Pré-jogo: Pelotas recebe Guarani-VA na estreia da Divisão de Acesso

Autor(a):

Finalmente. Depois de muitas indefinições envolvendo tanto o início da competição quanto a participação dos clubes, a Divisão de Acesso teve início no último final de semana, com a realização de sete partidas. A aguardada estreia do Esporte Clube Pelotas ocorre nesta quarta-feira, às 20h30, diante do Guarani-VA na Boca do Lobo.

A pré-temporada áureo-cerúlea se encerrou sem derrotas. Em sete testes, o time de Fabiano Daitx emplacou quatro triunfos e três empates, com 15 gols marcados e cinco sofridos. Tinga foi o artilheiro azul e ouro no período, com seis tentos anotados. O Lobo debutaria no último domingo, contra o Riograndense, mas o jogo foi adiada para o dia 6 de abril.

Um dos finalistas da segunda divisão gaúcha na última temporada, o Rubro-Negro já vai para o seu segundo compromisso no certame. Com o mando de campo, os comandados de Júlio César Scheibler foram derrotados no sábado pelo Brasil de Farroupilha pelo placar mínimo em Lajeado.

Fabiano Daitx avalia estreia em casa

Para o embate desta quarta-feira, o Pelotas tenta andar na contramão do seu retrospecto recente em estreias no Campeonato Gaúcho. Afinal, nos últimos seis anos, o Lobo foi derrotado na partida inaugural em cinco oportunidades. O único triunfo ocorreu justamente no ano passado, na vitória por 2 a 0 sobre o Rio Grande no Aldo Dapuzzo.

Em 2016, debute áureo-cerúleo estava inicialmente previsto para o dia 6 de março. Com a indefinição envolvendo os estádios dos clubes da Divisão de Acesso, a data foi alterada para o último domingo, contra o Riograndense, nos Eucaliptos, mas o clube de Santa Maria solicitou o adiamento da disputa. Com isso, a estreia se dá mesmo em terras pelotenses, o que, na visão do técnico Fabiano Daitx, tem o seu lado positivo.

“Temos o apoio do torcedor em casa. Projeto uma competição muito difícil e penso que o que pode ser o nosso diferencial é o apoio do torcedor. Espero que a partir de amanhã a gente já sinta isso, uma torcida vibrante, que apoie, principalmente nos momentos difíceis. O nosso diferencial esse ano eu tenho certeza: vai ser o torcedor. Por isso estou muito contente por estrear em casa”, colocou o treinador.

Daitx deve lançar mão da mesma formação que encerrou a pré-temporada. Nesse período, o time da Avenida atuou – entre outra variações – no 4-1-4-1. Nunes apareceu entre as linhas e foi o encarregado maior pela saída de bola, enquanto Jô e Adilson Bahia foram os pontas. Mais à frente, Marques teve suas aparições limitadas à lances de ataque, dando sua contribuição também no momento defensivo.

Durante o período de testes, Rodrigo e Bruno Hepp se revezaram na meta azul e ouro. A tendência, porém, é que o primeiro seja o titular no duelo de logo mais.

Adversário indigesto

O Guarani tem sido uma pedra no sapato do Pelotas nos últimos anos. Em 2014, então sob a tutela de Fabiano Daitx, o Rubro-Negro eliminou o Lobo nas quartas de final da Copa Fernandão, torneio eliminatório que concedia ao campeão uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

No ano passado, pela Divisão de Acesso, o Aureo-Cerúleo até levou a melhor nos dois primeiros enfrentamentos. Na segunda fase, no entanto, o Índio impôs ao adversário a primeira derrota no ano, que, combinada aos resultados anteriores, tornou um sonho distante a classificação para o quadrangular decisivo e culminou com a saída do técnico Agenor Piccinin. O time da terra do chimarrão, porém, parece ter perdido o ímpeto. Tanto que, no final de 2015, ainda tinha presença incerta na segunda divisão gaúcha.

Para 2016, o Guarani aposta em jogadores que já passaram pelo Edmundo Feix em outras oportunidades, caso do atacante Vinícius Padilha do lateral direito Michel Gaúcho. Entre os nomes mais conhecidos do elenco, destaque para os experientes Wellington Monteiro (campeão mundial com o Internacional) e Luis Henrique (zagueiro, ex-Novo Hamburgo) e o meio-campista Helton, que defendeu as cores do Pelotas no segundo semestre de 2014. Há também uma parcela significativa de atletas revelados nas próprias categorias da base.

INGRESSOS

Os ingressos custam R$ 30, 00 (inteira) e R$ 15, 00 (para estudantes e idosos). Sócios em dia não pagam e a Central de Sócios estará aberta o dia todo até a hora do jogo, de acordo com o site oficial do Esporte Clube Pelotas.

Ainda segundo o portal, os portões da Avenida Bento Gonçalves, do Parque Dom Antônio Zattera e da Gonçalves Chaves estarão abertas a partir das 19h30.

ÚLTIMO CONFRONTO

O encontro mais recente entre Guarani e Pelotas na segunda fase da Divisão de 2015. Jogando no Edmundo Feix e já eliminado na competição, o Lobo ficou no empate em 2 a 2. Confira:

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Pelotas: Rodrigo; Itaqui, Léo Korte, Yuri e Vinícius Silva; Nunes; Jô, Vinícius Golas, Tinga e Adilson Bahia; Marques.

Guarani: Eduardo; Michel Gaúcho, Nathan, Nicollas e André; Alexandre e Wellington Monteiro; Rafinha, Élton e Vinícius Padilha; Daniel Quevedo.

ARBITRAGEM

Rafael Klein, auxiliado por Rodrigo Dahme e Maira Mastella Moreira.

TRANSMISSÃO

A equipe do Rede Esportiva transmite o duelo em tempo real direto da Boca do Lobo. Não há transmissão via televisão.