Por anos, o título de ”terceira força” do Rio Grande do Sul esteve com o Juventude. Frequentador assíduo da Série A até 2007, o Papo foi perdendo espaço no cenário brasileiro, mas não deixou de representar o estado em divisões inferiores. Hoje, no entanto, é o Brasil quem se coloca logo atrás da dupla Gre-Nal no que diz respeito à hierarquia nacional. Na tarde deste domingo (6), rubro-negros e alviverdes travam ótima batalha no Bento Freitas, a partir das 16h, pela 8ª rodada do Gauchão 2016.
Após seis partidas sem vencer, o Xavante finalmente voltou a encontrar o caminho dos triunfos ao aplicar 2 a 1 no São Paulo, no último sábado em Rio Grande. Devido ao intenso equilíbrio da competição, os três pontos já bastaram ao clube vermelho e preto para o ingresso entre os oito classificados à segunda fase. Nova vitória colocaria os comandados de Rogério Zimmermann com firmeza no seleto grupo dos melhores.
Nos cinco compromissos iniciais, cinco triunfos. Com começo de estadual avassalador, a equipe de Antônio Carlos Zago encarou sequência complicada frente Ypiranga e Inter. O solitário ponto conquistado deixou o Papo com 16 na tabela, em condição ainda extremamente tranquila. Afinal, são oito unidades separando o time do Brasil, por exemplo. Passar pelo Rubro-Negro é vital e praticamente garantiria a classificação.
Desfalques complicam montagem do Brasil e forçam estreia de Weldinho
O elenco xavante, numericamente, é pequeno. É a polivalência da maioria das peças, no entanto, que possibilita que Zimmermann promova variações táticas com os mesmos jogadores. Para o embate contra o Ju, a lista de ausências é relativamente grande. Expulsos diante do São Paulo, Marcos Paraná e Gustavo Papa deixam de ser opções importantes no banco de reservas. Devido ao recebimento do terceiro cartão amarelo, Felipe Garcia não pode atuar. Machucado, Leandro Camilo tem data de retorno indefinida.
Completando o ”time” de desfalques, Wender sofreu fratura na falange do dedo indicador de uma das mãos e, de acordo com ordem do Departamento Médico, também fica de fora. Sendo assim, a tendência é que Weldinho realize sua primeira apresentação oficial com a camisa do Brasil. A escalação do atleta é extremamente provável, mas não é certa. Isto porque Ricardo Bierhals, Moisés (que está retornando de período afastado) e até mesmo Galiardo podem ser utilizados na função.
O outro titular impossibilitado de jogar é Garcia. Seu substituto, de acordo com Rogério, ainda não havia sido definido até sexta-feira. O treinador xavante afirmou que o treino daquela tarde decidiria o nome que entraria na equipe. Tudo indica que seja Galiardo, mas Moisés e Nathan Cachorrão são capazes de desempenhar o papel do camisa 7 pelo corredor direito ofensivo.
De volta, Wallacer pode substituir lesionado Mailson no Juventude
Não é preciso voltar muito no tempo para lembrar de jogadores de sucesso revelados pelas categorias de base do Ju. Recentemente, Alex Telles, Bressan e Ramiro rumaram ao Grêmio. O lateral-esquerdo, inclusive, fez malas para a Europa e hoje veste a camisa da Inter de Milão. O assunto aqui, porém, não é exatamente o fruto do bom trabalho.
Mesclando com nomes experientes, o Papo dirigido por Zago conta com inúmeras peças formadas nas dependências jaconeras. Atletas como o goleiro Elias, o zagueiro Klaus e os atacantes Brenner (artilheiro do Gauchão) e Dionas Bruno mostram a importância da aposta nos jovens.
Mesmo assim, ter jogadores de peso é fundamental. Um dos líderes do elenco, o defensor Pereira está machucado e é ausência. Uma infelicidade causada em dividida com Alisson, do Inter, fez com que o atacante Mailson virasse desfalque durante todo o campeonato. Apesar de ter motivos para lamentar, há um para sorrir: o meia Wallacer retornou a Caxias do Sul e pode começar entre os 11 na Baixada. A vaga ocupada seria exatamente a de Mailson, mas Dionas Bruno também pode ser escolhido por Antônio Carlos.
Ingressos
As arquibancadas móveis do Bento Freitas passaram por nova vistoria e foram mais uma vez aprovadas pelos Bombeiros. Com isso, a capacidade da casa vermelha e preta aumenta para pouco mais de 7 mil espectadores.
Os sócios xavantes que têm a mensalidade de fevereiro em dia precisam apenas pagar 10 reais para confirmar presença na partida. No caso da modalidade ”Família”, somente o titular deve arcar com o valor. Quem não é contribuinte do Rubro-Negro e deseja assistir ao duelo necessita desembolsar 50 reais (entrada inteira) ou 25 (meia).
A assessoria do Brasil sempre destaca: ao acessar o estádio pelo portão 8 (da Juscelino Kubitschek), não é possível entrar em outros setores da Baixada.
Último confronto
O embate mais recente entre Brasil e Juventude não deve sair da memória dos xavantes tão cedo. Pela primeira rodada do returno do grupo B da Série C de 2015, o Xavante conquistou grande triunfo de virada ao fazer 3 a 2 em pleno Alfredo Jaconi. A dificuldade da partida faz com que a lembrança seja ainda melhor para os pelotenses, que estavam invictos no certame. Na etapa de abertura, Mailson fez para o Papo. Após Leandrão igualar de pênalti, Wallacer bateu falta e voltou a dar vantagem aos caxienses. Não demorou para Alex Amado empatar tudo novamente. No começo do segundo tempo, o matador Leandrão deu números finais: 3 a 2. Confira:
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Brasil: Eduardo Martini; Weldinho (Ricardo Bierhals/Moisés), Cirilo, Teco e Xaro; Leandro Leite, Washington, Galiardo (Moisés/Nathan), Diogo Oliveira e Ramon; Nena. Treinador: Rogério Zimmermann.
Juventude: Elias; Helder, Klaus, Heverton e Pará; Wanderson, Itaqui, Dieguinho, Hugo e Wallacer (Dionas Bruno); Brenner. Treinador: Antônio Carlos Zago.
ARBITRAGEM
Daniel Soder, auxiliado por Antonio João do Prado Albornoz e André Bittencourt.
TRANSMISSÃO
A RBS TV anuncia transmissão para todo o Rio Grande do Sul. Direto do Bento Freitas, a equipe do Rede Esportiva segue em tempo real tudo que cerca o grande duelo deste domingo. Fique ligado!