Brasil bate Passo Fundo, conta com derrota do VEC e avança para pegar o Grêmio no Gauchão

Autor(a):

O Brasil está classificado para as quartas de final do Campeonato Gaúcho 2016. Na tarde deste domingo, o Xavante venceu o Passo Fundo por 1 a 0, no estádio Bento Freitas e foi beneficiado pela vitória do Cruzeiro, por 1 a 0, sobre o Veranópolis. Aos 15 minutos, após lindo passe de Diogo Oliveira, Ramon driblou o goleiro e marcou o gol da classificação vermelha e preta.

Com o resultado, o Rubro-Negro se classificou na oitava colocação e enfrenta o Grêmio, que terminou a fase de classificação em primeiro colocado, na próxima quarta, na Arena. Se passar do Tricolor, o Brasil cruza com o vencedor de Juventude e São Paulo na semifinal.

Pressão xavante resulta em gol no início

O Brasil começou levando perigo logo aos 2 minutos, após chute de Diogo Oliveira que obrigou o goleiro Matheus a jogar para escanteio. O gol xavante veio aos 15 minutos. Diogo Oliveira deu lindo passe para Ramón, que apareceu nas costas da zaga, driblou o goleiro e abriu o placar na Baixada: 1 a 0. A resposta do Galo do Planalto veio somente aos 22 na cobrança de falta de Nata, que chutou forte e Martini jogou para escanteio.

Ramon logo teria outra chance cara a cara com o goleiro Matheus. Desta vez, aos 26 minutos, ele aproveitou indecisão entre os zagueiros Leo e Gustavo e recebeu lindo passe de Paraná, porém, finalizou em cima do goleiro, desperdiçando mais uma chance. Com dificuldade de entrar na área rubro-negra, os arremates de longe eram as únicas alternativas disponíveis para o Passo Fundo.

Foto: Carlos Insaurriaga/G.E. Brasil
Foto: Carlos Insaurriaga/G.E. Brasil

Em uma delas, aos 35 minutos, Rudiero chutou forte e mais uma vez Martini importante defesa. Aos 45, Ramon puxou contra-ataque e serviu Marcos Paraná, o camisa 11 invadiu a área e concluiu por cima. Nos acréscimos, ainda deu tempo de Alisson Gaúcho ser expulso, após acertar uma cotovelada em Weldinho, deixando a equipe do Planalto com um atleta a menos.

Visitantes assustam, mas Brasil garante vantagem e classificação

Com a expulsão do lateral esquerdo, o técnico Paulo Porto tirou o centroavante Hyantony e colocou o meia Branquinho. Os visitantes começaram assustando logo cedo na segunda etapa, Rudiero, logo aos 2 minutos fez grande jogada e chutou cruzado. A bola passou à direita de Martini, muito perto da trave.

Aos 18, Jean Silva recebeu grande passe de Branquinho, invadiu a área e, na hora da conclusão, Cirilo chegou de forma providencial e jogou para escanteio. A primeira chance rubro-negra veio somente aos 26 minutos, após contra-ataque puxado por Diogo Oliveira que achou Marcos Paraná, o meia bateu no centro do gol e Matheus segurou firme.

Foto: Carlos Insaurriaga/G.E. Brasil
Foto: Carlos Insaurriaga/G.E. Brasil

Nos minutos finais, restou ao Brasil administrar a vantagem numérica em campo e no placar. O Passo Fundo pressionou, mas sem efetividade no ataque. O zagueiro de mais de dois metros, Leo Kanu, atuou como centroavante nos minutos finais. De nada adiantou. O Brasil está nas quartas de final do Gauchão 2016.

FICHA TÉCNICA

Brasil: Eduardo Martini; Weldinho, Cirilo, Leandro Camilo e Brock; Leandro Leite, Washington, Galiardo (Márcio Hahn), Diogo Oliveira e Ramon (Nathan); Marcos Paraná (Gustavo Papa).

Passo Fundo: Matheus Cavichioli; Thiago Machado, Léo Kanu e Alisson Gaúcho; Rudiero, Faísca, Nata, Canhoto e Jean Silva; Hyantony (Branquinho).

Cartões amarelos: Washington, Marcos Paraná, Brock (BRA).

Cartões vermelhos: Amaral e Alisson Gaúcho (PFU).

Arbitragem: Francisco Silva Neto, auxiliado por Maurício Coelho Silva Penna e Júlio Cesar Espinoza de Freitas.