um leque maior de movimentação e que não sejam oferecidos os mesmos erros da semana passada. Em cima disso, o treinador alertou principalmente para a velocidade do time rival, de quem já espera uma evolução.

Fabiano Daitx (Foto: Luís Gustavo Amaral)
Foto: Luís Gustavo Amaral/E.C. Pelotas

Fabiano ainda explanou sobre a produção áureo-cerúlea nos amistosos realizados até o momento. Não elegeu o teste que mais lhe agradou nesse sentido, mas elencou diferentes aspectos que chamaram a sua atenção em todas as partidas.

“No jogo contra o Grêmio, a parte tática foi muito exigida e foi muito bem testada, gostei muito. A nível de movimentação ofensiva, contra o Caxias me pareceu que o time produziu mais, mas a nível de gol, produziu mais contra o Rio Grande. Tivemos menos oportunidades, mas fomos mais efetivos.Em todos os jogos teve coisas que eu gostei, e em todos teve momentos que pretendo trabalhar para que não aconteça”, ponderou.

Indagado sobre o que espera ver de evolução no Lobo no jogo deste sábado, o técnico citou questões de posicionamento a alternativas de jogada. Além disso, frisou a bola parada ofensiva e defensiva, aspecto muito trabalhado com o grupo de jogadores.

Confira abaixo outros temas tocados por Daitx ao longo da entrevista coletiva.

Amistosos

“Se a Divisão de Acesso começar dia 9, gostaria de fazer um amistoso se não no próximo final de semana, durante a semana. Talvez quinta ou sexta-feira, seria o ideal. Se não começar dia 9, sem dúvida temos que fazer mais amistosos, até que se defina a data e a gente consiga fazer a programação para a estreia”.

Aleixo

“Tivemos uma conversa muito interessante. Demonstrou-se, dentro daquilo que eu já tinha conhecimento uma pessoa muito ligada ao futebol. É uma pessoa com muita experiência que sem dúvida vai nos ajudar muito, tem um histórico vencedor dentro do clube. Pelo que apresentou nessa primeira conversa, ele tem um desejo muito grande de estar sempre presente e isso vai ser positivo”.

Reforços

“Ele (Aleixo) queria saber aquilo que eu pensava, e se precisasse, fariam um esforço para agregar valor à equipe. Colocamos pra ele que vamos ter uma avaliação de todos esses amistosos e em cima disso a gente vai buscar. Sempre é bom reforçar, mas temos que ter bastante cuidado e realmente trazer atletas que venham para somar. Não pretendo fazer nenhuma contratação só por fazer, e sim apresentar para a direção algumas situações que realmente se fazem necessárias dentro do possível para o clube, mas não uma necessidade emergencial, no momento não tenho nenhuma”.

“Sem dúvida estamos acompanhando (Campeonato Gaúcho e outras competições), já vinhamos fazendo. Isso sim é o mais importante, a gente ter três nomes pra somar com esse grupo que estamos fazendo.Vejo que é o caminho, estamos com um elenco bom, um vestiário bom, um ambiente bom. Vamos manter e valorizar bastante o que está sendo feito porque eu vejo que o trabalho como um todo está bem feito, e isso vai dar resultado. Temos que saber bem onde a gente pode buscar uma peça que venha pra somar”.