Pelotas vence Brasil-FA e assume liderança provisória na Divisão de Acesso

Autor(a):

Três pontos e futebol convincente. Na noite desta quarta-feira (23), o Pelotas venceu o Brasil de Farroupilha por 3 a 1 na Boca do Lobo e assumiu provisoriamente a ponta do grupo A da Divisão de Acesso. Yuri, logo no segundo minuto de jogo, inaugurou o placar para o clube da Avenida, enquanto Marques, já na etapa final, fez o segundo. Anderson Catatau ainda descontou para os visitantes, mas Tinga, de pênalti, sacramentou o triunfo azul e ouro.

Com sete pontos somados, o time de Fabiano Daitx só deixa a liderança da chave caso o São Gabriel vença seu compromisso diante do Guarani-VA amanhã. O áureo-cerúleo volta a campo na próxima segunda-feira (28), quando recebe o Internacional de Santa Maria, mais uma vez em terras pelotenses.

Foto: Guilherme Bittencourt
Foto: Guilherme Bittencourt

Pelotas abre o placar no início

Pouco mais de um minuto. Foi esse o tempo que o Pelotas precisou para inaugurar o marcador. Foi quando Itaqui cobrou falta com precisão e encontrou Yuri, que, na segunda trave, apenas escorou para o barbante: 1 a 0.

O tento em nada diminuiu o ritmo apresentado pelos comandados de Fabiano Daitx. Aos 7 minutos, Tinga escapou pela esquerda e cruzou na medida para Darlem, que arrematou de primeira pra fora. A primeira chegada perigosa do Brasil de Farroupilha veio pouco depois, quando Evair jogou na área e quase encontrou Matheus Guerreiro, com a bola saindo perigosamente pela linha de fundo.

Aos 13, Jô arriscou do meio da rua e quase o acertou ângulo da meta rubro-verde. A resposta dos visitantes veio através de bola parada. Em falta frontal, Evair exagerou na força e não gerou perigos para o pouco exigido Bruno Hepp.

Ainda havia tempo para um lance inacreditável. Aos 35 minutos, Yuri aproveitou a falta cobrada por Itaqui e carimbou o travessão adversário. Na sequência, Nunes cabeceou fraco e parou na ação milagrosa da defesa rival, que afastou o perigo em cima da linha. Dois minutos mais tarde, Lima foi acionado às costas da marcação e, de fora da área, concluiu por cima.

Lobo amplia, toma pressão e garante triunfo no final

Para a etapa final, o Pelotas voltou com a mesma formação. E, tal como no primeiro tempo, Itaqui retornou com o pé calibrado. Aos 2 minutos, o lateral soltou o pé na cobrança de falta e esbarrou na boa defesa de Caio. Aos 4, Vinícius Paulista – que ingressou na vaga do próprio Itaqui nos minutos iniciais – serviu Nunes, que deu belo corte na marcação e finalizou rente à trave.

Recorrentemente substituído neste início de Divisão de Acesso, Yuri logo foi sacado para a entrada de Carlinhos. Com a mudança, Vinícius Silva foi deslocado para a zaga, enquanto o ex-meia do Guarani-VA desempenhou a lateral-esquerda. Aos 19, Jô – que também alterou o seu posicionamento em relação ao último compromisso áureo-cerúleo – soltou o pé do meio da rua e mandou por cima. A resposta rubro-verde veio quatro minutos depois, quando Paulo Urnau cruzou rasteiro, Matheus Guerreiro ajeitou e Jean Carlo finalizou mascado pra fora.

Quem marcou, no entanto, foi o Lobo. Aos 25 minutos, Marques puxou contra-ataque e passou para Vinícius Paulista, que logo serviu Adilson Bahia. O camisa 11 bateu cruzado e o goleiro Caio defendeu parcialmente. No rebote, com o arqueiro no chão, Marques concluiu firme e dilatou a vantagem azul e ouro: 2 a 0.

Já aos 35, Vinícius Paulista quase transformou a vitória em goleada. O meio-campista passou sem dificuldades pela marcação e finalizou em cima de Caio. Os visitantes, porém, não se deram por vencido. Aos 42 minutos, Paulinho cruzou na medida para Anderson Catatau, que, entre os zagueiros, cabeceou no canto direito de Bruno Hepp e descontou: 2 a 1.

O tento adicionou novas doses de emoção para os minutos derradeiros do confronto. Aos 46, em cobrança de falta frontal, Jean Dias bateu com muito e perigo e quase deixou tudo igual, congelando por alguns segundos os corações áureo-cerúleos.

O triunfo, porém, ficaria mesmo na Boca do Lobo. No último lance do jogo, Tinga fez boa jogada individual, invadiu a área e só foi parado com falta: pênalti para o Lobo. Depois de muita reclamação por parte dos jogadores do Brasil de Farroupilha, o próprio Tinga, com muito estilo, cobrou no canto direito de Caio e deu números finais ao embate: 3 a 1.

Foto: Guilherme Bittencourt
Foto: Guilherme Bittencourt

FICHA TÉCNICA

Pelotas: Bruno Hepp; Itaqui (Vinícius Paulista), Stevys, Yuri (Carlinhos) e Vinícius Silva; Nunes; Darlem, Jô, Tinga e Adilson Bahia (Golas); Marques.

Brasil de Farroupilha: Caio; Guilherme (Paulo Urnau), Tairone, Eduardo e Paulinho; Ceará e Elias; Jean Carlo, Evair e Lima (Jean Dias); Matheus Guerreiro (Anderson Catatau).

Arbitragem: Francisco Dias, auxiliado por Wagner Echevarria e Jeferson Eduardo Moraes.

Cartões amarelos: Itaqui e Bruno Hepp (PEL); Anderson Catatau (BFA).