Caxias arranca em vantagem nos playoffs do NBB

Autor(a):
Alex foi um dos destaques na vitória do time gaúcho. (Foto: Gabriel Lain)
Alex foi um dos destaques na vitória do time gaúcho. (Foto: Gabriel Lain)

Nesta temporada de estreia do Banrisul Caxias do Sul Basquete no NBB Caixa, a equipe da Serra Gaúcha tem escrito várias páginas de superação e que marcam a história do basquete gaúcho. Na tarde deste domingo (3), jogando no Vascão lotado por mais de mil pessoas, o Caxias do Sul Basquete superou uma das potências do basquete nacional na primeira partida dos playoffs, e ganhou do Brasília por 101 a 78.

Na próxima semana, a equipe segue para duas partidas em Brasília, na quarta (6) e sexta-feira (8). No jogo deste domingo, seis jogadores do Caxias marcaram mais de 10 pontos. O armador Gustavinho, que anotou 14 pontos, ressaltou a importância coletiva do basquete. Sobre o desempenho do jogo, destacou que o Caxias conseguiu anular as qualidades do Brasília. “Conseguimos minimizar os pontos deles, eles são o melhor ataque do campeonato, e hoje marcaram 78, quando costumam ter uma média de 90 pontos”, analisa.

O treinador Rodrigo Barbosa, mais uma vez, ressaltou que a grande virtude do Caxias do Sul Basquete é o coletivo. “Conseguimos fazer um bom jogo, todos os jogadores com uma média muito boa. Além disso, tivemos uma boa atuação defensiva, pois o Brasília tem um potencial ofensivo excelente”, enfatiza.

Pelo lado do Brasília, houve o reencontro do técnico da equipe Capital Federal, Bruno Sauvignani, com o Caxias, onde foi atleta. “Fico muito feliz e me sinto orgulhoso, pois fiz parte da história do clube. Legal demais ver este ginásio cheio e encontrar o Caxias com uma equipe competitiva”, destaca.

O Caxias do Sul Basquete conseguiu ser superior durante toda a partida e manteve, em média, uma distância de 10 pontos do Brasília. A vantagem ocorreu durante toda a partida, mas os visitantes conseguiram vencer a parcial apenas do terceiro período. O ponto alto do desempenho foi no último quarto, quando o Caxias venceu por 33 a 23.

Entre os principais destaques da equipe caxiense, estão o pivô Marcão, com 16 pontos e cinco rebotes, e o ala Alex, com 16 pontos, três rebotes e uma assistência. Esta foi a primeira vez que o Caxias marcou mais de 100 pontos no NBB Caixa.

(Fonte: Fernando Levinski/Caxias Basquete)