OPINIÃO: JUVENTUDE PERDEU E MERECEU

Autor(a):

O patétiSimbolo_Juventudeco futebol apresentado no primeiro tempo diante do Veranópolis, explica a derrota  do Juventude. Perdeu e mereceu perder. Poucas vezes, vi um time jogar de forma tão displicente quanto jogou o verdão. Alguns podem explicar a atuação, através de argumentos táticos. E pode ser isso! Mas a questão anímica pesou também. O Juventude começou a partida apenas assistindo VEC jogar, como se num passe de mágica as coisas fossem se resolver. O esmeraldino só jogou quando o time pentacolor deixou, isto é, após baixar a pressão, o que aconteceu apenas quando conseguiu marcar o seu gol.

TEIMOSIA

Entendo que cada um tenha as suas preferências, aliás respeito muito a autoridade do treinador. Mas algumas vezes, esta preferência acaba virando o fio e algumas convicções beiram à teimosia. Antônio Carlos Zago, explica a escalação de Wanderson pela qualidade de passe e saída de bola. Mas ontem o próprio atleta reconheceu que bateu todos os recordes de erros de passe – aliás mérito dele, reconhecer isso – o jogador tem qualidade técnica reconhecida, mas não vive bom momento. E outra, Wallacer parece que foi amaldiçoado por fazer a besteira de deixar o Juventude no final do ano passado. Está caindo de maduro a escalação dele como titular, sem esta história de começar sua trajetória do zero, pois o clube ainda não encontrou um substituto à altura, alguém que justificasse sua condição de reserva. Zago precisa repensar algumas situações.

PRÓXIMO JOGO

O Juventude recebe o Novo Hamburgo, quarta-feira, no Alfredo Jaconi. Não existe argumento que justifique um eventual tropeço. Precisa vencer! O Novo Hamburgo, que virá determinado a conseguir a classificação, é um time limitado. É hora de mostrar quem quer mais e quem pode mais. Essa história de justificar os fracassos pela superação do adversário, não cola mais.

LÍDER CADA VEZ MAIS LÍDER

caxiasNão tenho muito o que falar do Caxias. O time é líder, tem 80% de aproveitamento e está jogando bom futebol na Divisão de Acesso. Fez a lógica e venceu o Marau, como todos esperavam. Lacerda – que vai ser papai – vive grande fase, fez dois gols e é o goleador do time. Clebinho está destruindo com os adversários. Até agora só o São Luiz soube marca-lo. Espero sinceramente que ele termine a temporada no time grená, pois se isso acontecer, ainda contaremos muitos momentos felizes do grená do povo.

APRENDIZADO

A derrota para o São Luiz – num jogo de pouca bola rolando – mostra que a Divisão de Acesso não se ganha apenas na parte técnica. Se ganha sabendo administrar o jogo, cozinhar o galo quando se consegue abrir o placar. É preciso saber que é um campeonato diferente. E acima de tudo ter a consciência de que o Caxias é o time a ser batido. Espero que o grená tenha aprendido.

RÁPIDAS & RASTEIRAS

apito– Lucas Horn substituiu Adriano Sajonc e apitou Caxias X Marau. Lucas chegou no Estádio Centenário com 28 minutos de atraso. Ele saiu da praia, passou em Porto Alegre para pegar o material de trabalho e subiu à serra. Sajonc estava doente. Várzea (1).

santo-angelo– O Caxias enfrenta o Santo Ângelo na quarta-feira. Ainda não se sabe o local do jogo, pode ser em Santo Ângelo ou em Ijuí, mas ainda não se tem a confirmação. Várzea (2). (O jogo foi transferido para o dia 06/04. Informação atualizada às 11h40)

gloria– O Glória gosta de viver perigosamente. Após o jogo de luxo contra o Juventude, semana passada, ontem não saiu do zero com o Passo Fundo em casa. É um jogo de matar e outro de morrer.

cruzeiro-porto-alegre– O Cruzeiro acordou – talvez tarde – mas venceu o segundo jogo seguido e começa a sonhar em fugir do rebaixamento. Se vencer os próximos dois jogos – contra Ypiriranga e Veranópolis – pode conseguir. Estou na torcida para que escape.

aimore– Lanterna do Campeonato Gaúcho, com cinco pontos a menos que o primeiro não rebaixado, o Aimoré está virtualmente rebaixado. Ele precisa ganhar os dois jogos que lhe restam e secar os adversários. Caiu!